O IMPRESSO LEITURAS INFANTIS DE ANÁLIA FRANCO (1914) E O IDEAL DE FORMAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O IMPRESSO LEITURAS INFANTIS DE ANÁLIA FRANCO (1914) E O IDEAL DE FORMAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Autores
  • Floriza Garcia Chagas
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841263-o-impresso-leituras-infantis-de-analia-franco-(1914)-e-o-ideal-de-formacao-da-infancia-no-inicio-do-seculo-xx
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Anália Emília Franco, Imprensa Educacional, Literatura Infantil
Resumo
Neste trabalho, apresentam-se resultados parciais de pesquisa de doutorado em Educação, cujo objetivo é revisitar aspectos da história da literatura infantil brasileira, em especial sobre a produção literária e educativa da educadora e escritora Anália Emília Franco (1853-1919). Para tanto, por meio de abordagem histórica, em especial os aportes da História Cultural, toma-se como objeto de análise o impresso Leituras infantis escrito por essa autora e que foi publicado, em 1914, pela Tipografia D`A Voz Maternal - da oficina tipográfica da Colônia Regeneradora D. Romualdo em São Paulo. Este impresso tinha por finalidade divulgar textos curtos para os momentos de leitura durante as aulas ou em família, incentivando a formação de repertório literário das crianças, em especial dos alunos das Escolas Maternais, Creches e Asilos da Associação Feminina Beneficente e Instrutiva do Estado de São Paulo, dirigida por Anália Franco. Nas quinze primeiras páginas desse impresso, se pode observar: quatro contos intitulados “O cão fiel”, “O papa-arroz”, “O velho e a arara” e “O vadio”; ainda dois diálogos intitulados “Anna e Lili” e “Jogo de desparates”; e também um poema do tipo narrativo intitulado “Insectos úteis”. Nesses pequenos textos, é possível compreender a presença de personagens do imaginário infantil, jogos de pergunta e resposta e a diversidade de gênero textuais. No impresso os textos correspondem a temas que valorizam a moral, o bom comportamento, as práticas de valorização da virtude, do trabalho, das ações de cuidado com os animais, há ainda o resgate de temas estudados durante as aulas e uma crítica aos hábitos viciosos como a preguiça e o roubo. Nessa perspectiva, Anália Franco buscou dialogar com o modelo de literatura infantil do início do século XX, pautado na literatura escolar, da qual ressalta-se o cultivo do hábito e o despertar do interesse das crianças pela leitura. A análise preliminar desses textos, permite compreender o uso da literatura como meio de transmissão de um conjunto de saberes considerados essenciais para a formação das crianças, os quais estavam em consonância com os propósitos das Escolas Maternais, Creche-asilo e do ideal de (com) formação da infância no início do século XX. Por fim, esse ideal evidencia uma das marcas constitutivas da literatura infantil brasileira à época (em certa medida persistente até os dias de hoje), que é a articulação da finalidade estético-lúdica com os princípios instrutivos e educativos dos pequenos leitores no início do século XX.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHAGAS, Floriza Garcia. O IMPRESSO LEITURAS INFANTIS DE ANÁLIA FRANCO (1914) E O IDEAL DE FORMAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841263-O-IMPRESSO-LEITURAS-INFANTIS-DE-ANALIA-FRANCO-(1914)-E-O-IDEAL-DE-FORMACAO-DA-INFANCIA-NO-INICIO-DO-SECULO-XX. Acesso em: 03/08/2025

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