A REFORMA 5692/71: A DESCARACTERIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A REFORMA 5692/71: A DESCARACTERIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
  • Katia Guimaraes
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841326-a-reforma-569271--a-descaracterizacao-na-formacao-de-professores
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Ditadura Empresarial-Militar, Formação de Professores, Reforma 5692/71
Resumo
            O golpe empresarial-militar (1964-1985) provocou modificações na política educacional, promovendo a estreita associação entre educação e desenvolvimento econômico. É necessário compreender a política educacional do Estado brasileiro no período ditatorial (1964-1985), contextualizando a sociedade sob o domínio da ditadura empresarial-militar aliada às determinações do capitalismo, que privou as necessidades da classe trabalhadora a favor de um crescimento econômico, preservando os interesses do grande capital e consolidando a exclusão social. A ditadura empresarial-militar redefiniu a política educacional brasileira com o propósito de atender aos interesses da expansão econômica em curso. Para Germano (2011), a educação nesse período estava centrada em subordinar o sistema educacional ao processo produtivo. Nesse contexto, foi instaurada a Lei 5692/71, que reestruturou a educação, com foco no ensino primário e ginasial, criando o 1º e  o 2º grau. O ensino obrigatório passou de quatro para oito anos, formando um único ciclo chamado 1º grau de ensino. E os três anos do antigo ensino colegial passaram a constituir o 2º grau. Na Formação de Professores, houve a criação de uma nova modalidade denominada Habilitação Específica para o Magistério (HEM). A partir disso, as escolas normais e os cursos de licenciaturas foram reformulados, comprometendo a identidade docente mediante um percurso formativo mais aligeirado, fragmentado e esvaziado de conteúdos críticos. Aos poucos, o Curso Normal perde seu status de formador de uma carreira promissora e passa a representar uma habilitação conclusiva de 2° grau (Saviani, 2009). O presente trabalho busca analisar a Reforma 5692/71 e seus impactos na formação de professores no país, partindo do aprofundamento da criação da Habilitação Específica para o Magistério (HEM), que promoveu mudanças no Curso Normal durante o Regime Militar. Utilizaremos a abordagem teórica da micro-história, a decifração de pistas e o conceito de escalas, com vistas a compreender a Reforma 5692/71 e o contexto da época que ela foi implementada. O estudo conta com aporte teórico-metodológico nos trabalhos de Ginzburg (1989, 2006), Revel (2010), Espada Lima (2006), Levi (2000), Le Goff (1996) e Certeau (2014), que nos ajudaram a pensar o papel do historiador, as maneiras de se fazer história e o tratamento com as fontes documentais. Além disso, adotaremos nesse trabalho a revisão bibliográfica a partir de teses, dissertações, artigos e livros. Ao final do estudo, busca-se evidenciar que a Reforma 5692/71, no que tange à Formação de Professores, esteve articulada com os objetivos das concepções político-econômicas defendidas pelo Estado e resultou na formação aligeirada de professores com a finalidade de atender à expansão da escolaridade determinada em lei. As fontes serão documentais, como leis e pareceres do período estudado (1964-1985), e matérias jornalísticas que tratavam das questões a respeito da Reforma.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUIMARAES, Katia. A REFORMA 5692/71: A DESCARACTERIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841326-A-REFORMA-569271--A-DESCARACTERIZACAO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES. Acesso em: 01/05/2025

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