CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO RELATO DE CASO COMO UM OBJETO DE ESTUDO E DE PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 23/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-500-7

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO RELATO DE CASO COMO UM OBJETO DE ESTUDO E DE PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Bruna Markowicz
  • Rhayane Duarte Rabelo
  • Camila Aparecida Moraes Marques
Modalidade
Relatos de Caso e Relatos de Experiência
Área temática
HORA CIENTÍFICA
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/caemed2021/439834-construcao-historica-do-relato-de-caso-como-um-objeto-de-estudo-e-de-pesquisa--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-5941-500-7
Palavras-Chave
Construção de Relato de Caso, História do Relato de Caso, “Instrumentos de Pesquisa”, Relato de Experiência.
Resumo
Introdução: Ao nos depararmos com a escrita do nosso primeiro relato de caso, nossa orientadora nos pediu que antes de iniciarmos o processo, buscássemos conhecer a estrutura, história, prós e contras e ética envolvidos na construção de um relato de caso, utilizado como um instrumento de pesquisa na medicina. Objetivos: o objetivo principal foi conhecer as características citadas e realizar uma breve apresentação. Relato de Experiência: Iniciamos a pesquisa pelo conceito e definição, o que nos levou a aprofundar os seus tipos. Segundo Triviños [5], eles podem ser divididos em: histórico-organizacional, observacional, análise situacional, estudos comparativos de casos, microetnográficos e estudos multicasos. Continuamos detalhando o delineamento das pesquisas, iniciando com a delimitação da unidade-caso e então a coleta de dados, seleção, análise e interpretação dos dados e, por fim, a elaboração do relatório. Seguimos com a construção de uma linha do tempo, que demonstra desde o primeiro relato de caso conhecido, feito por Hipócrates, que relacionou 14 casos clínicos, passando pela descrição do Sarcoma de Kaposi em 1872 [7], até o primeiro modelo atual, feito em 1994, que relatou a primeira endoprótese para aneurisma de aorta abdominal [8] e, no mesmo ano, o Guideline de Yin [6] para relatos de caso. Então detalhamos a estrutura, que tem como principais pontos [1] o título, resumo, uma introdução com objetivo, a descrição do caso, técnica ou situação, uma discussão com revisão da literatura, conclusão e bibliografia utilizada. Além disso, descrevemos a importância do Comitê de Ética em Pesquisa, assim como do sistema CEP-CONEP, que avalia os trabalhos submetidos através da Plataforma Brasil [2]. Encerramos a apresentação com as vantagens e desvantagens [5] de um relato de caso, elencando os principais pontos, tais como sua utilidade em pesquisas exploratórias, útil em casos atípicos ou extremos, em comparações, na exploração de novos processos ou comportamentos, mas que possuem uma certa dificuldade de generalizar os resultados obtidos. Reflexão: A partir disso, foi possível perceber a evolução, não somente da medicina, mas do desenvolvimento da pesquisa e do rigor científico, e a validação do relato de caso como um instrumento de pesquisa capaz de auxiliar os profissionais, em especial na área da saúde, em suas condutas e decisões, sem deixar de levar em consideração a individualidade de cada caso. Cabe ressaltar, que tal instrumento é utilizado por diversas áreas como o direito, sociologia, antropologia, dentre outros. Dessa forma, ao entender seu processo de construção e utilização nos foi permitida a capacidade de desenvolver um relato de caso que contemplasse os elementos que garantem a sua utilização pelos profissionais e que causem impacto positivo na comunidade científica e na sociedade como um todo. No momento, o trabalho encontra-se em processo de submissão na Plataforma Brasil, para então passar pelo crivo do Comitê de Ética e poder ser submetido para a publicação. Ademais, o processo de conseguir as assinaturas para a documentação exigida pelo CEP nos possibilitou o contato com o paciente, ou seja, tivemos que trabalhar nossas habilidades de fala e comunicação, bem como assumir o papel do futuro profissional de saúde que explica, que deixa o espaço aberto para o paciente elencar suas dúvidas e questionamentos, e que reconhece quando não domina determinado assunto e vai procurar o entendimento para o paciente e para si. Conclusão: Posto isso, é possível perceber que para que o desenvolvimento de uma pesquisa ocorra com maestria e rigor científico, gerando impactos positivos, o pesquisador deve conhecer seu processo de desenvolvimento, independente de qual modalidade de pesquisa esteja sendo feita. REFERÊNCIAS [1] YOSHIDA, W. Redação do relato de caso. J. Vasc. Bras., Vol. 6, Nº 2, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/jvb/a/vnKt5ttNpdFMjf6dLcmnM4Q/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 02 de jun de 2021. [2] FACERES. Instruções e modelos para a submissão de Relato de Caso. Disponível em: <https://faceres.com.br/pesquisa/cep-apresentacao/instrucoes-e-modelos-para-a-submissao-de-relato-de-caso>. Acesso em: 02 de jun de 2021. [3] OLIVEIRA, M.; VELARDE, G.; SÁ, R. Entendendo a pesquisa clínica V: relatos e séries de casos. FEMINA, set/out 2015, v.43, n.5. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2015/v43n5/a5320.pdf>. Acesso em: 02 de jun de 2021. [4] PEREIRA, L.; GODOY, D.; TERÇARIOL, D. Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2009, v. 22, n. 3, pp. 422-429. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000300013>. Acesso em: 02 de jun de 2021. [5] VENTURA, M. O Estudo de caso como modalidade de pesquisa. Pedagogia Médica. Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386 setembro/outubro. Disponível em <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf>. Acesso em: 02 de jun de 2021. [6] MARTINS, A. Estudo de caso: uma reflexão sobre aplicabilidade em pesquisas no Brasil. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEARP/USP, v. 2, n. 2, p. 8 - 18, jan/abr 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34702>. Acesso em: 02 de jun de 2021. [7] KALIL, J.; JOVINO, M.; PAPAIORDANOU, F.; ARRIAGA, M.; RIBEIRO JUNIOR, M. Sarcoma de Kaposi em membros inferiores: relato de caso. J Vasc Bras, v. 9,n.4, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/jvb/a/NHjvcZcQTfhsPKqCw3XK8Ky/?format=pdf&lang=pt>. ISSN 1677-7301. https://doi.org/10.1590/S1677-54492010000400012. Acesso em: 04 de jun de 2021. [8] USP. HC comemora 20 anos de pioneirismo no tratamento de aneurisma da aorta abdominal. 02 de dez de 2014. Disponível em: <https://www5.usp.br/noticias/saude-2/hc-comemora-20-anos-de-pioneirismo-no-tratamento-de-aneurisma-da-aorta-abdominal/>. Acesso em: 04 de jun de 2021.
Título do Evento
I CAEMED - Congresso de Atualidades em Educação Médica
Título dos Anais do Evento
Congresso de Atualidades em Educação Médica: Anais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARKOWICZ, Bruna; RABELO, Rhayane Duarte; MARQUES, Camila Aparecida Moraes. CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO RELATO DE CASO COMO UM OBJETO DE ESTUDO E DE PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Congresso de Atualidades em Educação Médica: Anais. Anais...Curitiba(PR) CAEMED, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/caemed2021/439834-CONSTRUCAO-HISTORICA-DO-RELATO-DE-CASO-COMO-UM-OBJETO-DE-ESTUDO-E-DE-PESQUISA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 11/08/2025

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