O INGRESSO E A FORMAÇÃO DE MULHERES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO EM FINS DO SÉCULO XIX

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O INGRESSO E A FORMAÇÃO DE MULHERES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO EM FINS DO SÉCULO XIX
Autores
  • Izabela Cristina de Melo Santos
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 10 - Educação, movimentos sociais, etnias e gênero
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841378-o-ingresso-e-a-formacao-de-mulheres-no-ensino-superior-brasileiro-em-fins-do-seculo-xix
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Brasil Império, Educação das Mulheres, Ensino Superior
Resumo
Na segunda metade do século XIX, principalmente após a década de 1870, a sociedade brasileira passa por tensões políticas e culturais que acabam por formatar a construção de novos sentidos para o desenvolvimento social e de seus sujeitos. Temos, por exemplo, nesse período o avanço do pensamento liberal, anseios por reformas sociais e, no que tange mais diretamente ao estudo aqui apresentado, o debate em torno da ampliação da escolarização e formação institucionalizada das mulheres. Por um conjunto de elementos associados a concepções limitantes do papel da mulher na sociedade, relacionadas ao ideário de que elas deveriam atuar somente em âmbito doméstico e para a maternidade, a educação então ofertada às mulheres no período foi pensada para atender a tais expectativas. Com esse intuito, o currículo proposto tinha restrição de conteúdos se comparado com o dos homens, o que cerceou a presença de mulheres em espaços públicos, como a política e o acesso aos cursos superiores, a elas mpedido até o ano de 1879, quando com o Decreto 7.247 a admissão do público feminino ao ensino superior tornou-se possível, fruto da intensificação de discursos em defesa do alargamento da instrução para as mulheres na sociedade. Nesses discursos, a educação da mulher matinha estreita relação com a sua emancipação social e política naquele contexto. Essa comunicação tem por objetivo evidenciar esse momento da escolarização das mulheres e seu ingresso nos cursos de Medicina e Direito de instituições brasileiras. Para tanto, recortamos a trajetória de três pioneiras nos campos: as médicas Ephigenia Veiga (BA) e Amélia Benebien Perouse (CE) e a bacharela Anna Sampaio (AL) ingressantes nos anos 1885 e 1889  respectivamente. Trata-se de uma pesquisa documental sob a perspectiva teórica da História das Mulheres e da História da Educação, apoiamo-nos, nas contribuições teóricas de Michelle Perrot (2009; 2017); Ana Paula Melo (2022); Elisabeth Rago (2005); Fabíola Rohden (2001) e José Murilo de Carvalho (2010). Utilizamos como metodologia os procedimentos dos estudos biográficos e o conjunto de fontes analisadas compõem-se de periódicos do período; documentos das faculdades e diplomas, que revelam os caminhos percorridos por mulheres do norte do país em busca de formação superior. Concluímos que ao dar a ver os elementos formativos destas três pioneiras e que envolvem processos de admissão, recepção e deslocamento no decorrer de sua formação superior, podemos ampliar o olhar sobre a educação das mulheres no período Oitocentista, bem como, do ensino superior no país.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Izabela Cristina de Melo; BARRETO, RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO. O INGRESSO E A FORMAÇÃO DE MULHERES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO EM FINS DO SÉCULO XIX.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841378-O-INGRESSO-E-A-FORMACAO-DE-MULHERES-NO-ENSINO-SUPERIOR-BRASILEIRO-EM-FINS-DO-SECULO-XIX. Acesso em: 05/08/2025

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