APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A REFORMA POMBALINA DOS ESTUDOS MENORES (1759-1799)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A REFORMA POMBALINA DOS ESTUDOS MENORES (1759-1799)
Autores
  • Luiz Fernando Lima Passos
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 12 - História da educação em perspectivas (trans)nacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841361-apontamentos--iniciais-sobre-a-reforma-pombalina-dos-estudos-menores-(1759-1799)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Educação., Estudos Menores., Império Português
Resumo
A vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, consagrado popularmente e pela historiografia como Marquês de Pombal sempre levantou as mais exaltadas paixões, sejam positivas ou negativas, muitos foram os que o exaltaram como um defensor do progresso em um império atrasado, enquanto outros desqualificaram as suas ações como insuficientes realizações de um ministro tirano que enquanto governou perseguiu implacavelmente os jesuítas e a nobreza.  Pretendemos com esse trabalho nos inserir na discussão historiográfica, que se consolidou nas últimas décadas, acerca do Marquês e das suas reformas que têm se baseado na ampla documentação legada por ele e pela administração portuguesa da segunda metade do século XVIII para construirmos uma visão crítica, menos apaixonada acerca das reformas, que foram realizadas dentro das possibilidades do império português da metade final do século XVIII, e assim termos uma visão mais objetiva do assunto. São referências teóricas essenciais para a condução desse trabalho as obras de Kenneth Maxwell com seu livro “Marquês de Pombal, paradoxo do Iluminismo” e “As reformas pombalinas da instrução pública” de autoria de Laerte Ramos de Carvalho. O presente trabalho pretende apresentar algumas considerações iniciais acerca da reforma pombalina dos estudos menores, para isso pretendemos retomar o debate historiográfico sobre as reformas pombalinas da educação como um todo, entre os seus avanços e limites; analisaremos as razões que levaram à expulsão dos jesuítas, além de aspectos práticos que possibilitaram a execução da reforma com a criação do subsídio literário.Trabalharemos mais especificamente a reforma dos estudos menores analisando desde o alvará de 1759, que os instituíram como parte das atribuições do Estado, até cartas dos professores régios contemporâneos da reforma para compor um quadro acerca das diferenças entre o sonho idealista de educação previsto na legislação em comparação com as possibilidades e limites que a prática impôs aos professores que foram nomeados para ensinar no território brasileiro. Pretende-se analisar as discussões e transformações realizadas durante a implementação da reforma dos estudos menores através das lentes analíticas legadas por Michel Foucault, especialmente o seu conceito de poder, já que o período das reformas pombalinas foi marcado por uma intensa disputa por poder e pelo controle da narrativa durante o reinado de D. José I, a maneira como o projeto pombalino de reforma educacional foi percebido pelos brasileiros é o objeto da nossa análise. Este trabalho por estar nos seus estágios iniciais apresenta como resultados algumas análises preliminares a respeito da implementação da reforma dos estudos menores a partir de um levantamento no Arquivo Público do Estado da Bahia. Palavras-Chave: Educação. Império Português. Estudos Menores. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PASSOS, Luiz Fernando Lima. APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A REFORMA POMBALINA DOS ESTUDOS MENORES (1759-1799).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841361-APONTAMENTOS--INICIAIS-SOBRE-A-REFORMA-POMBALINA-DOS-ESTUDOS-MENORES-(1759-1799). Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes