CHARLES H. THOMPSON CONTRA A SEGREGAÇÃO ESCOLAR: O CASO DO ANUÁRIO DE 1935 DO JOURNAL OF NEGRO EDUCATION

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
CHARLES H. THOMPSON CONTRA A SEGREGAÇÃO ESCOLAR: O CASO DO ANUÁRIO DE 1935 DO JOURNAL OF NEGRO EDUCATION
Autores
  • Leonardo Laguna Betfuer
  • Fernando Rodrigues de Oliveira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841196-charles-h-thompson-contra-a-segregacao-escolar--o-caso-do-anuario-de-1935-do-journal-of-negro-education
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Charles H. Thompson, Journal of Negro Education, segregação racial
Resumo
Charles H. Thompson é amplamente reconhecido por sua contribuição fundamental à educação dos negros nos Estados Unidos, especialmente como fundador e editor do "Journal of Negro Education" (JNE), o primeiro periódico dedicado exclusivamente a essa temática. Nascido em 1895 em Jackson, Mississippi, Thompson cresceu em um ambiente acadêmico, com seus pais atuando como professores no Jackson College, um dos poucos espaços de cooperação inter-racial no estado. Esta conjuntura familiar e social o posicionou de maneira única para enfrentar os desafios impostos pela segregação racial, uma realidade legalizada nos Estados Unidos pela decisão da Suprema Corte no caso Plessy vs. Ferguson de 1886, que estabeleceu a doutrina de "separados, mas iguais", perpetuando a segregação até a década de 1960.Thompson se destacou ao ser o primeiro negro a conquistar um doutorado em Psicologia da Educação pela University of Chicago. Sua trajetória acadêmica prosseguiu na Howard University, onde, em 1932, fundou o JNE com o propósito de promover, discutir e disseminar questões relativas à educação dos negros estadunidenses. Através do JNE e seus editoriais incisivos, Thompson não apenas promoveu um espaço crítico para o debate e a disseminação de conhecimento sobre a educação negra, mas também se envolveu ativamente no combate à segregação racial. Ele apoiou as estratégias da National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) de desafiar a segregação escolar por meio de ações judiciais, um esforço que culminou na histórica decisão de Brown vs. Board of Education em 1954, declarando a segregação escolar inconstitucional e marcando um ponto de virada para o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.Esta apresentação visa elucidar a atuação política de Charles H. Thompson no campo educacional como editor do JNE. Por meio de suas páginas, ele não apenas combateu a segregação escolar e defendeu a igualdade salarial entre professores negros e brancos, mas também utilizou o jornal como uma plataforma para moldar a opinião pública sobre essas questões cruciais. Um exemplo emblemático dessa abordagem é o anuário de 1935 do JNE, uma edição especial dedicada a debater a segregação escolar e a eficácia das estratégias de litígio adotadas pela NAACP. Reunindo contribuições de intelectuais, advogados e professores de diversas correntes ideológicas, essa edição visava estabelecer um consenso entre a intelectualidade negra sobre a importância dos litígios como estratégia de luta contra a segregação. A obra de Thompson e sua liderança no JNE demonstram a importância do discurso acadêmico na luta por direitos civis e igualdade educacional, refletindo seu legado duradouro na história da educação dos negros nos Estados Unidos.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BETFUER, Leonardo Laguna; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. CHARLES H. THOMPSON CONTRA A SEGREGAÇÃO ESCOLAR: O CASO DO ANUÁRIO DE 1935 DO JOURNAL OF NEGRO EDUCATION.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841196-CHARLES-H-THOMPSON-CONTRA-A-SEGREGACAO-ESCOLAR--O-CASO-DO-ANUARIO-DE-1935-DO-JOURNAL-OF-NEGRO-EDUCATION. Acesso em: 27/05/2025

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