A DIGITALIZAÇÃO 3D COMO FERRAMENTA DE DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
A DIGITALIZAÇÃO 3D COMO FERRAMENTA DE DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Autores
  • Júlio Cláudio da Gama Bentes
  • Cassiane Patzlaff
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 2 – Documentação e os desafios das novas tecnologias – ICOMOS.DOC - Building Information Modeling (BIM) e documentação digital da arquitetura; Sistemas de Informação; Smart Building - Smart Cities; Ferramentas digitais e novas mídias para documentação da arquitetura, cidade e paisagem; Inventários.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396199-a-digitalizacao-3d-como-ferramenta-de-documentacao-e-preservacao-do-patrimonio-arquitetonico
ISSN
Palavras-Chave
Patrimônio Historio, Arquitetônico e Artístico, Documentação Digital da Arquitetura, Digitalização 3D, Fabricação Digital.
Resumo
A preservação de bens culturais é de grande importância para a documentação e salvaguarda da memória. Em 2018 ocorreu uma grande perda cultural e histórica para o Brasil e para o mundo com o incêndio que atingiu o Paço de São Cristóvão e o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, sendo essa a mais antiga instituição científica do país e um dos maiores museus de história natural e de antropologia das américas. Essa tragédia motivou o estudo sobre a utilização das ferramentas de fabricação digital na documentação e preservação de bens culturais, especialmente os arquitetônicos, artísticos e históricos. Este estudo conta com a inserção de pesquisador doutor na “LAFF Digitalizações 3D”, empresa especializada no escaneamento de objetos 3D, através de recursos da FAPERJ. O presente trabalho apresenta a pesquisa sobre a digitalização 3D como ferramenta de auxílio à documentação, conservação e divulgação de bens culturais, em especial os relacionados à arquitetura, possibilitando ainda a ampliação do conhecimento sobre as técnicas de escaneamento e reprodução física e virtual desses bens culturais. Através da digitalização 3D, alguns artefatos foram digitalizados, sendo editados e manipulados para utilização em ambiente virtual, com usos possíveis em modelos HBIM para projetos de restauro e em "tours virtuais" com realidade aumentada/virtual (RA/RV), como ainda reproduzidos fisicamente através de técnicas de fabricação digital. A pesquisa teve como objetivos: o estudo de métodos e técnicas, a partir de investigação e experimentação, da digitalização 3D de elementos arquitetônicos, artísticos e históricos; as formas de registro e representação utilizando as ferramentas de fabricação digital para reprodução, tanto física como virtual, facilitando a consulta e visualização por terceiros. Para a digitalização 3D foi empregado o escâner Peel 2 (Creaform), que pode chegar a meio milímetro (0,5 mm) de resolução e acurácia. Como Estudos de Casos foram analisados os processos de digitalização 3D de elementos arquitetônicos, escultóricos e utilitários que compõem os conjuntos arquitetônicos e paisagísticos do Palácio de São Cristóvão (Museu Nacional) e do Palacete Linneo de Paula Machado (Casa Firjan da Indústria Criativa).
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BENTES, Júlio Cláudio da Gama; PATZLAFF, Cassiane. A DIGITALIZAÇÃO 3D COMO FERRAMENTA DE DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/396199-A-DIGITALIZACAO-3D-COMO-FERRAMENTA-DE-DOCUMENTACAO-E-PRESERVACAO-DO-PATRIMONIO-ARQUITETONICO. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes