A INVENÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DE AÇÕES GRUPAIS

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
A INVENÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DE AÇÕES GRUPAIS
Autores
  • Jefferson Renan Gomes Coutinho
  • Antonia Aline Rodrigues Pontes Lima
  • Keiny de Araújo Maia
  • LISA NAIRA RODRIGUES DE SOUSA
  • MARIA AGLAILDES DE SOUZA ARAÚJO
  • Maria Rosália Sousa Pinto
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Psicologia Social
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/768797-a-invencao-do-jogo-ludico-como-facilitador-de-acoes-grupais
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Grupo, Jogo, Recursos lúdicos.
Resumo
INTRODUÇÃO A aplicação lúdica, os jogos e demais recursos lúdicos, tem sido utilizada com frequência como ferramenta educativa, terapêutica e psicoeducativa em diferentes contextos sociais. Essa ferramenta amplia as capacidades criativas dos envolvidos nas facilitações grupais (AMADOR e MANDETTA, 2022). O Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicologia e Adolescência – GEPA - tem como objetivo oferecer um espaço que permita o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando que eles experimentem um desenvolvimento humano saudável. São realizadas reuniões práticas, semanalmente, além de uma reunião de discussão após. Durante as reuniões de supervisão sempre é discutido o que foi realizado na atividade prática e estratégias que possam otimizar e aumentar o impacto no público-alvo, isso elaborando novas formas de abordagem (LIMA, A. A. R.P. et al, 2023). Por intermédio das supervisões grupais, alguns integrantes do GEPA, inquietaram-se diante de ações malsucedidas com adolescentes, já que as temáticas que surgiam, comumente os recursos utilizados não alcançavam um trabalho interventivo com eficiência naqueles jovens. O jogo é um instrumento que amplia a comunicação entre o psicólogo, a criança e seus familiares (AMADOR e MANDETTA, 2022). Ao pensar no lúdico como ferramenta de trabalho, deu-se a criação de um jogo, ao qual foi aplicado com adolescentes imersos no contexto de vulnerabilidade social. Nesse contexto, foi pensado sobre as dificuldades encontradas ao se trabalhar “regras de comportamentos” (LIMA, A. A. R.P. et al, 2023). OBJETIVOS • Abordar a indispensabilidade do jogo como recurso lúdico em facilitações; • Descrever o percurso da criação de um jogo em um grupo de pesquisa acadêmica; • Validar a relevância de um jogo na facilitação de grupo com adolescentes. METODOLOGIA Nessa pesquisa utiliza-se a abordagem qualitativa, e métodos bibliográficos. Foi necessário a revisão de dois artigos científicos, em que o primeiro relata como se deu o desenvolvimento, e a validação de jogo de tabuleiro utilizado com crianças com câncer. No outro, se trata de um relato de experiência do GEPA, que oferta contribuições da ludicidade nas atuações acadêmicas supervisionadas em psicologia, ademais as supervisões ofertaram inúmeros auxílios ao grupo (LIMA, A. A. R.P. et al, 2023). Sucedeu-se o método descritivo. Embora, o GEPA utilize diversos recursos, nem todos se adequam à realidade dos adolescentes (LIMA, A. A. R.P. et al, 2023). A utilização do recurso criado ocorreu em uma das facilitações com o grupo de extensionistas do GEPA. Foi aplicado com 04 adolescentes participantes na Casa de Irmãos. As palavras-chave utilizadas foram: Brincar, Jogo e Lúdico. RESULTADOS E DISCUSSÕES Ao revisar os artigos escritos por Amador, Mandetta (2022), e Lima et al. (2023), foi possível associar os escritos às práticas e elaboração de um jogo de tabuleiro. Na dinâmica, percebe-se a multiplicidade de emoções e desejos externalizados pelos adolescentes participantes da aplicação do jogo, o processo foi pensado e repensado a partir de condutas que despertassem autonomia e empoderamento nos adolescentes. De fato, a aplicação lúdica de um jogo de tabuleiro, criação do GEPA, foi fator crucial para validar um trabalho criativo, psicoeducativo. A adolescência é uma etapa crucial que carece trabalhos focais que colabore no processo desenvolvimental (LIMA,et al, 2023). O jogo criado tem como propósito principal incentivar e promover a reflexão e a adoção de comportamentos adequados em diversas situações cotidianas, de modo a contribuir para a formação de indivíduos mais responsáveis e éticos. Com essa finalidade, o jogo foi desenvolvido com base em uma metodologia participativa e interativa, que busca envolver os jogadores em um processo dinâmico de aprendizagem e reflexão sobre suas ações e atitudes (LIMA,et al, 2023). CONSIDERAÇÕES FINAIS Por fim, constatou-se que o jogo de tabuleiro, ao ser aplicado com os adolescentes, possibilitou, um diálogo mais aberto entre os facilitadores e os adolescentes. Foi possível verificar que os adolescentes falavam sobre suas dificuldades e, ao mesmo tempo refletiam sobre suas falas e sentimentos externalizados. A escuta e o “se escutar” abriram caminhos às reflexões e diálogos de acolhimento, mediante os sentimentos de raiva, violência doméstica, bullying e apelidos depreciativos que recebiam no seio da comunidade em que vivem. Os jogos de tabuleiros (Jogo da Conduta) como recurso lúdico, continua sendo uma ferramenta potencializadora e reveladora, e se mostrou um instrumento repleto de possibilidades, ao se explanar demandas relativas à subjetividade humana, que comumente, passam despercebidas pelos sujeitos em suas condutas sociais, em se tratando, principalmente, de adolescentes de comunidades periféricas. O jogo criado tem como propósito principal incentivar e promover a adoção de comportamentos adequados em diversas situações cotidianas, de modo a contribuir para a formação de indivíduos mais responsáveis e éticos. Com essa finalidade, o jogo foi desenvolvido com base em uma metodologia participativa e interativa, que busca envolver os jogadores em um processo dinâmico de aprendizagem e reflexão sobre suas ações e atitudes (LIMA,et al, 2023). REFERÊNCIAS AMADOR, D. D.; MANDETTA, M. A. Desenvolvimento e validação de um jogo de tabuleiro para crianças com câncer. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, p. eAPE00121, 2022. LIMA, A. A. R.P. et al. PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS. Pesquisas em temas de ciências humanas, 2022, 1. ed. 7. Vol., p. 199-212. Disponível em: PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS (rfbeditora.com). Acesso em: 14 de maio de 2023.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COUTINHO, Jefferson Renan Gomes et al.. A INVENÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DE AÇÕES GRUPAIS.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/768797-A-INVENCAO-DO-JOGO-LUDICO-COMO-FACILITADOR-DE-ACOES-GRUPAIS. Acesso em: 07/05/2025

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