A OBRA “VULTOS DA PÁTRIA” PUBLICADA NA EDITORA MICHALANY: ENTRE ESTRATÉGIAS E PERMANÊNCIAS (1964-1985)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A OBRA “VULTOS DA PÁTRIA” PUBLICADA NA EDITORA MICHALANY: ENTRE ESTRATÉGIAS E PERMANÊNCIAS (1964-1985)
Autores
  • Edward Mickael Klingbeil
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841161-a-obra-vultos-da-patria-publicada-na-editora-michalany--entre-estrategias-e-permanencias-(1964-1985)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Ditadura Civil-Militar, Educação Moral e Cívica, Manuais Escolares
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise da obra "Vultos da Pátria" como parte de uma dissertação de mestrado em andamento sobre manuais de Educação Moral e Cívica (EMC) da Editora Michalany durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). A Editora Michalany adotou uma estratégia mercadológica ao publicar vários livros abordando temas relacionados à EMC. Essa estratégia visava atender às demandas curriculares do período, pois ao segmentar o conteúdo extenso da disciplina EMC, maximalizava seus lucros ao produzir vários livros e, ao mesmo tempo, promovia a ideologia do regime militar, reforçando valores como o nacionalismo, a obediência e a exaltação das Forças Armadas. Destarte, na década de 1980, período de abertura política no Brasil, algumas editoras se distanciaram da ideologia do regime, publicando obras com vozes dissidentes. (Filgueiras, 2006). No entanto, a Editora Michalany permaneceu publicando manuais alinhados com a narrativa do regime. Logo, a abordagem metodológica considera para a análise os elementos da obra, como: conteúdo, materialidade, contexto de produção e circulação O referencial teórico utilizado, como Roger Chartier (2014) e Alain Choppin (2004), auxiliam nos estudos e análises. Com relação ao conteúdo, a obra "Vultos da Pátria” possui uma coletânea de biografias e adota uma narrativa descritiva, priorizando a exposição de fatos e informações históricas lineares. Essa abordagem limita a exploração de nuances e interpretações mais profundas, prejudicando a compreensão crítica e abrangente de seu conteúdo. O livro enfoca biografias de figuras históricas brasileiras, principalmente militares, religiosos e políticos da ditadura militar, exaltando o golpe de 1964. Isso reflete uma orientação ideológica que promove patriotismo e lealdade ao regime, mesmo durante a abertura política em 1981. Além disso, a obra subrepresenta indígenas, negros e mulheres, e quando os menciona, é de forma seletiva, destacando indivíduos alinhados aos interesses ideológicos do regime. Seu formato de opúsculo desempenha um papel significativo no processo de leitura, direcionando a maneira como o conteúdo é absorvido. No entanto, essa concisão pode resultar em superficialidade do conteúdo ao mesmo tempo em que pode assumir uma característica doutrinadora, tratando-se de uma leitura mais rápida e direta, limitando os questionamentos, problematizações e o aprimoramento do senso crítico. Conclui-se com esse trabalho que a obra “Vultos da Pátria” representa a permanência de uma narrativa conservadora da história do Brasil, fiel ao discurso oficial da Ditadura Civil-Militar, além de representar uma estratégia editorial de segmentar os conteúdos correspondentes de EMC, para uma produção abrangente de manuais que davam subsídios a disciplina. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KLINGBEIL, Edward Mickael. A OBRA “VULTOS DA PÁTRIA” PUBLICADA NA EDITORA MICHALANY: ENTRE ESTRATÉGIAS E PERMANÊNCIAS (1964-1985).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841161-A-OBRA-VULTOS-DA-PATRIA-PUBLICADA-NA-EDITORA-MICHALANY--ENTRE-ESTRATEGIAS-E-PERMANENCIAS-(1964-1985). Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes