RESILIÊNCIA, ÊXITO E REFLEXÕES A CERCA DA BUSCA PELO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PESQUISA MÉDICA (PROGRAMA MD-PHD)

Publicado em 07/02/2023 - ISSN: 2965-100X

Título do Trabalho
RESILIÊNCIA, ÊXITO E REFLEXÕES A CERCA DA BUSCA PELO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PESQUISA MÉDICA (PROGRAMA MD-PHD)
Autores
  • João Gabriel Rega do Nascimento Vallaperde
  • ELIZABETH SILAID MUXFELDT
  • Anderson Nunes Pinto
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação em Saúde
Data de Publicação
07/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anaiscamuff/564549-resiliencia-exito-e-reflexoes-a-cerca-da-busca-pelo-programa-de-formacao-em-pesquisa-medica-(programa-md-phd)
ISSN
2965-100X
Palavras-Chave
Programa de formação em pesquisa médica, pedagogia, resiliência
Resumo
Introdução: Introduzido no ideário da pedagogia universitária de Wilhelm von Humboldt, traduzida na máxima de que o desenvolvimento científico alicerça a formação moral e intelectual da juventude, o Programa de Formação em Pesquisa Médica, mundialmente difundido como programa MD-PhD, consiste na capacitação simultânea na graduação e pós-graduação (doutorado). Desse modo, apesar de introduzido no Brasil há mais de 25 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – (1995), sua institucionalização efetiva nas Escolas Médicas brasileiras esbarra em entraves institucionais, administrativos, financeiros e, sobretudo, paradigmáticos, sendo o último entendido conforme Thomas Kuhn. Dito isso, pretende-se narrar, com enfoque reflexivo os desafios, as experiências e as repercussões de um graduando em medicina da Faculdade de ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ) em busca de sua inserção no programa MD-PhD. Relato: Iniciada no 2º período da graduação (2019.1), a busca por uma vaga de iniciação científica (IC), primeira etapa para ingresso no MD-PhD, fez-se dificultosa na FCM-UERJ. Dentre os motivos para tanto, destacam-se: A ausência de um programa de IC formalizado na instituição à época; os insuficientes investimentos financeiros e humanos para capitanear o programa na referida instituição; e, sobretudo, a falha na execução da pedagogia de Humbold que orienta o ensino médico na FCM-UERJ. Assim, fez-se necessário migrar de instituição (UFRJ), dado a inteligível certeza de aproximar-se da produção científica. Logo, foi factível a imersão no programa, de tal modo que nesse período de cerca de 3 anos foi possível: Aprimorar o raciocínio crítico e científico; aperfeiçoar o entendimento e exercício da cidadania, ética e moral; contribuir com a produção acadêmica nacional de forma direta, por meio do desenvolvimento de um projeto de tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ, e de forma indireta, por meio de orientações em projetos de mestrado e de alunos de IC e colaborações com outros pesquisadores; atestar e contribuir com a atuação da Universidade Pública como vanguarda no combate as inequidades vistas na sociedade brasileira. Conclusão: Torna-se premente a necessidade de reforçar a pedagogia universitária de Humboldt, para que ela norteie com eficiência o paradigma que caracteriza o Ensino Público Superior Brasileiro, de modo a facilitar o acesso de jovens à produção científica nacional.
Título do Evento
II CAMUFF
Cidade do Evento
Niterói
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Federal Fluminense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VALLAPERDE, João Gabriel Rega do Nascimento; MUXFELDT, ELIZABETH SILAID; PINTO, Anderson Nunes. RESILIÊNCIA, ÊXITO E REFLEXÕES A CERCA DA BUSCA PELO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PESQUISA MÉDICA (PROGRAMA MD-PHD).. In: Anais do Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Anais...Niterói(RJ) UFF, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ANAISCAMUFF/564549-RESILIENCIA-EXITO-E-REFLEXOES-A-CERCA-DA-BUSCA-PELO-PROGRAMA-DE-FORMACAO-EM-PESQUISA-MEDICA-(PROGRAMA-MD-PHD). Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes