A VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO E A NARRATIVA DA MEMÓRIA (1938-2018)

Publicado em 27/12/2021

DOI
10.29327/154089.7-1  
Título do Trabalho
A VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO E A NARRATIVA DA MEMÓRIA (1938-2018)
Autores
  • CAMILLA GOMES
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 4 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas - Patrimônio e valores: a perspectiva crítica; A trajetória das políticas de preservação: entre o lembrar e o esquecer; Atores e agentes do patrimônio e sua ação ao longo do tempo; Arquivos e historiografia da arquitetura: a constituição do corpus patrimonial; A emergência da cidade como objeto de preservação; Intervenções sobre o patrimônio protegido: métodos e perspectivas.
Data de Publicação
27/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/391148-a-visualizacao-de-dados-do-patrimonio-cultural-brasileiro-e-a-narrativa-da-memoria-(1938-2018)
ISSN
Palavras-Chave
IPHAN, Tombamento, Visualização de dados, Patrimônio Cultural, Memória nacional.
Resumo
O artigo, que deriva de pesquisa de doutoramento em andamento, visa investigar a construção da memória nacional a partir dos processos de tombamento de bens culturais de natureza material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para tanto, é lançado o aporte teórico que justifica a relação entre patrimônio e memória a partir de autores como Le Goff, Aleida Assmann, Pierre Nora, Maurice Halbwach. Os bens culturais tombados são, então, entendidos como “âncoras da memória”, como elementos materiais que reificam a memória histórica do Brasil, selecionados pelo Instituto numa operação política de construção da memória e identidade nacionais. A partir da coleta da base de dados, a Lista dos Bens tombados e processos em andamento (1938-2018), tabela disponível no portal do IPHAN e que contém cerca de 2270 processos de tombamento, incluindo a totalidade dos bens tombados (aprox. 1200) como também processos em andamento ou indeferidos, faz-se uma análise quantitativa, espaço-temporal dos tombamentos realizados nos oitenta anos de atuação do IPHAN. Mais do que um balanço da política de tombamento, a pesquisa lança um olhar sistêmico sobre a herança cultural brasileira para analisar esses dados a partir da ferramenta de análise da Visualização de Dados (InfoVis), ramo da Ciência de Dados. Desde a estruturação da informação, do processamento da tabela e da utilização de softwares como Google Data Studio e Tableau Public, é possível construir gráficos, mapas e linhas do tempo que tornam possível a visualização da informação de maneira mais elucidativa, tornando possível o entendimento de um grande recorte temporal e territorial. As visualizações geradas permitem o entendimento de concentração territorial dos bens tombados, levando a comparações regionais e apontamentos dos estados brasileiros que mais concentram bens culturais tombados. As classificações em que se enquadram os bens culturais são comparadas em seus contextos históricos, como os Livros do Tombo, instituídos pelo Decreto Lei nº 25/1937, e a análise quantitativa de seus registros, como também a classificação contemporânea do IPHAN, que define as “categorias enquanto forma de proteção”. É feita a análise percentual de bens tombados por categoria, assim como a relação entre categoria, estado e momento do tombamento. A partir dessas correlações, é possível ter um entendimento holístico dos momentos históricos que foram decisivos no florescimento do que hoje é entendido como patrimônio cultural. A partir de diálogo historiográfico com a literatura, hipóteses são levantadas e outras ratificadas a partir de evidências gráficas que, numa perspectiva interdisciplinar, ajudam a consolidar o entendimento do processo político de construção da memória nacional a partir do Instituto que guarda a herança cultural ao passo que constrói essa narrativa da nação.
Título do Evento
7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GOMES, CAMILLA. A VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO E A NARRATIVA DA MEMÓRIA (1938-2018).. In: Anais do 7º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) ON LINE, 7. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/arqedoc2021/391148-A-VISUALIZACAO-DE-DADOS-DO-PATRIMONIO-CULTURAL-BRASILEIRO-E-A-NARRATIVA-DA-MEMORIA-(1938-2018). Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes