HARMONIA E LAGOA: VILAS OPERÁRIAS EM MADEIRA

Publicado em 15/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-479-6

DOI
10.29327/153996.2-7  
Título do Trabalho
HARMONIA E LAGOA: VILAS OPERÁRIAS EM MADEIRA
Autores
  • Carolina Fressatti Cardoso
  • Ricardo Dias Silva
Modalidade
Artigo
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Memória e Patrimônio | Reúne trabalhos de cunho teórico ou prático que focalizem as relações da arquitetura vernácula ou popular com a produção de conhecimento histórico, com a construção de memórias individuais ou coletivas e com a constituição de patrimônios culturais por parte do Estado ou de grupos sociais.
Data de Publicação
15/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqvernapop/387460-harmonia-e-lagoa--vilas-operarias-em-madeira
ISBN
978-65-5941-479-6
Palavras-Chave
vila operária; modo tradicional de construir; madeira; arquitetura popular; Paraná.
Resumo
Harmonia e Lagoa são vilarejos de trabalhadores em Telêmaco Borba (PR) construídos pela Indústria Klabin do Paraná de Celulose S/A na década de 1940. Foram implantadas como vilas operárias planejadas pela empresa e possuem características modernas como a organização da cidade e das casas, necessidades mínimas de salubridade e higiene. Por outro lado, as construções operárias trazem um sistema construtivo tradicional do Paraná, com o uso da madeira com a tábua na vertical e mata-junta, modo de construir amplamente usado no território paranaense. O objetivo deste artigo é discutir as influências de uma forma tradicional de construir em uma vila operária planejada no interior do Paraná, com o estudo de caso das vilas de Harmonia e Lagoa. O método utilizado foi a análise bibliográfica, análise de mapas e imagens, de tal modo que permitisse a identificação dos elementos tradicionais no caso dessas vilas operárias. Esse sistema construtivo já era conhecido dos paranaenses, usava de material abundante no estado e possibilitava a ocupação rápida do espaço. Como resultado notamos que o modo tradicional de construir foi incorporado na organização espacial e hierárquica da vila, é usado como distinção para as casas dos operários. As casas possuíam tipos e volumes com poucas variações, possibilitando uma padronização das casas em madeira para os operários.
Título do Evento
3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARDOSO, Carolina Fressatti; SILVA, Ricardo Dias. HARMONIA E LAGOA: VILAS OPERÁRIAS EM MADEIRA.. In: Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular. Anais...Salvador(BA) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqvernapop/387460-HARMONIA-E-LAGOA--VILAS-OPERARIAS-EM-MADEIRA. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes