IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PROFISSIONAL, NA SALA VERMELHA, À GESTANTE EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: REVISÃO DE LITERATURA.

Publicado em 12/07/2019 - ISBN: 978-85-5722-238-0

Título do Trabalho
IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PROFISSIONAL, NA SALA VERMELHA, À GESTANTE EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: REVISÃO DE LITERATURA.
Autores
  • Mariana Delli Colli Steffen
  • Jean Lucas Souza Parente
  • Israel Lima Dias
  • Flávio Barbosa Monteiro Dos Santos Filho
  • João Vitor Pinheiro Barros
  • DAHIANA ROSSE RIOS CHAMORRO
Modalidade
Pôster
Área temática
Urgência e Emergência
Data de Publicação
12/07/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/camed/170171-importancia-do-acolhimento-profissional-na-sala-vermelha-a-gestante-em-situacao-de-emergencia-obstetrica--revis
ISBN
978-85-5722-238-0
Palavras-Chave
Serviços Médicos de Emergência. Obstetrícia. Acolhimento. Assistência Integral à Saúde.
Resumo
Introdução: As emergências obstétricas mais prevalentes no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, 2016; foram: hemorragias graves (27%), hipertensão na gestação (14%), infecções (11%). Assim, o acolhimento que os profissionais da saúde prestam à gestante, nos serviços de emergência, possui suma importância para o enfrentamento a esse momento de impotência. O atendimento deve ser pautado em protocolos e conhecimentos adquiridos em contexto científico, contudo, atrelado ao cuidado humanizado e apoio emocional. Objetivo: Descrever, segundo a literatura, a importância do acolhimento profissional à gestante em situação de emergência obstétrica. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e descritiva, realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), nos meses de abril e maio de 2019. Foram incluídos artigos completos, disponíveis em português e inglês. Foram excluídos revisões bibliográficas e artigos que fugiam da temática, totalizando 5 artigos. Os resultados foram organizados em categorias e discutidos conforme o referencial teórico existente. Resultado: I - Recepção no serviço de emergência obstétrica: Nos primeiros instantes a gestante é recebida pela equipe multiprofissional, em especial médico e equipe de enfermagem, realizando o atendimento inicial e estabilização da intercorrência. Configura-se como um momento de grandes tensões, pois a paciente possui receio de perda do bebê ou uma interrupção abrupta da gestação. Nesse contexto, o profissional da saúde deve subsidiar acolhimento e apoio emocional, afim de acalmar a cliente e melhorar o prognóstico. II – Repercussões na dinâmica do atendimento: Quando a cliente é acolhida de forma humanizada e respeitosa, nota-se uma melhora no fluxo e dinâmica de atendimento. A partir disso, desenvolve-se uma comunicação eficiente entre paciente e profissional. Conclusão: O acolhimento nos serviços de emergência obstétricas, possuem impactos positivos para os profissionais e cliente. Serve de apoio emocional a paciente, ao mesmo tempo facilita a dinâmica de comunicação e atendimento.
Título do Evento
II CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA
Cidade do Evento
Dourados
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Medicina de Emergência da Grande Dourados
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

STEFFEN, Mariana Delli Colli et al.. IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PROFISSIONAL, NA SALA VERMELHA, À GESTANTE EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: REVISÃO DE LITERATURA... In: Anais do Congresso de Medicina de Emergência da Grande Dourados. Anais...Dourados(MS) UNIGRAN, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/camed/170171-IMPORTANCIA-DO-ACOLHIMENTO-PROFISSIONAL-NA-SALA-VERMELHA-A-GESTANTE-EM-SITUACAO-DE-EMERGENCIA-OBSTETRICA--REVIS. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes