DA OCA À LAMA: A HISTÓRIA DA VILA DE REGÊNCIA AUGUSTA

Publicado em 27/12/2021

Título do Trabalho
DA OCA À LAMA: A HISTÓRIA DA VILA DE REGÊNCIA AUGUSTA
Autores
  • Leandro Teixeira Grandi
  • Luiz Guilherme Dutra de Oliveira
  • Emanoel Oliveira Ferreira
  • Aline Vargas da Silveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 4 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas - Patrimônio e valores: a perspectiva crítica; A trajetória das políticas de preservação: entre o lembrar e o esquecer; Atores e agentes do patrimônio e sua ação ao longo do tempo; Arquivos e historiografia da arquitetura: a constituição do corpus patrimonial; A emergência da cidade como objeto de preservação; Intervenções sobre o patrimônio protegido: métodos e perspectivas.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/395191-da-oca-a-lama--a-historia-da-vila-de-regencia-augusta
ISSN
Palavras-Chave
Regência Augusta, apagamento histórico, rio Doce, Linhares.
Resumo
Regência Augusta é um distrito da cidade de Linhares, interior do Espírito Santo. Localiza-se na foz do rio Doce e, consequentemente, foi drasticamente atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana, Minas Gerais, em novembro 2015. A lama tóxica corrompeu o rio e se espalhou pelo mar criando uma nuvem de rejeitos que impactaram a fauna e flora marítima num raio de até 250 quilômetros. O crime ambiental fragilizou dinâmicas culturais locais conectadas às águas (salgadas, do oceano e doces, do rio Doce). Com a incapacidade de os nativos exercerem suas práticas econômicas e culturais milenares, causada pela poluição dos biomas, os quais eram substancialmente interligados, houve um apagamento assistido da vila. A compensação monetária pelo crime ambiental garante a subsistência, mas retira identidade e cultura. O presente trabalho busca resgatar a história da vila de Regência Augusta: da oca (suas raízes ancestrais) à lama (o mais recente atentado contra a cultura local) como forma de impedir o apagamento histórico local, entendendo que quando a história é contada, ela (sobre)vive.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GRANDI, Leandro Teixeira et al.. DA OCA À LAMA: A HISTÓRIA DA VILA DE REGÊNCIA AUGUSTA.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/395191-DA-OCA-A-LAMA--A-HISTORIA-DA-VILA-DE-REGENCIA-AUGUSTA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes