A FUNDIÇÃO ARTÍSTICA E A SUA INTER-RELAÇÃO COM O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Publicado em 10/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-386-8

Título do Trabalho
A FUNDIÇÃO ARTÍSTICA E A SUA INTER-RELAÇÃO COM O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autores
  • Alice De Almeida Américo
  • REGINA ANDRADE TIRELLO
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 4 – A produção do saber e do ensino: o saber técnico e artístico relacionado à produção industrial; escolas de artes e ofícios, liceus, escolas técnicas, livros e manuais técnicos.
Data de Publicação
10/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial/220904-a-fundicao-artistica-e-a-sua-inter-relacao-com-o-processo-de-industrializacao-da-cidade-de-sao-paulo
ISBN
978-85-5722-386-8
Palavras-Chave
Fundição Artística, Esculturas em bronze, São Paulo, Galileo Emendabili, Industrialização.
Resumo
A técnica da fundição artística é imprescindível para o trabalho dos escultores, ou seja, é o fundidor que garante a execução de processos que transformam um modelo em uma escultura de metal. Trata-se de uma expertise que, para além da tecnologia, demanda também simbiose entre o criador e o executor das obras. As primeiras experiências em fundição de obras de arte remetem a vinda da Missão Francesa, que instituiu a formação de artífices para os diferentes ramos da indústria e artistas para o exercício das belas artes. Período em que, com o movimento de reurbanização das cidades e manifestações ligadas a afirmação de símbolos nacionais, abrem-se espaços para uma produção mais sistêmica de esculturas em metal. Mas teria sido a criação da escola de fundição do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, nos primeiros anos do século XX, a impactar a qualidade de formação de artesãos e o aperfeiçoamento de processos metalúrgicos no Brasil. A capacitação profissional no Liceu dava-se a partir do estudo das técnicas para a reprodução de peças artísticas notórias, ou seja, da feitura de réplicas de importantes obras internacionais em metal. Ao favorecer esta atividade, a instituição impulsionou também a abertura de fundições particulares, que por anos trabalharam com antigas técnicas, com destaque para os tradicionais métodos de escultura de peças metálicas de produção italianos – a exemplo da moldagem com cera perdida – executando importantes obras de artistas renomados, como o escultor Galileo Emendabili. Com este trabalho, que integra parte de pesquisa de mestrado em desenvolvimento sobre conservação e restauro de obras de arte em espaço público na capital paulista – correspondente ao acervo protegido pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo – tenciona-se refletir sobre a relevância da fundição artística nesta cidade e da difusão de conhecimento técnico específico trazido por imigrantes italianos no início do século XX que permeou o ensino no Liceu. Dando ênfase ao estudo da produção artística de Emendabili, busca-se com esta pesquisa melhor entendimento das técnicas de fundição empregadas para produção de peças com qualidade de fatura, em superfície e acabamento, que começaram a ser possibilitadas no país. Este fenômeno será avaliado à luz do desenvolvimento tecnológico do período, buscando-se aferir as inter-relações entre as mudanças no processo industrial na capital paulista e a criação de fundições e escolas técnicas, que continuaram a capacitar profissionais para a produção de esculturas por décadas. Com esta pesquisa busca-se ainda contribuir com um melhor conhecimento das técnicas antigas de fundição artística para que o conhecimento não se perca e obstaculize, até mesmo, ações adequadas de conservação das obras de metal.
Título do Evento
I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMÉRICO, Alice De Almeida; TIRELLO, REGINA ANDRADE. A FUNDIÇÃO ARTÍSTICA E A SUA INTER-RELAÇÃO COM O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO.. In: Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Arte_Patrimonio_Industrial/220904-A-FUNDICAO-ARTISTICA-E-A-SUA-INTER-RELACAO-COM-O-PROCESSO-DE-INDUSTRIALIZACAO-DA-CIDADE-DE-SAO-PAULO. Acesso em: 17/08/2025

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