PROSPECÇÃO DE ACTINOBACTÉRIAS RIZOSFÉRICAS DE POGOSTEMON CABLIN BENTH (PATCHOULI)

Publicado em 04/12/2017 - ISBN: 978-85-5722-052-2

Título do Trabalho
PROSPECÇÃO DE ACTINOBACTÉRIAS RIZOSFÉRICAS DE POGOSTEMON CABLIN BENTH (PATCHOULI)
Autores
  • ADRIELLE LEAL DIAS
  • José Jeosafá Vieira de Sousa Júnior
  • Daniele Ferreira da Silva
  • Andresson Fernandes Pontes
  • Cristiane Nayara Jati Colares
  • Silvia Katrine Rabelo da Silva
Modalidade
Resumo - Apresentação painel/pôster
Área temática
Ecologia de microorganismos
Data de Publicação
04/12/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/biobon/61032-prospeccao-de-actinobacterias-rizosfericas-de-pogostemon-cablin-benth-(patchouli)
ISBN
978-85-5722-052-2
Palavras-Chave
Bioativos, enzimas, Streptomyces
Resumo
A associação entre microrganismos e vegetais pode resultar em fenômenos sinérgicos com a produção de compostos bioativos de propriedades farmacológicas. Actinobactérias, grupo de bactérias filamentosas Gram-positivas se destacam por produzir diferentes compostos bioativos de ação anti-inflamatória, anti-parasitária antitumoral, antioxidante, antimicrobiana, além de enzimas de interesse farmacêutico. Visando a busca por novos compostos bioativos de origem microbiana, este estudo teve como objetivo o isolamento de actinobacterias presente em solo rizosférico de Pogostemon cablin Benth (patchouli). O isolamento bacteriano foi realizado após solubilização 10 g de solo rizosférico em tampão fosfato (pH 7.2), e 100 µl da suspensão microbiana das diluições 10-3, 10-4, 10-5 foi semeada nos meios de cultura Agar Asparagina levedura, Agar amido caseína e Agar Glicerol Asparagina, suplementados com Nistatina (64 µg/mL), durante 21 dias à 37ºC. As actinobactérias isoladas foram identificadas por caracteres bioquímicos, macromorfológicos, micromorfológicos a partir do microcultivo em microscopia de luz comum e microscopia eletrônica de varredura. Foram isoladas 18 actinobactérias, denominadas PAT1 a 18, as quais apresentaram colônias bacterianas com micélio aéreo variando nas cores branca, verde e cinza, aspecto pulverulento e velutino e morfologia da cadeia de esporos variando entre Retinaculum apertum, reta e flexuosa, compatíveis com o gênero Streptomyces sp. Foi observado na análise bioquímica em meio sólido que do total, 16 produzem proteases com ação sobre a gelatina. Estes dados contribui com a informação sobre a presença desse grupo de bactérias no bioma Amazônia e descreve pela primeira vez a presença de actinobactérias em solo rizosférico de Pogostemon cablin Benth (patchouli).
Título do Evento
III Encontro Regional Sobre Biodiversidade e Biologia de Organismos Neotropicais - III BIOBON
Cidade do Evento
Santarém
Título dos Anais do Evento
Anais do III Encontro Regional Sobre Biodiversidade e Biologia de Organismos Neotropicais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, ADRIELLE LEAL et al.. PROSPECÇÃO DE ACTINOBACTÉRIAS RIZOSFÉRICAS DE POGOSTEMON CABLIN BENTH (PATCHOULI).. In: Anais do III Encontro Regional Sobre Biodiversidade e Biologia de Organismos Neotropicais. Anais...Santarém(PA) UFOPA, 2017. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/biobon/61032-PROSPECCAO-DE-ACTINOBACTERIAS-RIZOSFERICAS-DE-POGOSTEMON-CABLIN-BENTH-(PATCHOULI). Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes