O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL E A PSICOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL E A PSICOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autores
  • Walna Patricia de Oliveira Andrade
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 04 - Formação e profissão docente
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841242-o-servico-de-orientacao-educacional-no-brasil-e-a-psicologizacao-da-educacao-escolar
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Orientador Educacional, Práticas Pedagógicas, Testes psicológicos
Resumo
A presente comunicação apresenta uma investigação historiográfica da denominada orientação educacional, tomando como recorte específico a psicologização da educação escolar, a partir de testes utilizados pelos orientadores educacionais em instituições de educação pública brasileiras. O objetivo foi compreender por meio da discussão sobre a psicologização da educação escolar, quais eram as principais ideias que permeavam o campo da orientação educacional, na primeira metade do século XX. A escolha desse marco temporal deve-se ao fato de que nesse período a psicologia aplicada à educação ganhou espaço no currículo das escolas normais do Brasil. Assim, formavam docentes especializados em identificar capacidades intelectuais e selecionar os alunos que deveriam estudar em escolas regulares de ensino e os que deveriam ser matriculados em escolas especiais, sendo que o ensino dessas práticas conectava-se às atividades desenvolvidas nos Serviços de Orientação Educacional. Metodologicamente, este é um estudo de cunho documental, na perspectiva da História Cultural, tendo como aporte teórico Chartier (1988), constituindo-se através das categorias de representação, práticas e apropriação. Foram utilizadas como fontes: manuais de orientação educacional, manifestos, relatórios e legislações, localizadas nos acervos do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória da Universidade Federal de Sergipe – CEMDAP e do Centro de Memória da Educação da Universidade de São Paulo – CME/FEUSP, na Biblioteca Central e no arquivo do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFS, nas bibliotecas da FEUSP e da Faculdade de Educação da UNICAMP e nos arquivos digitais do INEP e do Domínio Público. Este texto é fruto de uma tese de doutoramento em andamento, devido a isso, os resultados ainda estão em fase de construção. Contudo, constatou-se que a orientação educacional brasileira foi marcada pela sua relação com a Psicologia Educacional, e estas visavam à identificação das características individuais dos alunos de modo a organizá-los em turmas homogêneas. Nesta perspectiva, consolidava-se a aplicação dos testes psicológicos de inteligência e de personalidade como uma das principais atribuições dos Serviços de Orientação Educacional. Todavia, essa pedagogia, ao focar no aluno, preconizava o individualismo e negligenciava o caráter social da educação. Além disso, representou uma “hipertrofia” da psicologia na sua relação com a educação, principalmente por conta da natureza técnica, ao dar ênfase aos procedimentos psicométricos, frequentemente estigmatizadores e que deslocavam a atenção dos determinantes propriamente escolares promotores do fracasso escolar, para o aluno e sua pressuposta deficiência.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Walna Patricia de Oliveira. O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL E A PSICOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841242-O-SERVICO-DE-ORIENTACAO-EDUCACIONAL-NO-BRASIL-E-A-PSICOLOGIZACAO-DA-EDUCACAO-ESCOLAR. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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