EN(TRE)LAÇANDO HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE E MOÇAMBIQUE (1975-2002)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
EN(TRE)LAÇANDO HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE E MOÇAMBIQUE (1975-2002)
Autores
  • Marcos Cabral
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 12 - História da educação em perspectivas (trans)nacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841297-en(tre)lacando-historias--educacao-e-formacao-de-professores-em-timor-leste-e-mocambique-(1975-2002)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Bilinguismo, História da Educação, Língua Portuguesa
Resumo
Timor-Leste e Moçambique têm histórias semelhantes de colonização, lutas e resistências. Há muitos desafios a serem suplantados como o plurilinguismo existente, por exemplo, e uma educação que possa igualar a população no falar as línguas oficiais, sem deixar de lado as diversas línguas maternas. Nesse estudo, procuro fazer um breve comparativo entres esses dois países, evidenciando as semelhanças e diferenças na tentativa da construção de um ensino básico articulado aos projetos de Nação. No ano de 1975, Moçambique e Timor-Leste decretaram independência e deram início a outras histórias após mais de três séculos de colonização portuguesa. Apesar de possuírem “laços” que as “irmanam” em determinados aspectos históricos e culturais, tanto Timor-Leste quanto Moçambique tiveram diferentes modos de construção de sua educação de base. Neste mesmo ano, a Indonésia iniciou investimentos na educação dos timorenses com a finalidade de desestruturar as identidades e os valores culturais advindos da cultura portuguesa. Nesse período, o governo indonésio implantou muitas escolas públicas no país a fim de assegurar o domínio territorial e substituir os referenciais em vigor, principalmente a língua portuguesa, impondo a língua bahasa-indone´sia. Para isso, enviou professores indonésios ao território timorense, instituindo uma educação de subserviência. Já a nação moçambicana, segundo Bonde (2016), tomava medidas para a nacionalização do país com decretos que estatizavam as escolas, inclusive as escolas católicas sem, contudo, responder ao problema da adoção da língua oficial e sua relação com o ensino das línguas locais.  Já noTimor-Leste, o período indonésio causou uma ruptura no uso da língua portuguesa, mudando o cenário lingui´stico-cultural do país, provocando  uma importante cisão na sociedade. À presença das duas línguas e culturas distintas, convivem outras línguas e culturas também presentes no país, como o inglês, introduzido com a presença da ONU, e uma grande diversidade de línguas autóctones, dentre as quais se destaca o te´tum que, em sua variedade te´tum-prac¸a, e´ utilizada em parte do país como língua franca. Segundo diferentes estudos linguísticos, considera-se poderem existir atualmente, em Timor-Leste, entre 16 a 32 línguas diferentes (HULL 1988; THOMAZ 2002; HAJEK et al. 2003; TAYLOR-LEECH, 2008), algo equivalente em Moçambique. A identidade de Timor-Leste consagrada pela diferença, levou os dirigentes leste-timorenses a consagrarem ambas as línguas (te´tum e português) como línguas oficiais do país na  Constituição do estado independente, em 2002. Já em Moçambique, de acordo com Zimbico (2016), esse ainda é um problema não adequadamente enfrentado. Com esse estudo, com foco na adoção e ensino da língua oficial, observamos homologias e diferenças na história e na educação das populações em duas ex-colônias portuguesas. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABRAL, Marcos. EN(TRE)LAÇANDO HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE E MOÇAMBIQUE (1975-2002).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841297-EN(TRE)LACANDO-HISTORIAS--EDUCACAO-E-FORMACAO-DE-PROFESSORES-EM-TIMOR-LESTE-E-MOCAMBIQUE-(1975-2002). Acesso em: 08/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes