APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PROJETIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTOIMAGEM

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PROJETIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTOIMAGEM
Autores
  • Maria Rosália Sousa Pinto
  • Caroline de Alencar Correia Maia
  • Danielly Barroso
  • Monaliza Paula Nobre Santos
  • Lizandra Carla Siqueira Monteiro
  • Érika Maria Da Silva Medeiros
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Psicologia Social
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/769782-aplicacao-de-tecnicas-projetivas-para-o-desenvolvimento-da-autoimagem
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Autoimagem, Aplicação técnica, Projetivo.
Resumo
INTRODUÇÃO A aplicação de técnicas projetivas no Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicologia e Adolescência (GEPA), tem se tornado propício para a ampliação e discussões de casos, análises das necessidades implícitas e construção preventivista e interventiva assertivas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Lima et al., 2022). A técnica projetiva acrescentada ao brincar, pode ser considerada, uma ferramenta crucial nas práxis grupais em virtude da facilitação no manejo, administração do tempo, e ao mesmo tempo evidenciam resultados que permitem aspectos voltados a prevenção intervenção. Esse manejo vai-se moldando a depender dos conteúdos emocionais que surgem no momento da aplicação, e além disso, é passível de análises nas supervisões que acontecem após a prática (Lima et al., 2022). Aplicação da técnica projetiva no desenvolvimento da autoimagem tem sido uma ferramenta frutífera de possibilidades, da facilitação no manejo, administração do tempo, evidencia questões conscientes e inconscientes que surgem no momento da aplicação, se institui um espaço de fala, construção do autoconhecimento e intervenção. Na representação lúdica da autoimagem são projetados aspectos físicos e psicológicos (Buck, 2003). OBJETIVOS • Apresentar a relevância da técnica projetiva nas práxis em grupo; • Versar sobre a utilidade da técnica projetiva em contraposição à modernidade contemporânea das IA’s; • Discorrer sobre a contribuição da psicologia na construção da autoimagem. METODOLOGIA A realização dessa pesquisa deu-se de forma qualitativa e bibliográfica, bem como, experiências práticas no grupo de estudo, extensão e pesquisa em psicologia com adolescente. Foram selecionados quatro artigos, dois foram descartados e dois foram selecionados como base teórica. Além disso, optou-se pela pesquisa explicativa com intuito de explicar como deu-se a aplicação da técnica projetiva para o desenvolvimento da autoimagem (Buck, 2003). RESULTADOS E DISCUSSÕES A definição da autoimagem está para além da percepção que o sujeito faz do seu próprio EU, ou seja, se envolve no processo, as expectativas que o outro projeta nele. A princípio, os pais assumem esse papel de carregar essa imagem, projetando na criança características, desejos, anseios e medos familiares. Conforme a criança se insere no universo escolar, essa imagem projetada, molda-se gradualmente, incorporando novas perspectivas do grupo social que acompanha a criança (Machover, 1967). Assim, reafirma-se, que a autoimagem real perpassa pelo olhar do outro sobre o sujeito, como também, inclui no processo a forma como o sujeito se percebe dentro das interações sociais. Diante desse panorama, o sujeito vai assimilando as características físicas, sociais, psicológicas para a formação de sua personalidade (Machover, 1967). Na prática, percebeu-se sentimentos, ânsia, surpresa, frustação, alegria, tristeza e reações fisiológicas, às vezes, situações paralisantes e outros modos que tendiam a conclusão ou não do desenho projetivo, para então, compreender e tornar consciente os desejos do inconsciente (Machover, 1967). Nessa expectativa Machover (1967), reitera que o desenho de um sujeito, abrange projeções relacionadas a imagem de um corpo, e funciona como veículo nativo de expressões e desordens do próprio corpo. Durante a aplicação técnica do desenho da autoimagem, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foram percebidos, marcos cognitivos de desenvolvimento humano, não compatíveis com a idade. Apresentou-se um vocabulário restrito, a não nomeação de cores, e dificuldades de compressão da imagem vizualizada. De fato, essas crianças e adolescentes acolhidos pelo GEPA, vivem em meio ao contexto de vulnerabilidade social, e isso se torna um empecilho nos processos desenvolvimentais (Lima et al., 2022). CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do prisma apresentado e das pesquisas efetuadas no decorrer da produção desse artigo, bem como o conhecimento adquirido a partir da prática, concluiu-se, que a técnica projetiva usada no trabalho em grupo com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, é considerada uma ferramenta lúdica e facilitadora para o desenvolvimento da autoimagem. Em virtude de seu fácil o manejo e por proporcionar uma abertura para o trabalho do profissional da psicologia. Com esse recurso é possível observar, acolher e refletir os fenômenos psicológicos que surgem no momento da aplicação. Portanto, quando alinhada a linguagem natural das crianças, e frente as dificuldades dos adolescentes em verbalizar emoções, suas dificuldades e desafios, essa técnica contribui para a organização dos pensamentos desses adolescentes e os auxilia a lidar com suas emoções e angústias por eles vivenciadas. REFERÊNCIAS Buck, Jonh N. H-T-P: casa-árvore-pessoa, Técnica projetiva de desenho: manual e guia de interpretação; tradução de Renato Cury Tardivo; revisão de Íreis Cristina Boccato Alves. Ed. São Paulo: vetor, 2003. MACHOVER, K. O traçado da Figura Humana: um método para estudo da perso-nalidade. In: ANDERSON, H.; ANDERSON, G. L. (Org.). Técnicas projetivas dodiagnóstico psicológico. São Paulo: Mestre Jou, 1967. p. 345-370 Oliveira, Michelle Rodrigues de. Machado, Jacqueline Simone de Almeida. O insustentável peso da autoimagem:(re)apresentações na sociedade do espetáculo, 2020 Universidade Federal de São João Del-Rei. Praça Frei Orlando 170, Centro. São João del-Rei MG Brasil. PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS. Pesquisas em temas de ciências humanas, 2022, 1. ed. 7. Vol., p. 199-212. Disponível em: PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS (rfbeditora.com). Acesso em: 14 de maio de 2023.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, Maria Rosália Sousa et al.. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PROJETIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTOIMAGEM.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/769782-APLICACAO-DE-TECNICAS-PROJETIVAS-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DA-AUTOIMAGEM. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes