NOVO USO PARA O PALACETE DA RUA TIRA-CHAPÉU

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
NOVO USO PARA O PALACETE DA RUA TIRA-CHAPÉU
Autores
  • Wolney Alfredo Arruda Unes
  • Jéssica Marques
  • Marcelo Sáfadi
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 4 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas - Patrimônio e valores: a perspectiva crítica; A trajetória das políticas de preservação: entre o lembrar e o esquecer; Atores e agentes do patrimônio e sua ação ao longo do tempo; Arquivos e historiografia da arquitetura: a constituição do corpus patrimonial; A emergência da cidade como objeto de preservação; Intervenções sobre o patrimônio protegido: métodos e perspectivas.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396295-novo-uso-para-o-palacete-da-rua-tira-chapeu
ISSN
Palavras-Chave
patrimônio arquitetônico, Salvador, uso, Rua Chile
Resumo
A edificação da Associação dos Empregados do Comércio da Bahia (AECB), localizada na Rua Chile, é um marco entre os edifícios ecléticos construídos no século XX e ainda existentes em Salvador. O edifício, atualmente conhecido como Palacete Tira-Chapéu, foi nomeado patrimônio estadual pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) em 2011 e é integrante da área de proteção do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Salvador, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1984. De orientação eclética, com projeto do arquiteto italiano Baptista Rossi o edifício ficou abandonado e sem uso por mais de dez anos. Adquirido por um grupo de investidores, em 2012, a partir de 2020, deu-se início a um processo de restauração do edifício e o desafio é dotá-lo de uso compatível com sua localização notável, com a monumentalidade do edifício de três pavimentos e com sua riqueza estética. Cabe ressaltar que, apesar de tratar-se de obra do início do séc. XX, o edifício de se funde visualmente ao conjunto do séc. 16, como com o vizinho palácio Tomé de Souza (Bacher, 1986; Hale, 1994; Bonduki, 2010). O uso proposto foi fruto de vários meses de discussões entre os proprietários do edifício, investidores e equipe dos órgãos de patrimônio, sempre mediadas pela equipe de projetos, cujo desafio foi integrar e compatibilizar expectativa e demanda dos diversos atores envolvidos. O resultado é um projeto de uso que, mais que dar novo uso ao patrimônio arquitetônico, valoriza o edifício, propõe um novo ponto focal da região da Rua Chile e tem mesmo o condão de vir a modificar o uso do tecido urbano de seu entorno, dando nova vida à região. Referências similares de uso, a partir de edifícios do mesmo período, podem ser encontradas na fábrica Carpano (1898), adaptada por Ambrosini et al. (2007) para sediar um centro cultural gastronômico em Turim, bem como adaptação similar levada a cabo na Galeria Vítor Emanuel (Mengoni, 1877) de Milão. No Brasil, merece menção a adaptação pioneira da antiga sede da Light em S. Paulo (Preston e Curtis, 1925), levada a cabo em 1999 (Faggin, 2001).
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

UNES, Wolney Alfredo Arruda; MARQUES, Jéssica; SÁFADI, Marcelo. NOVO USO PARA O PALACETE DA RUA TIRA-CHAPÉU.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396295-NOVO-USO-PARA-O-PALACETE-DA-RUA-TIRA-CHAPEU. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes