A MÍDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
A MÍDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autores
  • Antônia Luciana de Sousa
  • GLEYDILENE FERREIRA DUARTE FERNANDES
  • Viviane ferreira gomes oliveira
  • Thaynara Queiroz Rodrigues
  • Francisco Luan de Souza Carvalho
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/774332-a-midia-e-suas-implicacoes-no-desenvolvimento-infantil
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Desenvolvimento Infantil; Mídia; Erotização; Adultização
Resumo
INTRODUÇÃO A concepção de criança e de infância, numa perspectiva histórico-social, está atrelada a forma como a sociedade e, consequentemente, a escola dá o significado desses sujeitos atualmente. Nesse sentido, elegemos como foco do presente estudo, a influência da mídia no processo de adultização e erotização da criança, tendo em vista que as crianças são expostas a diversos estímulos pertencentes ao mundo adulto, o que reflete em diversas implicações, culturais, sociais, práticas pedagógicas e, sobretudo psicológicas (HEYWOOD, 2004). Postman (2012) aborda a adultização e erotização precoce, diminuindo a tendência de definir as crianças valores e estilos de vida adultos, juntamente com uma exposição precoce a conteúdo sexual e a sexualização do corpo infantil. Essas práticas suscitam preocupações entre profissionais de saúde, educação, psicologia e pais, devido a possíveis impactos no desenvolvimento infantil. Na sociedade atual, a distinção entre crianças e adultos está se tornando menos evidente devido à facilidade de acesso às mídias. A permissão para que as crianças utilizem meios de comunicação e a exposição a informações antes exclusivas para adultos, como TV, internet, redes sociais, danças e músicas, resultam em uma nova maneira de perceber o mundo e desejos, impactando significativamente as experiências infantis (ARAÚJO e BRANDÃO, 2017). Torna-se importante, então, aprofundar a reflexão acerca dos fenômenos de adultização e erotização precoce, com um olhar crítico sobre a influência midiática no comportamento das crianças, no processo de formação, apontando a necessidade de perceber as experiências que lhes são oferecidas, a fim de promover atividades específicas e próprias do mundo infantil, distanciando-as do mundo adulto. OBJETIVOS Discutir as implicações no desenvolvimento infantil geradas pelo discurso midiático ao processo de adultização e erotização precoce. MÉTODOLOGIA Esta pesquisa trata-se de uma escrita narrativa de caráter teórico e natureza qualitativa, a fim de analisar e refletir acerca das implicações psicológicas no desenvolvimento infantil de crianças estimuladas pelo discurso midiático ao processo de adultização e erotização precoce. O estudo incluiu uma revisão de artigos em diversas bases de dados, como LILACS, BVS-Psi Brasil, PePSIC, PsycINFO, Medline, SciELO, e livros publicados que contribuíssem para uma análise ampla sobre o tema. RESULTADOS A influência da mídia na sociedade contemporânea tem se intensificado, causando transformações e impactos significativos no comportamento humano. A velocidade das informações contribui para consequências tanto positivas quanto negativas na humanidade (OLIVEIRA; et. al., 2020). Os impactos da mídia atingem todas as crianças, independentemente da classe social, limitando a construção de um senso crítico e objeções às propagandas. A mídia tem o poder de moldar um novo modelo de protagonista, fazendo com que as crianças se submetam às programações e influenciando comportamentos de acordo com o que é projetado, resultando em uma nova forma de aprendizado e socialização (SAMPAIO et al., 2022). Fantin (2016) destaca que a mídia exerce uma influência significativa e direta no desenvolvimento infantil, moldando comportamentos e impactando crianças de maneira marcante. Essa influência pode gerar consequências positivas ou negativas, alterando o comportamento e afetando vários aspectos do desenvolvimento cognitivo, intelectual, cultural, social e da personalidade das crianças. Dessa forma, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destaca-se o direito da criança em situações relacionadas aos princípios de Liberdade, Respeito e Dignidade– Capitulo II- Art. 17 e 18: Art. 17 –O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor (BRASIL, 1990). Há uma tríplice responsabilidade entre família, sociedade e Estado. O Estado é encarregado de garantir os direitos da criança e prevenir a negligência. A família, como meio essencial para o desenvolvimento, deve impor regras e limites ao acesso midiático, enquanto a sociedade desempenha um papel vital na proteção, garantia e controle da privacidade da criança, assegurando a conformidade com a legislação constitucional. CONCLUSÃO Diante dos estudos realizados no presente estudo, nos revelou uma reflexão acerca da influência da mídia para com a criança em processo de formação, considerando que, cada vez mais, as crianças estão expostas a diversos estímulos pertencentes ao mundo adulto. Refletindo sobre a infância na sociedade atual, percebemos influências culturais ligadas aos avanços tecnológicos e ao consumo. Modificar comportamentos infantis nos leva a questionar práticas pedagógicas, muitas vezes adultizadas, que prejudicam a antecipação da escolarização. A escola desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças, mas a mídia exerce uma influência significativa nos padrões de comportamento devido ao tempo que as crianças passam envolvidas com ela. As informações midiáticas moldam valores, caráter, personalidade e opiniões das crianças. Portanto, é vital que a escola, em colaboração com a família, ofereça uma educação adaptada ao desenvolvimento infantil, promovendo valores e cidadania com linguagem adequada, estimulando a construção de conhecimento e o desenvolvimento integral das crianças.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Antônia Luciana de et al.. A MÍDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/774332-A-MIDIA-E-SUAS-IMPLICACOES-NO-DESENVOLVIMENTO-INFANTIL. Acesso em: 18/05/2025

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