PERSPECTIVAS DOS PACIENTES SOBRE A TELECONSULTA: PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E SUGESTÕES

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-228-0

Título do Trabalho
PERSPECTIVAS DOS PACIENTES SOBRE A TELECONSULTA: PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E SUGESTÕES
Autores
  • Alicena Vasco do Nascimento
  • Hortência Vieira Dias da Silva
  • Sthefany Santos Martins
  • Mariana Moreira Andrade
  • Luanna Nascimento Santana
  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbdfcovid/352127-perspectivas-dos-pacientes-sobre-a-teleconsulta--pontos-positivos-negativos-e-sugestoes
ISBN
978-65-5941-228-0
Palavras-Chave
Consulta Remota; Assistência ao paciente; Telessaúde; COVID-19;
Resumo
Introdução: Devido ao alto risco de contaminação causados pela pandemia da covid-19, os atendimentos tiveram que ser readaptados para evitar contagio. Uma dessas adaptações foi a teleconsulta, no entanto, a maioria dos pacientes e profissionais de saúde não estão habituados com esse tipo de atendimento. Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo avaliar os pontos positivos e negativos das teleconsultas realizadas, através do ponto de vista dos pacientes atendidos e coletar propostas de melhorias para estes atendimentos. Métodos: As teleconsultas foram realizadas entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021 por meio de vídeo chamada através de uma plataforma online e atenderam 9 pacientes de ambos os sexos. Os relatos dos pacientes foram coletados através de um formulário eletrônico que avaliou os pontos positivos e negativos acerca dos teleatendimentos promovidos durante o período pandêmico pelo Projeto Fisioterapia em Saúde Bucomaxilofacial e funcionalidade da Universidade federal de Sergipe, e sugestões para melhorias do atendimento remoto. Resultados: Dos 9 pacientes, 5 responderam. Dentre os benefícios citados estavam: a possibilidade de ter o acompanhamento fisioterapêutico durante esse período; a atenção e a qualidade dos atendimentos prestados pelas discentes com auxílio da orientadora; o auxílio em pós-cirurgias; alívio das dores orofaciais e sensação de bem-estar após os atendimentos; melhora na abertura bucal; maior conhecimento sobre a sua condição e como avaliá-la; o tratamento com técnicas inovadoras e humanizadas; e melhora na mobilidade e qualidade de vida. Os pontos negativos levantados pelos pacientes foram: A paralização dos atendimentos presenciais devido a pandemia, atrapalhando a continuidade do tratamento; a impossibilidade de resolver coisas que poderiam ser feitas presencialmente; a repetição dos exercícios; e a interrupção das teleconsultas. Como propostas de melhorias das teleconsultas, os pacientes sugeriram a realização de novos exercícios; o uso de outros métodos como fonte de termoterapia além da água quente; e a continuidade das teleconsultas na impossibilidade de se retornar presencialmente. Conclusão: A teleconsulta produziu benefícios aos pacientes, reduzindo a dor, melhorando a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida. Entretanto, as dificuldades em encontrar técnicas que podem ser autoaplicadas podem levar a uma monotonia dos atendimentos. Desta forma, deve-se sempre buscar a inovação dos recursos e técnicas, de forma a aprimorar os atendimentos e cativar ainda mais os pacientes a realiza-los.
Título do Evento
Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia nos Impactos da Covid
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia nos Impactos da Covid-19
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Alicena Vasco do et al.. PERSPECTIVAS DOS PACIENTES SOBRE A TELECONSULTA: PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E SUGESTÕES.. In: Anais do Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia nos Impactos da Covid-19. Anais...Aracaju(SE) Instituto HIB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbdfcovid/352127-PERSPECTIVAS-DOS-PACIENTES-SOBRE-A-TELECONSULTA--PONTOS-POSITIVOS-NEGATIVOS-E-SUGESTOES. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes