A INVISIBILIDADE FEMININA NA ERA DA TECNOLOGIA

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
A INVISIBILIDADE FEMININA NA ERA DA TECNOLOGIA
Autores
  • Cibele Ferreira De Souza
  • Lucineila Gomes Magalhães
  • Antônio Gean do Nascimento Cavalcante
  • Shirley Silva de Lima
  • Francisca Tânia Monteiro Mendes
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Ciências Sociais e Sociedade;
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/768034-a-invisibilidade-feminina-na-era-da-tecnologia
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Mercado. Invisibilidade feminina. Tecnologia. Igualdade. Conscientização.
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente trabalho busca analisar, sobre a problemática da invisibilidade da mulher durante esse período marcado pela dominância da tecnologia, apresentar os desafios enfrentados pela desigualdade de gênero e expor a importância da participação das mulheres na sociedade e em especial na revolução digital. A Tecnologia da Informação (TI) abrange práticas inovadoras de gestão empresarial, e entre outras consequências, incentiva as pessoas a abrirem seus negócios. Ao longo do tempo foi observado, que apesar das dificuldades, têm-se um crescimento feminino atuante na área de tecnológica que, com o passar do tempo, se estabiliza principalmente devido autonomia e liberdade para o trabalho e, porque a mulher – apesar da jornada apontada inerente a figura feminina, busca qualificação e posição no mercado de trabalho (Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n 34/2021). Pode-se notar que a mulher tenta adentrar ao mundo virtual por meio do conhecimento e apropriação de posições importantes, porém ainda se percebe o patriarcado como dominante, ainda com os direitos femininos conquistados arduamente ao longo dos anos, em especial o princípio da igualdade, consagrado no art. 5°, inciso I, da Constituição Federal de 1988. Simone de Beuvoir, autora que gerou escândalos em diversos segmentos, quando escreveu seu livro, “O SEGUNDO SEXO” (1949) afirma que, "Ser mulher é ter de lutar diariamente contra a invisibilidade imposta pela sociedade, que insiste em ignorar nossas vozes, desconsiderar nossos desejos e diminuir nossas conquistas. Mas não vamos nos resignar. Vamos nos erguer, fazer nossas histórias serem ouvidas e reivindicar o lugar que nos é de direito, quebrando as barreiras da invisibilidade e mostrando ao mundo o poder e a força das mulheres." Nesse pensamento, confirma as barreiras existentes para a mulher, pois apesar de toda a jornada junto às atividades do lar, existe mais dificuldade para ocupar posições de destaque, como chefia ou diretoria – e da mesma forma acontece em relação ao reconhecimento na era da tecnologia. A autora trouxe reflexões que desmistificaram mitos sobre as mulheres em diversos aspectos. A visão patriarcal da sociedade, não deseja que a mulher tenha visibilidade e possa ser uma profissional da área tecnológica. Mesmo o sexo feminino tendo conquistado direitos ao longo dos tempos, direitos estes que estão postos na Constituição Federal do Brasil, na Consolidação das Leis Trabalhistas e no Código Civil Brasileiro. OBJETIVO: Analisar a invisibilidade feminina no mercado de trabalho, em especial na era da inteligência artificial, apresentando dados relacionados ao tema. Debater sobre patriarcado e a expansão das tecnologias como meio de diminuir a invisibilidade da mulher, bem como, destacar as consequências e possíveis soluções para minimizar a disparidade entre gêneros. METODOLOGIA: Para alcançar os objetivos propostos, foi necessário identificar estudos relacionados à presença e participação das mulheres na era da tecnologia e toda invisibilidade enfrentada. Realizamos pesquisas de programas e iniciativas existentes no Brasil e coleta de dados relevantes. Foram utilizadas fontes confiáveis, como relatórios governamentais, estudos acadêmicos e notícias. RESULTADOS: O cenário atual da área tecnológica no Brasil é majoritariamente dominado por homens, conforme dispõe os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - expõem que em 2020, apenas 20% dos profissionais de tecnologia no Brasil eram mulheres, no ano de 2022, segundo dados do CAGED, houve um aumento de 60% de participação feminina na área da tecnologia, porém, na visão geral, esses números ainda são negativos. O mercado é composto de 83,3% por homens, enquanto as mulheres ocupam apenas 12,3% dos cargos de tecnologia. Isso reflete a falta de representatividade feminina em cargos de liderança e a percepção equivocada de que as mulheres não têm habilidades técnica, muitas vezes motivada pelo preconceito. A confirmação das reduzidas oportunidades e desvalorização da mulher que caracteriza a invisibilidade feminina mesmo na atualidade, onde o mundo virtual alcança lugares inimagináveis, sendo oportuno equiparar as chances e combater situações discriminatória. As mulheres ainda enfrentam preconceitos, além de ter menor visibilidade e frequentemente enfrentarem violências sob as diversas formas, principalmente quando essas adentram ambientes dominados por homens. CONCLUSÃO: A inclusão das mulheres na tecnologia é de suma importância para garantir a diversidade e a representação no setor, bem como para conscientização da sociedade que o gênero da pessoa não faz melhor ou pior, uma vez que é consagrada a igualdade de todos perante a lei. Está-se abordando sobre um tema influencia diretamente a vida quotidiana e a sociedade na totalidade, sendo importante que as soluções reflitam as diferentes perspectivas e necessidades de todos os grupos sociais. O Brasil, já possui programas de capacitação em tecnologia voltados para mulheres, a fim de, buscar incluir o gênero feminino, como o “Meninas Digitais”, da sociedade brasileira de computação (SBC), e o “Programa Elas na Tech” - são exemplos de iniciativas que visam capacitar jovens mulheres e incentivar a seguirem carreiras na área de tecnologia/computação. É um longo caminho para alcançar a real igualdade de gênero, não apenas em relação aos trabalhos na área tecnológica, mas no contexto geral, os cargos são em sua maioria, ocupados por homens, ainda existe a desigualdade salarial e o preconceito na contratação de mulheres, para atuarem no mercado. As mulheres precisam ser encorajadas a se engajar na sociedade com força e união, assumindo mais ainda posições de liderança e criando envolvimento principalmente no desenvolvimento de novas tecnologias. Esta tomada de atitudes possibilita a garantia de maior visibilidade e igualdade dos direitos femininos nestes tempos de inteligência artificial.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Cibele Ferreira De et al.. A INVISIBILIDADE FEMININA NA ERA DA TECNOLOGIA.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/768034-A-INVISIBILIDADE-FEMININA-NA-ERA-DA-TECNOLOGIA. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

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