A APROPRIAÇÃO DA ARQUITETURA PÓS-MODERNA EM CONJUNTOS EDIFICADOS DE VALOR PATRIMONIAL MODERNO E COLONIAL

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
A APROPRIAÇÃO DA ARQUITETURA PÓS-MODERNA EM CONJUNTOS EDIFICADOS DE VALOR PATRIMONIAL MODERNO E COLONIAL
Autores
  • Pedro Henrique Gomes Cardoso d'Ávila
  • Christine Ramos Mahler
  • Ana Amélia De Paula Moura Ribeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 4 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas - Patrimônio e valores: a perspectiva crítica; A trajetória das políticas de preservação: entre o lembrar e o esquecer; Atores e agentes do patrimônio e sua ação ao longo do tempo; Arquivos e historiografia da arquitetura: a constituição do corpus patrimonial; A emergência da cidade como objeto de preservação; Intervenções sobre o patrimônio protegido: métodos e perspectivas.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396719-a-apropriacao-da-arquitetura-pos-moderna-em-conjuntos-edificados-de-valor-patrimonial-moderno-e-colonial
ISSN
Palavras-Chave
Arquitetura Pós-moderna, Historiografia; Intervenções em pré-existência; 3 Arquitetos;
Resumo
As intervenções dos 3 Arquitetos – Éolo Maia, Jô Vasconcellos e Sylvio de Podestá – em sítios de valor patrimonial foram relevantes para o pós-modernismo mineiro. Dentre elas, a discussão sobre dois conjuntos na década de 1980: o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves – Rainha da Sucata (1984/1991) – em Belo Horizonte e a Casa do Arcebispo (1982/87) em Mariana. Estas áreas salvaguardadas, de diferentes temporalidades e concepções, sofreram intervenções por parte da equipe pós-moderna e são objeto de análise neste trabalho. O debate das ideias arquitetônicas de liberdades formais de Maia, Jô e Podestá tornam-se, a partir desta inserção em diferentes paisagens mineiras, uma questão importante para a compreensão das transformações do Brasil no final do século XX. O objetivo é identificar as decisões de projeto adotadas pelo grupo de arquitetos, quanto à linguagem, organização espacial, inserção urbana e quanto às diretrizes de intervenção em pré-existências: a condição original do entorno construído dos referidos espaços e as apropriações arquitetônicas derivadas da releitura do mesmo. A metodologia abrangerá os estudos de casos, com abordagem documental e historiográfica, com destaque para formação do pós-modernismo nacional e internacional, bem como do escritório 3 Arquitetos (1981-1988) como forma de entender o processo tardio do pós-modernismo no Brasil. Assim, a pesquisa discute critérios de intervenções em pré-existência a partir de autores de referência, conta com análises gráficas das peças arquitetônicas e fontes primárias (periódicos, entrevistas, jornais, boletins e revistas). Como contribuição, pretende-se dar visibilidade à discussão da arquitetura pós-moderna e sua contribuição em intervenções em pré-existências na historiografia brasileira.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

D'ÁVILA, Pedro Henrique Gomes Cardoso; MAHLER, Christine Ramos; RIBEIRO, Ana Amélia De Paula Moura. A APROPRIAÇÃO DA ARQUITETURA PÓS-MODERNA EM CONJUNTOS EDIFICADOS DE VALOR PATRIMONIAL MODERNO E COLONIAL.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396719-A-APROPRIACAO-DA-ARQUITETURA-POS-MODERNA-EM-CONJUNTOS-EDIFICADOS-DE-VALOR-PATRIMONIAL-MODERNO-E-COLONIAL. Acesso em: 20/07/2025

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