MULHERES DAS ÁGUAS: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL (CEL), IDENTIDADE SOCIAL E RELAÇÕES DE GÊNERO DAS PESCADORAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO LITORAL NORDESTINO.

Publicado em 23/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1560-8

Título do Trabalho
MULHERES DAS ÁGUAS: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL (CEL), IDENTIDADE SOCIAL E RELAÇÕES DE GÊNERO DAS PESCADORAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO LITORAL NORDESTINO.
Autores
  • Manoela Olegário da Costa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
06. Gênero, Diversidade e Etnoecologia
Data de Publicação
23/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbee2024/829630-mulheres-das-aguas--um-olhar-sobre-o-conhecimento-ecologico-local-(cel)-identidade-social-e-relacoes-de-genero-d
ISBN
978-65-272-1560-8
Palavras-Chave
Marisqueiras, etnobiologia, cogestão
Resumo
A pesca, atividade de alta relevância para nutrição proteica da população humana, sofre diversos impasses no que diz respeito à segurança trabalhista, reconhecimento e identidade. Além disso, é uma profissão não valorizada e a própria população que a exerce de maneira artesanal, não é reconhecida devido ao espaço quase que preenchido pela pesca industrial (ou sobrepesca). Neste contexto temos a invisibilidade de mulheres pescadoras, onde mesmo compondo 50% da força de trabalho dentro do setor, carecem de políticas públicas, segurança e legitimidade. Dentro desse grupo “pescadoras”, engloba-se marisqueiras, catadoras de ostras, caranguejeiras, algueiras e demais atividades dentro de rios, mangues e estuários nordestinos. Este projeto tem como objetivo analisar o conhecimento ecológico local e os aspectos socioculturais que compõem a identidade social das pescadoras residentes na Reserva Extrativista Acaú-Goiana e Área de Proteção Ambiental da barra do Rio Mamanguape (estados de Paraíba e Pernambuco - Brasil), enfatizando o papel social das mulheres na pesca através principalmente de suas perspectivas. Duas perguntas científicas centralizam o projeto: (1) Como se dá a percepção das pescadoras, dos pescadores e do conselho gestor das UCs sobre a mulher na pesca e a inclusão de seus Conhecimentos Ecológicos Locais como ferramentas de conservação; (2) Quais são as ferramentas de apoio às pescadoras que já estão e/ou que podem ser utilizadas pelos conselhos gestores e pelo poder público. Pretende-se, para responder as perguntas norteadoras, utilizar métodos essencialmente qualitativos, para tanto serão aplicados questionários semi estruturados, entrevistas livres e conversas informais. Também serão realizadas observações diretas e turnês guiadas acompanhando as atividades de pesca. Adicionalmente, espera-se que os dados mostrem, através do levantamento sobre formas de manejo, o papel das mulheres na gestão socioambiental de espaços protegidos oferecendo uma contribuição diferenciada para as Unidades de Conservação de uso sustentável (através do sistema de cogestão), uma vez que os espaços decisórios carecem de abordagens que oportunizam agregar as experiências resultantes da relação ‘gênero e meio ambiente’, que incentivem as mulheres a participarem da gestão e terem consciência dos direitos e benefícios de sua profissão.
Título do Evento
XIV Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Manoela Olegário da. MULHERES DAS ÁGUAS: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL (CEL), IDENTIDADE SOCIAL E RELAÇÕES DE GÊNERO DAS PESCADORAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO LITORAL NORDESTINO... In: Anais do Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbee2024/829630-MULHERES-DAS-AGUAS--UM-OLHAR-SOBRE-O-CONHECIMENTO-ECOLOGICO-LOCAL-(CEL)-IDENTIDADE-SOCIAL-E-RELACOES-DE-GENERO-D. Acesso em: 31/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes