MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, FONTE PARA REFLETIR O CURSO DE HISTÓRIA/UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, FONTE PARA REFLETIR O CURSO DE HISTÓRIA/UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Autores
  • Eliana Gasparini Xerri
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841172-metis--historia--cultura-fonte-para-refletir-o-curso-de-historiauniversidade-de-caxias-do-sul
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
ensino de história, ensino superior, impresso
Resumo
O uso de impressos tem sido recorrente na educação, no entanto, o uso do mesmo como fonte para historiar um curso superior tem poucos estudos desenvolvidos. É a respeito da Revista Métis: História & Cultura, do curso de Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em História – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Caxias do Sul – RS, que trata o trabalho. Objetiva proporcionar reflexões a respeito da significância da revista como fonte para compreensão do curso de História – UCS. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Historiar e Dialogar: curso de História - UCS, Educação, Imprensa e História Oral: alunos e ex-alunos da Licenciatura em História. Com 63 anos de existência o curso de História, possuía, até 1998/99, como veículos de divulgação da produção de seus docentes a Revista Chronos e a Revista Coletânea, ambas da UCS. Devido a mudanças editoriais nas revistas, os docentes do Departamento de História e Geografia, decidiram por uma publicação própria. Assim, em 2002 foi publicado o número 1 (jan-jun.) da Métis: História & Cultura. Com 21 anos de existência, a revista acompanhou as alterações temáticas e historiográficas, por exemplo: no início há variados artigos em torno de temas relacionados à imigração, globalização, já as edições mais recentes optaram por temas como diversidade, ciências das religiões, história pública entre outros. O formato da revista enquanto impresso seguiu sempre o mesmo padrão, mas em 2012 passou a ser publicada também no formato on line. A contribuição dos artigos, dossiês, resenhas e entrevistas são endereçados, principalmente, ao público acadêmico. A revista é avaliada pela CAPES com o Qualis A3, contempla produções de professores do curso de História da instituição, demais Instituições de Ensino Superior (IES) do país e estrangeiras. Para esse trabalho, além de apresentar análise da revista acadêmica, foi escolhida a categoria gênero para representar a importância dela. Com o intuito de observar semelhanças e diferenças nos artigos produzidos sobre o tema ao longo do tempo (2002-2022), a pesquisa é qualitativa (BAUER, 2007), com fundamentação teórica relacionada à história do ensino superior (SAVIANI, 2010), e à história da imprensa (CRUZ e PEIXOTO, 2007). Para a execução da investigação, a metodologia empregada está baseada na revisão bibliográfica, seleção e tabulação dos autores, instituições, cadernos, textos, palavras-chaves, páginas, sendo utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para a categoria gênero. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

XERRI, Eliana Gasparini. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, FONTE PARA REFLETIR O CURSO DE HISTÓRIA/UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841172-METIS--HISTORIA--CULTURA-FONTE-PARA-REFLETIR-O-CURSO-DE-HISTORIAUNIVERSIDADE-DE-CAXIAS-DO-SUL. Acesso em: 26/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes