“TECIDOS, FIOS E NÓS”, UM DOCUMENTÁRIO PARA SE COMPREENDER A MEMÓRIA INDUSTRIAL DE SOBRAL - CE (2011)

Publicado em 10/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-386-8

Título do Trabalho
“TECIDOS, FIOS E NÓS”, UM DOCUMENTÁRIO PARA SE COMPREENDER A MEMÓRIA INDUSTRIAL DE SOBRAL - CE (2011)
Autores
  • Adson Rodrigo Silva Pinheiro
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 2 – As representações do trabalho e do trabalhador: artes plásticas, fotografia, cinema, artes gráficas, literatura.
Data de Publicação
10/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial/222094-tecidos-fios-e-nos-um-documentario-para-se-compreender-a-memoria-industrial-de-sobral---ce-(2011)
ISBN
978-85-5722-386-8
Palavras-Chave
patrimônio industrial; memórias; identidades; Sobral.
Resumo
“A Vida entre Tecidos, Fios e Nós” é um documentário produzido em 2011 que trata sobre as memórias e histórias de ex-trabalhadores da fábrica de tecidos da cidade de Sobral - CE. O tema dessa pesquisa busca entender os desafios nas reflexões e ações no aspecto da valorização dos antigos espaços fabris e possível reutilização destes, partindo das narrativas expressam momentos de alegrias, decepções, revoltas, anseios, utopias para entender conceitos como memória, identidades e referências culturais. Procura também articular a compreensão de momentos do cotidiano de trabalho, horas-extras, condições de trabalho, salários, casa, família, bem como a realização de festas no clube ‘Cassino’, os encontros/namoros/casamentos, as ‘manhãs de sol’ em comemoração ao dia do trabalhador (1º de maio) por meio do documentário. Essa produção audiovisual é uma forma de discutir a introdução das memórias e de aspectos audiovisuais para identificar, no campo da história do trabalho, questões de natureza teórico-metodológica, que se relacionam com a história oral, mas também com a documentação e a identificação dos bens culturais materiais e imateriais relacionadas à indústria. A metodologia se deu através de um processo dialógico construído a partir de uma revisão bibliográfica, da conversa com antigos trabalhadores e intelectuais sobre o impacto da fábrica para a cidade e a população em geral. Nesse estudo, levamos em conta, principalmente, os temas já mencionados, alcançando como resultado a aproximação com múltiplas territorialidades e temporalidades no entorno das memórias construídas na fábrica. Portanto, avaliamos o uso das fontes não escritas para a produção historiográfica através do documentário para compreender as relações de esquecimento, a espontaneidade da lembrança e a integração dinâmica e que a memória coletiva está aportada em conjuntos sociais, políticos e culturais relacionados à presença da fábrica na região. Bibliografia de referência: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. BERGERON Louis. Arqueología Industrial, pasado y presente. In: Revista de Historia Industrial, nº 7, pp.169-195, 1995. SAMPAIO, Maria da Luz. Da fábrica ao museu: identificação, patrimonialização e difusão da cultura técnico-industrial. Lisboa: Caleidoscópio, 2017. PORTELLI, Alessandro. ‘O momento da minha vida’: funções do tempo na história oral. In: FENELON, Déa Ribeiro et. al. (Org.). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho d’Água, 2004, p. 296-313. _____. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
Título do Evento
I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Adson Rodrigo Silva. “TECIDOS, FIOS E NÓS”, UM DOCUMENTÁRIO PARA SE COMPREENDER A MEMÓRIA INDUSTRIAL DE SOBRAL - CE (2011).. In: Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Arte_Patrimonio_Industrial/222094-TECIDOS-FIOS-E-NOS-UM-DOCUMENTARIO-PARA-SE-COMPREENDER-A-MEMORIA-INDUSTRIAL-DE-SOBRAL---CE-(2011). Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes