LUDICIDADE E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA.

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
LUDICIDADE E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA.
Autores
  • Luiza Helena Menezes Martins
  • Luciana Pereira Lopes
  • Luana de Lima Ferreira
  • Antônia Kamilly Melo Oliveira
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Inclusão e Ludicidade
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/774497-ludicidade-e-a-educacao-de-criancas-com-transtorno-do-espectro-autista-com-o-auxilio-da-tecnologia
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Práticas educativas, Ludicidade, TEA, Tecnologia
Resumo
INTRODUÇÃO A tecnologia é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sociedade, apresenta-se através de recursos avançados que viabilizam a realização de atividades da vida cotidiana, atualmente ela está presente em todos os ambientes, dessa maneira, a sua utilização em âmbito escolar é essencial. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo identificar a ação lúdica e o uso de tecnologias no processo do desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos inicias do ensino fundamental. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento global da criança, comprometendo principalmente a linguagem e a interação social, além disso, compromete também a questão comportamental, com comportamentos repetitivos e estereotipados. O acesso aos jogos, brincadeiras e ferramentas tecnológicas, de forma mediada, permitem a interação e a apropriação do conhecimento da criança com autismo, colaborando com a organização de suas próprias ideias e experiências.Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo compreender, discutir e analisar como as práticas docentes se utilizam da ludicidade e tecnologias para a mediação com as crianças com TEA sem perder de vista a interação com todas as crianças. O uso da ludicidade e das tecnologias são muito importantes para o desenvolvimento de todos os seres, em especial para a pessoa com TEA, que tem o seu desenvolvimento comprometido e precisa de estímulos para se desenvolver. Portanto, a mediação e os estímulos presentes nas interações sociais, no lúdico e tecnológico propiciam a aprendizagem e o desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. OBJETIVO Para tanto, os objetivos específicos, são: a) compreender o papel da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças com TEA; b) refletir sobre a relação entre família e escola junto às crianças com TEA; c) caracterizar o olhar docente sobre a educação inclusiva e ludicidade, levando em conta as suas experiências, limites e desafios. METODOLOGIA A metodologia abordada no presente trabalho teve caráter qualitativo. Segundo Lüdke e André (1986, p. 20), “O estudo qualitativo é o que se desenvolve numa situação natural, é rico em dados descritivos, tem um plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada”. A pesquisa qualitativa permite que o pesquisador realize diálogos com os autores que falem sobre o tema escolhido. Além disso, possibilita o desenvolvimento de estudo de caso de forma mais complexa e aprofundada. O estudo se utilizou da revisão de literatura, tomando em conta os estudos nas áreas da educação inclusiva, ludicidade no ensino fundamental e o TEA. No que se refere aos procedimentos dessa pesquisa, levamos em conta as experiências que ocorreram durante o Estágio Supervisionado no ensino fundamental do curso de Pedagogia, as observações e um questionário aplicado as docentes. O questionário é um instrumento de coleta de informações. Foi enviado via a plataforma fórum 8 (oito) questões as docentes, as quais foram analisadas em bloco. Os sujeitos da pesquisa foram professoras que vinham atuando no ensino fundamental, em uma escola particular de Fortaleza (levando em consideração o meu contexto de atuação profissional), que trabalhavam com crianças no processo de inclusão escolar, crianças especificamente com diagnóstico ou no processo de laudamento do TEA, constituindo-se como critérios das escolhas dos sujeitos. RESULTADO E DISCUSSÃO De acordo com as entrevistas realizadas pode se perceber que a ludicudade e muito importante para o desenvolvimento das crianças com autismo, a tecnologia, os jogos e as brincadeiras promovem a interação ajudando no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Algumas crianças com TEA possuem comprometimento no desenvolvimento da linguagem e, através da brincadeira e da imaginação, isso lhes possibilita se expressar de diversas maneiras. Por meio do brincar, os professores constroem laços afetivos com as crianças, e isso colabora com o fortalecimento dos sentimentos de segurança e confiança dos seus alunos. Essa interação contribui na construção de relações afetivas do indivíduo, auxiliando no seu aprendizado. As experiências docentes evidenciam o quanto é importante a Educação Inclusiva para favorecer o aprendizado de todos os envolvidos. A política educacional numa perspectiva inclusiva não é uma responsabilidade individual do professor ou da professora, mas um trabalho coletivo que precisa ser fortalecido. CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com os resultados dos estudos, foi possível identificar que a ludicidade cumpre um papel fundamental para intervir em favor do processo de aprendizagem das crianças com TEA, considerando que há uma diversidade de atividades, jogos e brincadeiras que envolvem as interações sociais, o exercício da leitura e da escrita, além de proporcionar um ambiente que alivie a ansiedade e o estresse devido ao transtorno. Percebeu-se também que por meio da brincadeira ou jogos as crianças se desenvolvem em diversos aspectos, sendo uma excelente ferramenta de ensino, contribuindo no processo de aprendizagem. As Tecnologias vem sendo uma importante ferramenta para auxiliar no atendimento em vários tipos de deficiências e beneficiando vários tipos de alunos. REFERÊNCIA ACACIACAPSI. Transtorno espectro autista. Disponível em:/https://acaciapsi.com.br/transtorno-espectro-autista/. Acesso em: 5 maio 2021. ALMEIDA, Aline Marques da Silva. A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. 2014. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/A-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-para- o-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a.aspx. Acesso em: 2 abr. 2017. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Luiza Helena Menezes et al.. LUDICIDADE E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA... In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/774497-LUDICIDADE-E-A-EDUCACAO-DE-CRIANCAS-COM-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-COM-O-AUXILIO-DA-TECNOLOGIA. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

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