THOMAZ GALHARDO (1852-1904): A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR PRIMÁRIO COMO INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO E AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
THOMAZ GALHARDO (1852-1904): A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR PRIMÁRIO COMO INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO E AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS
Autores
  • Lucilene Rezende Alcanfor
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841310-thomaz-galhardo-(1852-1904)--a-trajetoria-de-um-professor-primario-como-intelectual-da-educacao-e-autor-de-livros
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Geração de Autores, Intelectual da Educação, Thomaz Galhardo
Resumo
A proposta do artigo é apresentar a trajetória de Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo (1852-1904) como professor primário e intelectual da educação na Província de São Paulo, entre o final do século XIX e início do XX. Thomaz Galhardo nasceu em Ubatuba - SP, no ano de 1852, e faleceu na capital paulista em 1904. Em 1875 ingressou na Escola Normal de São Paulo, compondo a segunda fase de abertura da instituição, mas já exercia a docência desde 1871, passando por várias províncias do estado até se efetivar, na Freguesia da Sé, no ano de 1879. Sua trajetória foi marcada pela docência no ensino elementar, pelos altos cargos de gestão na Secretaria de Instrução Pública, pela ação política e pedagógica em agremiações, revistas, associações de professores e conselhos de instrução. Também fez parte de uma nova geração de autores de livros didáticos que despontou a partir de 1880, sendo conhecido, já no final do século XIX, entre os autores de séries graduadas de livros de leitura. Durante sua trajetória publicou cinco obras didáticas: Monographia da Letra A (1883), Cartilha da Infância (188?), Segundo livro de leitura para a infância (1895), Terceiro livro de leitura para a infância (1902) e Pesos e medidas do systema métrico decimal (s/d), tornando-se famoso pela Cartilha da Infância, um best-seller das cartilhas editado por mais de um século. A pesquisa contou com um conjunto diversificado de fontes como: documentos da imprensa paulista, registros de igrejas e cartórios, documentos diversos da Instrução Pública, relatório redigido ao Inspetor Geral da Instrução Pública, cartas, livros didáticos e contratos editoriais. Para a análise da constituição do ofício do professor primário como intelectual da educação utilizamos as categorias analíticas de Boto (2005), e Bittencourt (2004, 2008) para compreender esse professor primário compondo uma nova geração de autores de livros didáticos que despontou no século XIX.  A história e sociologia dos intelectuais, a partir de Sirinelli (2003) e Leclerc (2004), nos permitiram reconstituir as redes de sociabilidade desse sujeito. As categorias de práticas e representações de Chartier (1990, 2014), em diálogo com a história do livro escolar, a partir das trilhas epistemológicas de Choppin (2002, 2004, 2008) e Hébrard (2002), nos forneceram elementos para a compreensão da produção e circulação da série graduada de livros de leitura escrita pelo autor. Concluímos que o engajamento de Galhardo nessa nova geração de intelectuais da educação e autores de livros didáticos elucida acerca do papel social ocupado por ele na cena política, uma vez que, para essa geração, tudo estava, de certa forma, por fazer: organizar associações, mobilizar a categoria, definir medidas e diretrizes para a educação pública, reformar o ensino primário e produzir livros didáticos para a população brasileira. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCANFOR, Lucilene Rezende. THOMAZ GALHARDO (1852-1904): A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR PRIMÁRIO COMO INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO E AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841310-THOMAZ-GALHARDO-(1852-1904)--A-TRAJETORIA-DE-UM-PROFESSOR-PRIMARIO-COMO-INTELECTUAL-DA-EDUCACAO-E-AUTOR-DE-LIVROS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes