CONSTRUIR E RESISTIR, OS QUILOMBOS OITOCENTISTAS DO BAIXO AMAZONAS

Publicado em 15/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-479-6

DOI
10.29327/153996.2-2  
Título do Trabalho
CONSTRUIR E RESISTIR, OS QUILOMBOS OITOCENTISTAS DO BAIXO AMAZONAS
Autores
  • catarine de nazaré moreira saunier
Modalidade
Artigo
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Memória e Patrimônio | Reúne trabalhos de cunho teórico ou prático que focalizem as relações da arquitetura vernácula ou popular com a produção de conhecimento histórico, com a construção de memórias individuais ou coletivas e com a constituição de patrimônios culturais por parte do Estado ou de grupos sociais.
Data de Publicação
15/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqvernapop/376686-construir-e-resistir-os-quilombos-oitocentistas-do-baixo-amazonas
ISBN
978-65-5941-479-6
Palavras-Chave
quilombos oitocentistas; Baixo Amazonas; Espaços Construídos; Identidades.
Resumo
Esse escrito busca compreender a importância das estratégias construtivas e espaciais que possibilitaram a permanência e o desenvolvimento dos quilombos do Baixo Amazonas no Pará, durante o século XIX. As fugas crescentes desse período e o aumento desses assentamentos se deram pela possibilidade de implantação desses grupos em locais recônditos que, ao mesmo tempo, proporcionavam proteção e meios de vida na região. Para a viabilização desse estudo foram levantadas documentações de invasões oficiais a esses assentamentos, relatórios provinciais e escritos de viajantes e exploradores que direta e indiretamente tiveram contato com esses grupos. A partir dessas fontes foi possível vislumbrar as estratégias bem-sucedidas dos quilombolas que conseguiram desenvolver suas arquiteturas, crenças, celebrações e ainda se inserir na economia local com as produções de suas terras. Estar em um quilombo no Baixo Amazonas, ainda que recôndito na floresta, não significou o isolamento social e econômico desses grupos. Veremos igualmente que as tipologias construtivas e os modos de viver foram resultado de idiossincrasias regionais vividas pela interação com diferentes etnias e grupos no mundo cativo, assim como, com as especificidades da natureza local.
Título do Evento
3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SAUNIER, catarine de nazaré moreira. CONSTRUIR E RESISTIR, OS QUILOMBOS OITOCENTISTAS DO BAIXO AMAZONAS.. In: Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular. Anais...Salvador(BA) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqvernapop/376686-CONSTRUIR-E-RESISTIR-OS-QUILOMBOS-OITOCENTISTAS-DO-BAIXO-AMAZONAS. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes