HARRIET MARTINEAU E A EDUCAÇÃO

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
HARRIET MARTINEAU E A EDUCAÇÃO
Autores
  • Aline de Jesus Moraes
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841192-harriet-martineau-e-a-educacao
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Harriet Martineau, História Intelectual, História da Educação
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção intelectual de Harriet Martineau e a circulação de suas ideias no contexto europeu como componente do pensamento social elaborado no século XIX. Martineau produziu suas observações e reflexões relativas à educação e à escolarização, à educação feminina, à educação domiciliar, ao conhecimento científico e à sociedade europeia e americana entre as décadas de 1830 e 1870.  Seu pensamento tem como característica a preocupação com a racionalidade e a cientificidade do conhecimento como fundamento para a compreensão de processos históricos e sociais de seu tempo. A educação seria entendida como meio para o aprimoramento individual e social. Martineau teria recebido uma educação considerada elevada para os parâmetros de educação feminina em seu tempo, e isso a levou a defender a escolaridade como meio “para ser mais sábio e melhor”(MARTINEAU, 1849). Sua produção escrita teve início com a publicação de suas ideias em fascículos nos periódicos ingleses sobre temática social e política, em relatos de viagem realizada para a América, e ainda, a publicação de literatura infanto-juvenil.    Desse modo, esse estudo se refere à História da Intelectual no que tange à produção e circulação de reflexões, teorias e metodologias do campo das ciências humanas, de seu conteúdo e sua relevância no contexto de produção (COSTA, 2019; LACERDA&KIRSCHNER, 2003), bem como de sua chegada ao Brasil e sua recepção nos meios acadêmicos nos anos recentes. Nesse sentido, a intenção é de refletir sobre a sua emergência no presente a partir da sua relevância e contribuição para o conhecimento da história intelectual e do pensamento social no tange à educação. No que se refere ao estudo de sua produção esse trabalho tem como foco as noções de historicidade e cientificidade presentes em seus escritos. O exercício de pensar a originalidade de suas ideias no seu tempo torna possível conhecê-las e relacioná-las a aspectos da história da educação por meio da historiografia sobre as ideias e práticas educacionais no contexto histórico do século XIX. A partir da perspectiva da História Intelectual (COSTA, 2019; SILVA, 2002; SILVA, 2003) interessa pensar a sua inserção na intelectualidade como produtora de conhecimento e como agente interventor no espaço público em defesa da circulação de suas ideias. Interessa-nos ainda, identificar aspectos de característicos de sua produção para pensar a lógica construtiva de seus argumentos relativos ao conhecimento no campo das ciências humanas tais como historicidade, racionalidade científica e narrativa histórica num exercício de teorização para a prática científica (SORJ&DAFLON, 2021).
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, Aline de Jesus. HARRIET MARTINEAU E A EDUCAÇÃO.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841192-HARRIET-MARTINEAU-E-A-EDUCACAO. Acesso em: 07/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes