OS TRABALHADORES ENTRANDO NA FÁBRICA: KUXA KANEMA E O NASCIMENTO DO CINEMA (MOÇAMBIQUE, 1978-1986)

Publicado em 10/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-386-8

Título do Trabalho
OS TRABALHADORES ENTRANDO NA FÁBRICA: KUXA KANEMA E O NASCIMENTO DO CINEMA (MOÇAMBIQUE, 1978-1986)
Autores
  • Adele de Moura Valença Motta
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 2 – As representações do trabalho e do trabalhador: artes plásticas, fotografia, cinema, artes gráficas, literatura.
Data de Publicação
10/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial/222013-os-trabalhadores-entrando-na-fabrica--kuxa-kanema-e-o-nascimento-do-cinema-(mocambique-1978-1986)
ISBN
978-85-5722-386-8
Palavras-Chave
Moçambique, cinema, trabalho, fábrica
Resumo
De 1978 a 1986, em Moçambique, foram produzidos os filmes do Kuxa Kanema (“Nascimento do Cinema”), uma iniciativa do Instituto Nacional de Cinema apoiada por inúmeros intelectuais, cineastas e técnicos estrangeiros. O país havia conquistado recentemente sua independência, e o Kuxa Kanema buscava – num país onde mal circulavam sequer imagens fotográficas – “filmar o povo e devolver ao povo sua imagem”. Os filmes, curtos e de caráter documental, mostravam o dia a dia da população na construção da nova sociedade, e circulavam pelo país em cinemas móveis. Este trabalho visa discutir a representação do trabalho fabril nesses filmes. A análise parte dos discursos enunciados pelos próprios filmes. Esses discursos aparecem na narração ou na voz de entrevistados, e são o aspecto central dos filmes, aquele cujo ponto de vista guia os espectadores e organiza o argumento. Em relação ao discurso, portanto, a imagem e os outros sons (como a música e os sons do ambiente) são secundários. Mais do que uma simples relação hierárquica, é no confronto entre o discurso e os demais elementos que saltam aos olhos as contradições, os atos falhos, as brechas. Foram selecionados os filmes, ou trechos deles, que efetivamente mostram o ambiente fabril e seus trabalhadores. Nota-se, de imediato, que a presença de operários é esparsa, por tratar-se de uma sociedade majoritariamente rural. Outro ponto de destaque são os tipos de indústria observados, ligados principalmente à indústria alimentícia e à produção do campo. Esse fenômeno contrapõe-se à imagem usual da fábrica, sempre associada às áreas urbanas, e denota a subordinação da indústria ao trabalho no campo, devido ao pouco desenvolvimento técnico no país, legado de quase um século do colonialismo português na região.
Título do Evento
I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOTTA, Adele de Moura Valença. OS TRABALHADORES ENTRANDO NA FÁBRICA: KUXA KANEMA E O NASCIMENTO DO CINEMA (MOÇAMBIQUE, 1978-1986).. In: Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Arte_Patrimonio_Industrial/222013-OS-TRABALHADORES-ENTRANDO-NA-FABRICA--KUXA-KANEMA-E-O-NASCIMENTO-DO-CINEMA-(MOCAMBIQUE-1978-1986). Acesso em: 26/06/2025

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