A CONSTRUÇÃO DO HIPER-REAL PARA O ESPETÁCULO DA CIDADE: O PORTO DE CUIABÁ E SUAS ARQUITETURAS INANIMADAS.

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DO HIPER-REAL PARA O ESPETÁCULO DA CIDADE: O PORTO DE CUIABÁ E SUAS ARQUITETURAS INANIMADAS.
Autores
  • Kellen Melo Dorileo Louzich
  • Evandro Fiorin
  • Mara Lopes Côrtes
  • Loiva Canova
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 4 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas - Patrimônio e valores: a perspectiva crítica; A trajetória das políticas de preservação: entre o lembrar e o esquecer; Atores e agentes do patrimônio e sua ação ao longo do tempo; Arquivos e historiografia da arquitetura: a constituição do corpus patrimonial; A emergência da cidade como objeto de preservação; Intervenções sobre o patrimônio protegido: métodos e perspectivas.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/403047-a-construcao-do-hiper-real-para-o-espetaculo-da-cidade--o-porto-de-cuiaba-e-suas-arquiteturas-inanimadas
ISSN
Palavras-Chave
Vitrine, Espetáculo Urbano, Orla do Porto, Cuiabá, Brasil.
Resumo
Arquiteturas fantasiosas e extravagante são produzidas pela sociedade do espetáculo. Essas arquiteturas não são reais, pois já não está envolto em nenhum imaginário. É um hiper-real, um produto de síntese irradiando modelos combinatórios num hiperespaço sem atmosfera”. Elas seduzem e alienam o espectador com a sua hiper-realidade, fazendo-nos divagar em meio aos nossos devaneios por esta hiper-realidade. Na maioria das vezes utiliza a arquitetura para criar estes ambientes, ou seja, criam os simulacros, uma arquitetura sem vida, sem história, sem memória, sem alma, uma arquitetura inanimada. O objetivo deste trabalho é analisar as transformações urbanas ocorridas no Porto de Cuiabá que criam cenários hiper-reais para a construção de espetáculos urbanos. A cidade de Cuiabá, ou como era denominada de Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, foi fundada por Rodrigo César de Meneses em 1727, sobre um arraial minerador. O Porto apresenta em seus espaços vários tempos, os tempos das monções, das navegações, da modernização do fim do século passado, formando um palimpsesto. Tempos inscritos na arquitetura ainda presente no Porto. Porem as últimas transformações, que estavam vinculadas a um ideal de ‘cidade moderna’, que transformaram o Porto em vitrine para o mercado, de uma forma esvaziada e resfriada, desvalorizando os espaços e silenciando a tradição local. Tudo isso para compor o cenário da hiper-realidade em torno do tricentenário de Cuiabá, que completaria três séculos de fundação em 2022. Mas para a validação do espetáculo usou-se a data de fundação do Arraial da Forquilha e quase tudo ficou pronto para as festividades em 2019. As cidades sofrem silenciamentos e desvalorização da sua tradição e dos seus espaços. Estes que apresentam a vida da cidade, não são vistos por alguns como tendo o padrão desejado para serem utilizados com a imagem-mercadoria. Com este intuito, transforma-se os espaços para serem as vitrines da cidade. Em nenhum momento, está vitrine, valorizaram ou incentivaram o comercio local ou a comunidade, que mantem a tradição. Muito menos, contam a história do Rio Cuiabá ou a história do bairro. Contam a história da cidade, mas ao mesmo tempo que silencia a história e memória do porto, cria um simulacro da história da Vila do Cuiabá como se ela não existisse, ela que é ignorada pelo poder público e tenta sobrevive ao tempo e o abandono. Os espaços transformados ficam vazios a maior parte do tempo, pois não elaboram projetos para e com a comunidade local, mas para serem vitrines. O que beneficia poucas pessoas em um curto espaço de tempo, pois a novidade está sujeita a obsolescência, tendo um prazo de validade. Mas prejudica a cultura a longo prazo, de uma forma que um dia não saberemos mais qual é a nossa tradição, porque tudo foi transformado em mercadoria.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOUZICH, Kellen Melo Dorileo et al.. A CONSTRUÇÃO DO HIPER-REAL PARA O ESPETÁCULO DA CIDADE: O PORTO DE CUIABÁ E SUAS ARQUITETURAS INANIMADAS... In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/403047-A-CONSTRUCAO-DO-HIPER-REAL-PARA-O-ESPETACULO-DA-CIDADE--O-PORTO-DE-CUIABA-E-SUAS-ARQUITETURAS-INANIMADAS. Acesso em: 02/08/2025

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