“A PÁTRIA”: UM JORNAL ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM MARUIM/SERGIPE (1938-1939)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
“A PÁTRIA”: UM JORNAL ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM MARUIM/SERGIPE (1938-1939)
Autores
  • Marília Marques Cruz Silva Accioly
  • João Paulo Gama Oliveira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841362-a-patria--um-jornal-escolar-da-educacao-primaria-em-maruimsergipe-(1938-1939)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Grupo escolar, Impresso estudantil, Jornal escolar
Resumo
Esta comunicação tem como objeto e fonte de estudo o jornal escolar A Pátria, objetivando apresentar a materialidade, o conteúdo ali veiculado e a função desse impresso, cuja publicação se deu no final da década de 1930. O periódico estudantil foi produzido por alunos do Grupo Escolar Padre Dantas (GEPD), na cidade de Maruim/SE. O GEPD funcionou no período de 1935 a 1965, constituindo-se como uma significativa instituição educacional que formou gerações de cidadãos daquela localidade e regiões circunvizinhas. Foram localizadas apenas três edições do jornal, quais sejam: ano I - número 2, de 10 de julho de 1938; ano I - número 3, de 10 de agosto de 1938 e a do ano II, número 7, de 25 de agosto de 1939. O periódico contém textos escritos em quatro páginas, três colunas, sem ilustração e acredita-se que não tinha patrocinadores. Para análise dessa fonte impressa, dialogou-se com os estudos de Ana Maria Galvão, Dóris Bittencourt, Giana Amaral, Maria Helena Camara Bastos, Maria Teresa Santos Cunha e Roger Chartier. No caso em estudo, verifica-se que o jornal foi redigido por estudantes do 1º ao 4º ano do ensino primário (conforme se apresenta na primeira página, o jornal teve como redatores “diversos alunos”), não constando nomes de professores e diretores, mas que, possivelmente, estavam na organização e mediação de tal impresso. O jornal escolar, investigado nesta operação historiográfica, foi criado para divulgar acontecimentos variados que ocorriam na própria instituição de ensino como também da própria cidade, como a Festa da Padroeira, Festa do Sagrado Coração de Jesus, por exemplo, destacando, em suas colunas, poesias autorais, com diferentes temas, anedotas, eventos escolares e religiosos, recados, aniversariantes do mês, quadro de honra dos melhores alunos (destacando o Comportamento e a Aplicação), contos e conteúdo de história (Descobrimento do Brasil)  e geografia, nas suas narrativas do cotidiano, bem como notícias da sociedade sergipana/maruinense. O impresso é um jornal escolar e se assemelha com outros congêneres produzidos em Sergipe no segundo quartel do século XX, contribuindo para a compreensão de que os impressos estudantis têm constituem-se como uma fonte para analisar a cultura escolar de uma época a partir da ótica dos alunos. O jornal escolar, como fonte para a História da Educação, permite identificar o modo de produção e circulação dos textos, as atividades desenvolvidas pelos estudantes e aspectos da configuração do cenário educacional no período.  
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ACCIOLY, Marília Marques Cruz Silva; OLIVEIRA, João Paulo Gama. “A PÁTRIA”: UM JORNAL ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM MARUIM/SERGIPE (1938-1939).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841362-A-PATRIA--UM-JORNAL-ESCOLAR-DA-EDUCACAO-PRIMARIA-EM-MARUIMSERGIPE-(1938-1939). Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes