A CIDADE ESVAZIADA: O LOCKDOWN EM ARARAQUARA-SP

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
A CIDADE ESVAZIADA: O LOCKDOWN EM ARARAQUARA-SP
Autores
  • Laís da Silva Rodrigues
  • Evandro Fiorin
  • Mariana Mamedes dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo - A pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo; Historiografia e documentação: as fontes documentais e a escrita da História da Arquitetura; O edifício como documento; Biografias: Os arquitetos na História da Arquitetura; Documentação e preservação das técnicas construtivas e da arquitetura vernacular; Poética, cultura, estética: arte, arquitetura, arquivos.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/403953-a-cidade-esvaziada--o-lockdown-em-araraquara-sp
ISSN
Palavras-Chave
Lockdown, Araraquara-SP, COVID-19, Urbanismo
Resumo
A proposta deste trabalho reside na construção de uma breve reflexão entre o comportamento das ações políticas-sanitárias no combate a febre amarela, que acometeu a sociedade de Araraquara, cidade situada no interior paulista, no período de 1895 até 1898, e as medidas tomadas no combate a COVID-19 (2020-2021). Para isto é traçado um panorama do desenvolvimento das doenças, incluindo os efeitos do lockdown e um comparativo estatístico da duração das moléstias em relação ao número de vidas perdidas. É importante ressaltar que os estudos problematizam sobre a vinculação do processo de urbanização aliado ao saneamento básico contribui no controle das doenças. A evidência dessa correlação é conseguida a partir da revisão histórica e documental da cidade, por meio de bibliografia e registros oficiais disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Araraquara. Compreender a disseminação de uma epidemia demanda tempo e suporte em várias áreas do conhecimento. O combate a processos epidemiológicos é uma questão importante que figura em destaque na última década, visto a várias moléstias que acometem a sociedade como um todo, antes de toda pandemia há uma epidemia. Basta um caminhar pela história para encontrar ciclos repetidos de ações sanitárias e urbanas (urbanismo sanitário) no enfrentamento de doenças como: varíola, malária, febre amarela, influenza A (H1N1), SARS e, atualmente, COVID-19. Precisamos aprender com o passado para alcançarmos o futuro. A sociedade pós-pandêmica não existe, o que existe é uma sociedade permanentemente pandêmica, cíclica, que de tempos em tempos ganha fôlego para caminhar até iniciar novamente todo o processo em busca de uma nova “cura”. Em 1895 Araraquara tornou-se uma cidade praticamente deserta durante o enfrentamento da febre amarela. Agora, em 2021, presenciamos um comportamento parecido no combate a COVID-19. O que levou os governos das épocas a tomarem essa decisão? Quais medidas sanitaristas foram tomadas? O curso da epidemia de febre amarela foi estudado e catalogado por pesquisadores, ela serve de auxílio ao combate da COVID-19? Mais uma vez o passado ensina o presente e, quem sabe, o futuro? Essas são questões que pretendemos levantar para o entendimento da importância de uma ação urbanística consciente no combate às doenças que assolam a sociedade.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Laís da Silva; FIORIN, Evandro; SANTOS, Mariana Mamedes dos. A CIDADE ESVAZIADA: O LOCKDOWN EM ARARAQUARA-SP.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/403953-A-CIDADE-ESVAZIADA--O-LOCKDOWN-EM-ARARAQUARA-SP. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes