VICTOR DUBUGRAS E O ART NOUVEAU NA CIDADE DE SÃO PAULO: DESENHO E DOCUMENTO

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
VICTOR DUBUGRAS E O ART NOUVEAU NA CIDADE DE SÃO PAULO: DESENHO E DOCUMENTO
Autores
  • Amanda Bianco Mitre
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo - A pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo; Historiografia e documentação: as fontes documentais e a escrita da História da Arquitetura; O edifício como documento; Biografias: Os arquitetos na História da Arquitetura; Documentação e preservação das técnicas construtivas e da arquitetura vernacular; Poética, cultura, estética: arte, arquitetura, arquivos.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396630-victor-dubugras-e-o-art-nouveau-na-cidade-de-sao-paulo--desenho-e-documento
ISSN
Palavras-Chave
São Paulo, Victor Dubugras, Desenho de arquitetura, Memória, Art Nouveau
Resumo
A caracterização da cidade de São Paulo no decorrer do final do século XIX e início do século XX deve-se, entre outras condições, ao intenso desenvolvimento econômico e à significativa influência de modelos e profissionais de origem europeia. Os edifícios residenciais unifamiliares possibilitados pela burguesia em áreas como Avenida Paulista e Higienópolis cooperaram para a remodelação dos espaços e a introdução de métodos construtivos. Entre os profissionais da arquitetura que atuaram nessas localidades, o franco-argentino Victor Dubugras (1868-1933) destacou-se pelo desenho de exemplares residenciais notáveis em termos de vocabulário estético e técnico. Os palacetes vinculados ao estilo Art Nouveau idealizados para a elite paulistana nas duas primeiras décadas do século XX constituem como um de seus períodos mais criativos. No entanto, a maioria dos edifícios deste tipo e época elaborados por Dubugras foram demolidos nas décadas seguintes. Portanto, as informações contidas nos desenhos técnicos presentes em diferentes arquivos públicos ganham relevância pela sua qualidade de preservação e transmissão da memória arquitetônica. Tais materiais também podem demonstrar a evolução projetual da construção, por meio dos croquis e estudos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apreender os tipos de dados dispostos nos desenhos de Dubugras e a diferentes versões dos projetos. Duas residências Art Nouveau concebidas pelo arquiteto foram selecionadas para a análise: as propriedades do Dr. Domiciano Campos (1911) os prédios para o Dr. João Dente (1912). Para tanto, a metodologia se baseia em fontes disponibilizadas no conjunto de projetos mantidos no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e no acervo de desenhos de Dubugras preservado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MITRE, Amanda Bianco. VICTOR DUBUGRAS E O ART NOUVEAU NA CIDADE DE SÃO PAULO: DESENHO E DOCUMENTO.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396630-VICTOR-DUBUGRAS-E-O-ART-NOUVEAU-NA-CIDADE-DE-SAO-PAULO--DESENHO-E-DOCUMENTO. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

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