ARQUITETURA VERNACULAR AMAZÔNICA: A PALAFITA EM FOCO

Publicado em 15/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-479-6

Título do Trabalho
ARQUITETURA VERNACULAR AMAZÔNICA: A PALAFITA EM FOCO
Autores
  • Profa. Dra. Ana Klaudia de Almeida Viana perdigão
  • TAINÁ MARÇAL DOS SANTOS MENEZES
Modalidade
Artigo
Área temática
Eixo Temático 2 - Ensino, Pesquisa e Extensão | Voltado para a divulgação e reflexão crítica de experiências de pesquisa, ensino e/ou extensão no campo da arquitetura vernácula ou popular que possam contribuir para o avanço teórico, metodológico e/ou prático da formação profissional nas áreas de conhecimento que possuem interface com este campo.
Data de Publicação
15/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqvernapop/387935-arquitetura-vernacular-amazonica--a-palafita-em-foco
ISBN
978-65-5941-479-6
Palavras-Chave
análise tipológica; representações espaciais; palafita; arquitetura; Amazônia
Resumo
Investiga-se a palafita amazônica, uma arquitetura vernacular culturalmente reproduzida na região norte do Brasil, por meio do campo das representações espaciais (PERDIGÃO; BRUNA, 2009) em áreas do município de Belém, estado do Pará, continental e insular, Vila da Barca e Ilha do Combú; e no município de Careiro da Várzea, estado do Amazonas, uma comunidade em Miracauera. Propõe-se uma análise tipológica, através do tipo e da tipologia, baseada em aspectos topológicos e geométricos, respectivamente. Objetiva-se produzir conhecimento operativo, a partir da construção de categorias que ofereçam consistência ao ponto de partida, na concepção arquitetônica, pelo ponto de vista do projetista e, assim, abranger as relações estabelecidas entre o ser humano e seu entorno construído, pela perspectiva do usuário. A investigação tipológica ocorreu com base no estudo realizado por Perdigão (2016) em palafitas na cidade de Afuá, na Ilha do Marajó, ao norte do Brasil. A ampliação do estudo para outras comunidades resulta na constatação de particularidades tipológicas em cada comunidade, especialmente, em perímetros menos adensados, quando se mostram condizentes com o seu princípio gerador, o tipo palafita amazônico (MENEZES, 2015). Confirmando, assim, estudos do Laboratório Espaço e Desenvolvimento Humano da UFPA, sobre a importância do tipo como gênese do projeto, justificando sua natureza epistemológica como objeto de conhecimento e demonstrando caminhos seguros para fundamentação do projeto de arquitetura em respeito ao lugar e ao fortalecimento da cultura ribeirinha amazônica.
Título do Evento
3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERDIGÃO, Profa. Dra. Ana Klaudia de Almeida Viana; MENEZES, TAINÁ MARÇAL DOS SANTOS. ARQUITETURA VERNACULAR AMAZÔNICA: A PALAFITA EM FOCO.. In: Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular. Anais...Salvador(BA) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqvernapop/387935-ARQUITETURA-VERNACULAR-AMAZONICA--A-PALAFITA-EM-FOCO. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes