“ACOMPANHEMOS O ALUMNO AO TEMPLO EM QUE SE HADE CONSUMAR O SACRÍFICIO”: OS EXAMES PREPARATÓRIOS NOS JORNAIS DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
“ACOMPANHEMOS O ALUMNO AO TEMPLO EM QUE SE HADE CONSUMAR O SACRÍFICIO”: OS EXAMES PREPARATÓRIOS NOS JORNAIS DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX
Autores
  • Adenir Pereira de Araujo Moulin
  • FLAVIA DOS SANTOS SOARES
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841329-acompanhemos-o-alumno-ao-templo-em-que-se-hade-consumar-o-sacrificio--os-exames-preparatorios-nos-jornais-do-ri
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Exames Preparatórios, História da Educação, Imprensa
Resumo
Este trabalho faz parte uma dissertação de mestrado que teve como tema os exames para acesso ao ensino superior, realizados no Brasil durante o século XIX, com particular interesse na área de Matemática. No período destacado, o Brasil contava com um número reduzido de escolas e pouca atenção do governo central para as instituições de ensino secundário. Com o Ato adicional em 1834 e a criação do Colégio Pedro II em 1837, o ensino secundário começou a contar com alguma organização, mas manteve-se atrelado ao que era cobrado para a matrícula das faculdades existentes. Para ingressar nas instituições de ensino superior era necessária a aprovação nos Exames Gerais de Preparatórios, regulamentados principalmente a partir da Reforma de Couto Ferraz, em 1854. Diversos aspectos referentes à realização e implementação dos Exames, na Corte e nas províncias, como o processo de inscrição e a chamada para os exames; os livros didáticos produzidos e recomendados aos alunos para estudo; as mudanças na legislação; a divulgação dos resultados; as propagandas de colégios que habilitavam os alunos, dentre outros pontos, foram acompanhados de perto pelos jornais. Os jornais acompanharam todo o processo dos Exames Preparatórios e atuaram como observadores e como instrumento de críticas, advertências e denúncias. Dessa forma, percebe-se a imprensa como excelente instrumento para absorver a multiplicidade do campo educativo e um corpus documental essencial para a história da educação.Neste artigo, busca-se elucidar o papel da imprensa como fonte histórica e tem-se como objetivo destacar as principais modificações pelas quais passaram os Exames contemplando a atuação dos diferentes atores que compuseram o cenário educacional referente ao assunto, dentre eles, professores, autores de livros, donos de escola, governantes e estudantes. A dissertação na qual se baseia este trabalho, caracterizou-se como uma pesquisa histórica no campo da História da Educação Matemática e, neste recorte, utilizamos como fonte os jornais publicados na cidade do Rio de Janeiro durante o século XIX que trataram dos Exames Gerais de Preparatórios. Entende-se que o município da Corte teve relevante importância política e econômica durante o período de interesse da pesquisa, além de ter sido sede de importantes instituições de ensino superior do Império e do Colégio Pedro II, fundamental na definição do conteúdo exigido nos exames. A utilização das ferramentas tecnológicas se mostrou imprescindível para reunir informações em um cenário da pandemia de Covid-19, e por permitir um olhar sobre o tema considerando os diferentes elementos e lados dos fatos ocorridos. Utilizamos na pesquisa o acervo disponibilizado na página da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional, na qual foi possível acessar os documentos indispensáveis para a pesquisa, como jornais, revistas e periódicos em geral. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOULIN, Adenir Pereira de Araujo; SOARES, FLAVIA DOS SANTOS. “ACOMPANHEMOS O ALUMNO AO TEMPLO EM QUE SE HADE CONSUMAR O SACRÍFICIO”: OS EXAMES PREPARATÓRIOS NOS JORNAIS DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841329-ACOMPANHEMOS-O-ALUMNO-AO-TEMPLO-EM-QUE-SE-HADE-CONSUMAR-O-SACRIFICIO--OS-EXAMES-PREPARATORIOS-NOS-JORNAIS-DO-RI. Acesso em: 22/07/2025

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