CAMPO DA AVIAÇÃO, A HISTÓRIA PELA FOTOGRAFIA: DA CRIAÇÃO DO AEROCLUBE AO PRIMEIRO VOO DA LINHA AÉREA CAXIAS DO SUL-SÃO PAULO (1941-1988)

Publicado em - ISBN: 978-65-5941-995-1

Título do Trabalho
CAMPO DA AVIAÇÃO, A HISTÓRIA PELA FOTOGRAFIA: DA CRIAÇÃO DO AEROCLUBE AO PRIMEIRO VOO DA LINHA AÉREA CAXIAS DO SUL-SÃO PAULO (1941-1988)
Autores
  • Vagner Augusto Pedri
Modalidade
Artigo completo (opcional, envio pode ser feito posterior ao evento)
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 3 – Máquinas, ferramentas e objetos: as dimensões estéticas dos equipamentos e objetos industriais; o design e os designers industriais; a produção industrial de objetos de consumo, a reinterpretação artística das ferramentas e máquinas; redes de transporte; museus de ciências, museus industriais e museus ferroviários.
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial_2022/589314-campo-da-aviacao-a-historia-pela-fotografia--da-criacao-do-aeroclube-ao-primeiro-voo-da-linha-aerea-caxias-do-su
ISBN
978-65-5941-995-1
Palavras-Chave
Aviação. Caxias do Sul. Aeroclube. Ensino de História.
Resumo
O presente trabalho investiga a história do Aeroclube e do Aeroporto de Caxias do Sul (RS) a partir do arquivo fotográfico disponibilizado pela instituição, compreendendo o período de sua criação até o primeiro voo de uma linha aérea que ligou uma cidade do interior a uma capital de outro Estado, no recorte entre 1941 e 1988. Os investimentos na aviação no Brasil começaram tardiamente, mesmo que entusiastas brasileiros já estivessem realizando testes com aeronaves, de forma amadora, ainda na primeira década do século XX. Com o AeroClube do Brasil fundado no início dos anos 1920, a aviação brasileira recebeu incentivos por parte do governo apenas no período entre-guerras, mais precisamente durante o Governo Vargas, no Estado Novo, que trouxe em sua política a Campanha Nacional da Aviação. O Aeroclube de Caxias do Sul é um entre tantos que foram criados durante o Estado Novo. Nesse período, surge na política de aviação o jornalista Assis Chateaubriand, que lançou a Campanha Nacional da Aviação com o slogan “Dêem asas ao Brasil”. A campanha teve como objetivo que empresas privadas doassem aeronaves aos Aeroclubes pelo Brasil. O Aeroclube de Caxias receberá seu primeiro Avião, um Piper Cruiser PA-11-PP TODA, com o batismo de “ Duque de Caxias” em 24 de agosto de 1941, data também de sua inauguração. Com o fim do Estado Novo os incentivos na aviação diminuíram, mas o Aeroclube de Caxias do Sul manteve a formação de pilotos. Em 1952, o Aeroclube de Caxias mudou de endereço, retirou sua sede no atual Bairro Cinquentenário e passou a atuar no endereço atual, no Bairro Salgado Filho, em Caxias do Sul. Na década de 1960, o Aeroclube apoiou o movimento pela Legalidade. O período do Governo Militar representou atraso para a aviação brasileira, principalmente para os Aeroclubes. A Prefeitura de Caxias do Sul e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a partir dos anos de 1970, se uniram para investir no Aeroclube e Aeroporto da cidade, asfaltando sua pista para receber o então presidente General Emílio Médici. Nesse mesmo período, o Aeroporto recebeu a denominação de Aeroporto Hugo Cantergiani. Em 1980, o Aeroclube e Aeroporto, novamente com incentivo do Estado e da Prefeitura de Caxias do Sul, recebeu investimento para se tornar um aeroporto intermunicipal. Esses acontecimentos foram registrados por meio de imagens fotográficas, um dos focos de investigação da pesquisa ora apresentada. Ainda, a pesquisa teve como objetivo a elaboração de um jogo, semelhante aos jogos Super Trunfo, voltado ao Ensino de História, a partir do acervo fotográfico analisado, que tem relevância para o campo do patrimônio industrial da cidade de Caxias do Sul.
Título do Evento
II Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Caxias do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEDRI, Vagner Augusto. CAMPO DA AVIAÇÃO, A HISTÓRIA PELA FOTOGRAFIA: DA CRIAÇÃO DO AEROCLUBE AO PRIMEIRO VOO DA LINHA AÉREA CAXIAS DO SUL-SÃO PAULO (1941-1988).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial_2022/589314-CAMPO-DA-AVIACAO-A-HISTORIA-PELA-FOTOGRAFIA--DA-CRIACAO-DO-AEROCLUBE-AO-PRIMEIRO-VOO-DA-LINHA-AEREA-CAXIAS-DO-SU. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes