OS COMPORTAMENTOS NA PREFERÊNCIA POR LENHA SÃO INFLUENCIADOS POR RESTRIÇÕES NO ACESSO À VEGETAÇÃO E PODEM VARIAR AO LONGO DO TEMPO?

Publicado em 23/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1560-8

Título do Trabalho
OS COMPORTAMENTOS NA PREFERÊNCIA POR LENHA SÃO INFLUENCIADOS POR RESTRIÇÕES NO ACESSO À VEGETAÇÃO E PODEM VARIAR AO LONGO DO TEMPO?
Autores
  • Carlos Henrique Tavares Mendes
  • MARIA LORENA DA SILVA
  • Paula Thayanne Da Mata
  • Marcelo Alves Ramos
  • Taline Cristina da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
03. Manejo e conservação da biodiversidade: diálogos de saberes e experiências
Data de Publicação
23/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbee2024/805504-os-comportamentos-na-preferencia-por-lenha-sao-influenciados-por-restricoes-no-acesso-a-vegetacao-e-podem-variar-
ISBN
978-65-272-1560-8
Palavras-Chave
Etnoecologia, unidade de conservação, recursos madeireiros, estratégias adaptativas.
Resumo
Estudos que visam entender o comportamento das populações humanas em relação a seleção de plantas, indicam que a preferência humana por recursos naturais pode ser influenciada por distintos contextos dentro de sistemas locais de conhecimento. Esses contextos podem levar grupos humanos a criarem diferentes estratégias de seleção, gerando mudanças significativas na dinâmica dos sistemas socioecológicos. Sabe-se que algumas plantas são escolhidas por características favoráveis para usos específicos. Assim, as pessoas podem exibir padrões de comportamento especializados, selecionando plantas para combustível com base em características biológicas específicas como potencial de ignição e durabilidade, ou padrões de comportamento generalizados, dependendo da disponibilidade de espécies ou redundância utilitária. No entanto, pouco se sabe sobre como a preferência por esses recursos pode ser moldada por contextos que proíbem seu uso, neste sentido, este estudo investigou a variação nos comportamentos de preferência por plantas usadas como lenha em áreas com uso restrito e irrestrito de recursos. Evidências apontam que a proibição do uso de recursos pode compelir grupos humanos a elaborar novas estratégias de seleção, levando a mudanças significativas na dinâmica dos sistemas socioecológicos. Realizamos entrevistas semiestruturadas em duas comunidades, sendo uma em Alagoas e outra em Pernambuco. Participantes com acesso restrito a recursos naturais no passado mostraram uma tendência para comportamento especializado (p <0,000849). No entanto, devido às restrições impostas, a comunidade teve que desenvolver novas estratégias de uso, resultando em uma tendência para comportamento generalizado (p> 0,6489). A preferência em áreas de uso irrestrito variou ao longo dos anos, com generalistas no passado (p> 0,4675) e especialistas atualmente (p <0,2074). Com base nesses comportamentos, inferimos que esses grupos humanos possuem plasticidade adaptativa para mitigar os efeitos drásticos da extração de recursos madeireiros a longo prazo. Descobrimos que esses contextos servem como mediadores fortes de mudanças comportamentais e estratégias adaptativas na seleção e preferência de espécies lenhosas. Nossos resultados possibilitam uma compreensão mais profunda de como as preferências se tornam indicadores para medir o impacto da extração de recursos e explorar o comportamento das comunidades próximas a áreas protegidas diante de medidas restritivas.
Título do Evento
XIV Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Carlos Henrique Tavares et al.. OS COMPORTAMENTOS NA PREFERÊNCIA POR LENHA SÃO INFLUENCIADOS POR RESTRIÇÕES NO ACESSO À VEGETAÇÃO E PODEM VARIAR AO LONGO DO TEMPO?.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbee2024/805504-OS-COMPORTAMENTOS-NA-PREFERENCIA-POR-LENHA-SAO-INFLUENCIADOS-POR-RESTRICOES-NO-ACESSO-A-VEGETACAO-E-PODEM-VARIAR-. Acesso em: 31/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes