CONTRIBUIÇOES DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA A REDUÇAO DA EVASAO ESCOLAR

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇOES DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA A REDUÇAO DA EVASAO ESCOLAR
Autores
  • Francilene Santana Da Silva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Uso de Tecnologias Educacionais e Inovação
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/774368-contribuicoes-da-inteligencia-artificial-para-a-reducao-da-evasao-escolar
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Inteligencia artificial, educaçao, evasao escolar.
Resumo
INTRODUÇÃO A tecnologia surgiu para beneficiar o ser humano, melhorando e até mesmo potencializando suas atuações nos diversos campos, seja no lazer, na saúde, na sociedade, nas ciências, na medicina e na educação. Saber utilizar essa ferramenta coloca toda e qualquer instituição a frente de seus competidores. A maneira pela qual ela passou a estar presente nas escolas vem trazendo inúmeras inovações, a I.A. vem sendo utilizada nas agendas eletrônicas, nas plataformas de aprendizagem adaptativa e áreas afins. OBJETIVO Colaborar para que as escolas reduzam a evasão de alunos através do uso das novas tecnologias e da Inteligência Artificial. MÉTODO A natureza dos problemas é que determina o método, isso é, a escolha do método se faz em função do tipo de problema estudado (STUBBS e DELAMONT, 1976). Nessa perspectiva, resolvemos fazer uma pesquisa bibliográfica, juntamente com uma revisão literária. A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites.(Fonseca, 2002, p. 32). Esse resumo expandido, trata de um tema que traz prejuízo para toda a comunidade escolar, inclusive pais e alunos, pensamos em debate-lo proporcionando meio pelo qual gestores e demais interessados tomassem conhecimento das novas tecnologias e introduzissem em suas instituições educacionais. A aprendizagem não se dá exclusivamente no espaço escolar nem seu domínio está restrito a uma camada específica da sociedade. Ela foi ampliada pela mídia, pela influência nas decisões éticas, políticas e econômicas que atingem a humanidade como um todo e cada sujeito individualmente. A escola está inserida nesse mundo em mudanças, as possibilidades. O conhecimento científico e tecnológico cria e aperfeiçoa as formas de ensino, a transformação ocorrida no perfil dos alunos, fizeram com que surgisse uma onda de evasão escolar. Saber lidar com essa nova clientela é um desafio para os professores, alunos e grupo gestor. As escolas buscam incessantemente pela atualização e utilização de novas ferramentas tecnológicas e inovadoras, tanto no âmbito organizacional como na capacitação de seus professores na aplicação da Inteligência Artificial nas salas de aula, como na preparação de avaliações, aulas e capitação de novos alunos. Esse novo quadro aponta para a presença de escolas cada vez mais envolvidas com plataformas de aprendizagem que avaliam o ensino, auxiliam os professores e gestores em suas rotinas de trabalho, bem como interferem na prática do aluno e facilitam a conexão com outras culturas e idiomas. RESULTADOS E DISCURSÃO Façamos uma análise dos fatores de risco da evasão escolar: Poder aquisitivo: as despesas extras, a alta na mensalidade escolar, falta de planejamento familiar, atrasos nas mensalidades, desemprego, aumento de despesas na família, luto na família, separação, doença do responsável financeiro, etc. (Essas causas devem ser investigadas e analisadas junto com a família do educando para que possam ser acordadas equilibradamente evitando a saída do aluno por tais motivos). Descontentamento por parte dos pais: Rendimento escolar insuficiente, falta constante de professores, reuniões sem sentido, ambiente escolar desfavorável, deficiência na equipe pedagógica no trato com os pais, entre outros. Limpeza e higiene: Inquestionável a limpeza e a higiene no âmbito educacional. O CompuClean é um software desenvolvido para melhorar a qualidade da execução das tarefas diárias, dentre outras ações, esse sistema realiza solicitações de trabalho, manutenções periódicas e ações corretivas, facilitando a limpeza, segurança e bem-estar dos colaboradores e clientes. Aulas pouco atrativas: Essa característica afasta muitos alunos da escola. Para deixar as aulas mais interativas deve-se fazer uso das tecnologias e da I.A. como recursos inovadores. Ebooks com ferramentas que tornam o aprendizado mais dinâmico e digital são ofertados diariamente nos meios tecnológicos. Além disso é essencial a reciclagem e o aprimoramento dos professores e gestores da escola. Alguns softwares possuem um sistema direcionado para gestão escolar que promete sucesso nas aulas com uma interface simples e de fácil uso. Indisciplina, vandalismo e violência na hora do recreio: É preciso que o grupo gestor esteja atendo ao bom ou mal funcionamento da escola para que nada se passe despercebido, qualquer que seja a ocorrência, essa deve ser registrada, analisada e investigada com o objetivo de ser sanada o mais breve possível. De forma justa que não traga prejuízo para a escola, para os pais, os professores e principalmente para o aluno. CONSIDERAÇÕES FINAIS Contar com plataformas de aprendizagem e os novos sistemas fazendo uso da I.A. nas tarefas diárias é uma forma de atrair mais alunos, tornar o trabalho mais eficiente, aumentar a capacidade dos educandos e educadores. Uma escola modernizada com equipamentos tecnológicos nas salas de aula, com alunos e professores interagindo através de seus computadores, tablets ou celulares, a utilização de algoritmos inteligentes que adaptam conteúdo e estratégias de aprendizagem auxiliam os professores e toda a comunidade escolar, resultando num trabalho eficaz e de excelência, transformando a escola num ambiente motivador e atrativo para o aluno, sobretudo resultando em aulas envolventes em consequência reduzindo a tão indesejada evasão escolar. REFERENCIAS www.sponte.com.br 2023 Como a Inteligência Artificial vai impactar as escolas? https//observatóriodeeducacao.institutounibanco. Acesso em 14/11/2023. CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Fortaleza – UEC, 2002, apostila. STUBBS, M. e DELAMONT, S. (orgs.) Explorations in Classroom observatio. Londres, John Wiley,1976.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Francilene Santana Da. CONTRIBUIÇOES DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA A REDUÇAO DA EVASAO ESCOLAR.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/774368-CONTRIBUICOES-DA-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-PARA-A-REDUCAO-DA-EVASAO-ESCOLAR. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes