MAESA 360º: PERSONAGENS FICCIONAIS E NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL

Publicado em - ISBN: 978-65-5941-995-1

Título do Trabalho
MAESA 360º: PERSONAGENS FICCIONAIS E NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL
Autores
  • Felipe Gue Martini
  • Fabiane Reginato
  • Raísa da Silva dos Santos
Modalidade
Artigo completo (opcional, envio pode ser feito posterior ao evento)
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 2 – As representações do trabalho e do trabalhador: artes plásticas, fotografia, cinema, artes gráficas, literatura.
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial_2022/588985-maesa-360--personagens-ficcionais-e-narrativas-transmidiaticas-como-abordagem-pedagogica-sobre-o-patrimonio-indu
ISBN
978-65-5941-995-1
Palavras-Chave
Narrativa transmidiática; Maesa; Personagens;
Resumo
Relato de experiência de atividade pedagógica transdisciplinar realizada no contexto da graduação do Centro Integrado de Comunicação, do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, de Caxias do Sul/RS, desenvolvida em três disciplinas, Produção de Conteúdo, Edição de Vídeo e Comunicação Visual, que atendem aos seguintes cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas (bacharelados), Fotografia e Produção Audiovisual: Cinema e Vídeo (tecnólogos). Diante do debate público em torno do espaço ocioso do Complexo da Maesa (Metalúrgica Abramo Eberle S.A) e os movimentos dos diferentes setores econômicos em torno do plano de ocupação, os professores decidiram trazer o tema para a sala de aula com um objetivo de integrar pesquisa, ensino e extensão. Com base em teorias de narratologia, especialmente as propostas da jornada do herói de Joseph Campbell e Christopher Vogler e design de estória, de Robert Mckee, a equipe propôs uma prática avaliativa transdisciplinar. Participaram dessa fase de pesquisa e desenvolvimento as professores e professores Alexandre Derlam, Camila Cornutti, Felipe Gue Martini, Giovanni da Rocha, Ramon Tissot e Taísa Festugato. Os objetivos pedagógicos do projeto foram os seguintes: a) desenvolver habilidades e competências na área de criação de conteúdo e narrativas, produção gráfica, sonora, fotográfica, audiovisual e transmidiática; b) promover articulação entre atividades acadêmicas experimentais e problemas reais da sociedade civil da cidade; c) produzir conhecimento sobre pertencimento, sociabilidade, patrimônio histórico da cidade e acervos culturais; - d) promover diálogos e debates sobre os usos do espaço público da cidade de Caxias do Sul. A metodologia foi fundada no conceito de narrativa transmidiática, modelo que enseja a criação de universos com contextos históricos, sociais e geográficos de múltiplas territorialidades e personagens, onde narrativas podem ser desenvolvidas de forma aberta por criadores, realizadores e público, em modos horizontais de organização (são exemplos os universos como Harry Potter, Marvel e Guerra nas Estrelas). Como primeira etapa dessa realização, foram criados oito grupos de estudantes que desenvolveram personagens inspirados na história do antigo complexo da Maesa, baseados nos arquétipos da jornada do herói (herói, sombra, mentor, arauto, camaleão, guardião de limiar e pícaro); criados sem restrição temporal, sem relação arbitrária com a realidade, ou seja, numa espécie de apreensão livre das realidades pesquisadas sobre a história da Maesa e seu contexto. O nome Maesa 360º foi definido também numa prática avaliativa de naming, dentro da disciplina de Comunicação Visual. Após a criação textual, os estudantes buscaram atores para caracterizar os personagens e registrá-los em fotografia e vídeo. Contaram com ajuda da equipe do curso de Estética e Cosmética para maquiagem e figurino, além do apoio da turma de Edição de Vídeo nos registros. Para essa apresentação, destacamos um dos oito personagens criados, de autoria das estudantes Raísa da Silva, Fabiane Reginato, Álan Novello, Greice de Gois, Sandriane Canabarro e Miriam Vieira, chamado Arthur Rosa. Ele serve como uma amostra do desenvolvimento dos objetivos citados acima, bem como das possibilidades de trabalhar com universos lúdicos e pedagógicos a fim de promover a cidadania cultural de estudantes e público em geral.
Título do Evento
II Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Caxias do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINI, Felipe Gue; REGINATO, Fabiane; SANTOS, Raísa da Silva dos. MAESA 360º: PERSONAGENS FICCIONAIS E NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial_2022/588985-MAESA-360--PERSONAGENS-FICCIONAIS-E-NARRATIVAS-TRANSMIDIATICAS-COMO-ABORDAGEM-PEDAGOGICA-SOBRE-O-PATRIMONIO-INDU. Acesso em: 16/08/2025

Trabalho

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