A ARQUITETURA E SEUS PAPÉIS COMO DOCUMENTO: ANÁLISE DA ESTÉTICA NEOCOLONIAL PRESENTE NA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO, EM MACAPÁ-AP

Publicado em 27/12/2021

DOI
10.29327/154089.7-19  
Título do Trabalho
A ARQUITETURA E SEUS PAPÉIS COMO DOCUMENTO: ANÁLISE DA ESTÉTICA NEOCOLONIAL PRESENTE NA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO, EM MACAPÁ-AP
Autores
  • Ananda Brito Bastos
  • Paula Flores Nery
  • Felipe Moreira Azevedo
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo - A pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo; Historiografia e documentação: as fontes documentais e a escrita da História da Arquitetura; O edifício como documento; Biografias: Os arquitetos na História da Arquitetura; Documentação e preservação das técnicas construtivas e da arquitetura vernacular; Poética, cultura, estética: arte, arquitetura, arquivos.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/395045-a-arquitetura-e-seus-papeis-como-documento--analise-da-estetica-neocolonial-presente-na-escola-barao-do-rio-branc
ISSN
Palavras-Chave
Arquitetura como documento, Arquitetura Neocolonial, Escola Estadual Barão do Rio Branco
Resumo
Os anos iniciais do Território Federal do Amapá (TFA), sob a administração de Janary Gentil Nunes (1943-1956), foram marcados pela construção de diversos prédios institucionais, alguns ainda presentes, que visavam a qualidade de vida dos amapaenses, sobretudo, em Macapá. Deste período, a principal fonte documental é o Relatório de Atividades do Governo do Território Federal do Amapá (1946). Assim, a partir deste contexto, o artigo aborda o caso da Escola Estadual Barão do Rio Branco, reconhecida como uma das primeiras instituições de ensino implementadas em Macapá durante o TFA, e a qual passou por uma recente reforma que modificou parte de seus elementos Neocoloniais. Objetivando analisar os aspectos que contribuem para o reconhecimento do edifício escolar como fonte para a documentação da história social e arquitetônica desta cidade. Partindo de uma metodologia quali-quantitativa, por meio de referências bibliográficas, estudo e levantamento documental da estética Neocolonial no contexto “janarista”, atentando ao objeto de estudo; a coleta de dados a partir de entrevistas; e visitas a campo com registros fotográficos. Como resultado, buscou-se enfatizar como as intervenções arquitetônicas, ao desconsiderarem a arquitetura, como documento, podem colaborar para a descaracterização de elementos e, por consequência, a perda de informações sobre a construção material e social da paisagem urbana. Discutindo, dentro do contexto macapaense, a relevância de preservação da edificação escolar como documento, devido aos múltiplos valores históricos, sociais e estéticos nela presentes.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BASTOS, Ananda Brito; NERY, Paula Flores; AZEVEDO, Felipe Moreira. A ARQUITETURA E SEUS PAPÉIS COMO DOCUMENTO: ANÁLISE DA ESTÉTICA NEOCOLONIAL PRESENTE NA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO, EM MACAPÁ-AP.. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/395045-A-ARQUITETURA-E-SEUS-PAPEIS-COMO-DOCUMENTO--ANALISE-DA-ESTETICA-NEOCOLONIAL-PRESENTE-NA-ESCOLA-BARAO-DO-RIO-BRANC. Acesso em: 11/08/2025

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