O IMPACTO POSITIVO QUE OS MÉTODOS AVALIATIVOS INCLUSIVOS E ANTI-COMPETITIVOS CONFEREM DURANTE A PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA.

Publicado em 21/09/2021 - ISBN: 978-65-5941-336-2

DOI
10.29327/143708.1-5  
Título do Trabalho
O IMPACTO POSITIVO QUE OS MÉTODOS AVALIATIVOS INCLUSIVOS E ANTI-COMPETITIVOS CONFEREM DURANTE A PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA.
Autores
  • Guilherme Martins Freitas
  • Najuah Atari
  • Alice Mecabo
Modalidade
RESUMO
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
21/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/camup/398102-o-impacto-positivo-que-os-metodos-avaliativos-inclusivos-e-anti-competitivos-conferem-durante-a-preparacao-para-a
ISBN
978-65-5941-336-2
Palavras-Chave
Educação; Internato e Residência; Estudantes De Medicina
Resumo
Com o fim da graduação de medicina, vem o estudo preparatório para as provas de residência médica. Entretanto, poucos acadêmicos têm acesso a capacitações específicas para essas provas, Isso porque, os cursinhos preparatórios são onerosos. Além disso, essa etapa é marcada por ainda mais competitividade, em que a disputa por notas altas nos simulados é uma meta maior do que passar na residência preterida. Pensando nisso, membros de um movimento estudantil, criaram e disponibilizaram um simulado gratuito com questões inspiradas nas principais provas de residência do Brasil. Para isso, houve parceria com os professores da universidade. Para a confecção do simulado, pesquisou-se quais especialidades estavam mais presentes nas provas, de forma que se organizasse quantas questões deveriam estar presente sobre cada assunto. Assim, os responsáveis solicitaram aos professores das especialidades para que elaborassem ao todo 100 questões, contendo clínica médica, medicina social, pediatria, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia. A elaboração foi de janeiro a maio de 2020 e, Por conta do cenário do covid, não foi possível aplicar a prova presencialmente. Entretanto, em julho divulgou-se a prova no formato PDF. Optou-se por esse método para que o aluno apenas treinasse e se auto avaliasse, sem focar em rankings ou em premiações. Obteve-se muitos feedbacks positivos dos alunos que, ao resolverem as questões, afirmaram que, além de conseguirem treinar para as provas, puderam fazer isso de maneira gratuita e sem o sentimento de competitividade, o que é raridade. A realização do simulado e as opiniões recebidas salientaram a necessidade de criar mais medidas como essa pois auxiliam academicamente os que não tem condições ideais de estudo por dificuldades financeiras. Além disso, essa prova comprovou que métodos avaliativos que não incentivam a competitividade conferem bom rendimento ao acadêmico, já que o aluno passa a treinar desejando o aprendizado, e não boas colocações.
Título do Evento
CAMUP - Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Positivo
Título dos Anais do Evento
Anais do CAMUP - Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Positivo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FREITAS, Guilherme Martins; ATARI, Najuah; MECABO, Alice. O IMPACTO POSITIVO QUE OS MÉTODOS AVALIATIVOS INCLUSIVOS E ANTI-COMPETITIVOS CONFEREM DURANTE A PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA... In: Anais do CAMUP - Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Positivo. Anais...Curitiba(PR) Universidade Positivo (UP), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/camup/398102-O-IMPACTO-POSITIVO-QUE-OS-METODOS-AVALIATIVOS-INCLUSIVOS-E-ANTI-COMPETITIVOS-CONFEREM-DURANTE-A-PREPARACAO-PARA-A. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes