ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA: DOCUMENTAÇÃO E REGISTRO ENTRE A “MORADA DO SOL” E A BOCA DO SERTÃO

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA: DOCUMENTAÇÃO E REGISTRO ENTRE A “MORADA DO SOL” E A BOCA DO SERTÃO
Autores
  • Eduardo Bacani Ribeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo - A pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo; Historiografia e documentação: as fontes documentais e a escrita da História da Arquitetura; O edifício como documento; Biografias: Os arquitetos na História da Arquitetura; Documentação e preservação das técnicas construtivas e da arquitetura vernacular; Poética, cultura, estética: arte, arquitetura, arquivos.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/395811-estrada-de-ferro-araraquara--documentacao-e-registro-entre-a-morada-do-sol-e-a-boca-do-sertao
ISSN
Palavras-Chave
Ferrovia, Patrimônio Ferroviário, Estrada de Ferro Araraquara
Resumo
Esta proposta de apresentação aborda a Estrada de Ferro Araraquara (EFA), ferrovia fundada em 1895 que se estendeu por mais de 400 km no noroeste paulista. Ao longo dos anos, a EFA foi pouco explorada pelo campo acadêmico, de modo esta reflexão toma por base a primeira pesquisa que, apresentada em 2020, na FAU-USP, buscou, entre outras questões, realizar o registro de parte significativa do patrimônio ferroviário da referida empresa. Assim, por meio de material fotográfico feito in loco, percorreu-se 169 km, entre as cidades de Araraquara e São José do Rio Preto, realizando o registro contemporâneo de 17 estações ferroviárias da EFA, tendo por objetivo compreender onde essas edificações se localizam (se área rural ou urbana), determinadas especificidades estéticas, históricas e materiais, bem como o uso que elas apresentam na atualidade. Como resultado, em termos estilísticos, foi possível reconhecer semelhanças e dessemelhanças e, no sentido histórico, alcançar o entendimento de que essas edificações são símbolos de um período significativo no histórico estadual paulista, de modo que elas, muitas vezes, foram propulsoras do desenvolvimento ou da formação das centralidades urbanas onde se encontram. No entanto, esse reconhecimento mostra-se incompatível com o estado crítico de conservação de muitas dessas edificações, que somado à ausência de proteção e inserção em políticas públicas que visem suas respectivas ressignificações, coloca em risco a sobrevivência de um traço cultural significativo do noroeste paulista.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Eduardo Bacani. ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA: DOCUMENTAÇÃO E REGISTRO ENTRE A “MORADA DO SOL” E A BOCA DO SERTÃO.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/395811-ESTRADA-DE-FERRO-ARARAQUARA--DOCUMENTACAO-E-REGISTRO-ENTRE-A-MORADA-DO-SOL-E-A-BOCA-DO-SERTAO. Acesso em: 25/07/2025

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