ESTUDO DE CASO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS PORTADRAS DE TDAH

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
ESTUDO DE CASO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS PORTADRAS DE TDAH
Autores
  • MARICELIA SALVIANO PINTO
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/237929-estudo-de-caso--a-importancia-da-afetividade-no-processo-de-aprendizagem-em-criancas-portadras-de-tdah
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
TDAH, afetividade, família e escola.
Resumo
O presente artigo se pauta na investigação sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem em crianças portadoras do TDAH. Tendo como objetivo principal entender sobre a aprendizagem dessas crianças portadoras do TDAH. O artigo justifica-se que esse transtorno é uma das principais preocupações apresentadas no processo do ensino aprendizagem das crianças. Nesse contexto consideramos que afetividade é uma ferramenta principal no desenvolvimento dessa criança. Diante desse estudo buscou-se investigar as contribuições que a afetividade proporciona as crianças portadoras do TDAH. O estudo de caso foi realizado na escola municipal José assunção costa, a coleta de dados foi executada através de pesquisa de campo onde foi possível reunir dados para solucionar problemas investigados. Está pesquisa é direcionada a investigar o quanto a afetividade é essencial para a contribuição no processo de desenvolvimento das crianças com TDAH. O presente estudo orientou-se no embasamento das teorias dos seguintes autores, VYGOTSKY, WALLON, SALTINI entre outros. Usamos os subsídios da anamnese que nos possibilitou entender as dificuldades das crianças com TDAH. Conforme a pesquisa é perceptível que a criança com TDAH apresenta dificuldade na aprendizagem. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) hoje na atualidade e totalmente reconhecida como uma síndrome e é uma das possíveis causas investigadas e diagnosticada quando o profissional encontra-se perante as queixas referentes ao comportamento diferente daquele esperado para a idade e inteligência, e que provoca prejuízo para o desenvolvimento da criança em diferentes situações em momentos da integração social e no ambiente escolar. Diante a pesquisa percebe-se que os educadores na maioria das vezes encontram-se despreparados para lidar com essa situação precisando-se qualificar e se oportunizar para melhor compreender a necessidade dos alunos portadores do TDAH com tudo isso e preciso que os profissionais possam melhorar o seu trabalho e possam propiciar para os alunos um rendimento qualitativo e significante aos portadores do TDAH. Baseando-se nesses conceitos, percebe-se que a afetividade constitui um controle útil e necessário para o desenvolvimento da vida social e emocional de um indivíduo que apresenta de tal maneira a necessidade constante de carinho ou cuidado que pode se ter com alguém que amamos. Na perspectiva de Vygotsky (1998, p. 42): A afetividade é um elemento cultural que faz com que tenha peculiaridades de acordo com cada cultura. Elemento importante em todas as etapas da vida da pessoa, a afetividade tem relevância fundamental no processo ensino aprendizagem no que diz respeito à motivação, avaliação e relação-professor e aluno. A relação que caracteriza o ensinar e o aprender transcorrem a partir de vínculos entre as pessoas e inicia-se no âmbito familiar, através de vínculo afetivo, sendo que com as crianças portadoras do TDAH, vai tendo acesso ao mundo simbólico e, assim conquistando avanços significativos no âmbito em que vive. Neste contexto vale ressaltar o trabalho de (Sanltini Cláudio, 1997, p15.) que enfatiza que: “As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores”. Tanto a família quanto a escola são meramente responsáveis pela educação da criança, unindo-se e contribuindo de forma satisfatória a os seus respectivos papeis, sendo que cabe a escola desenvolver estratégias que colaborem para formação de seres humanos que valorize os sonhos e o amor ao próximo de forma consciente. Enquanto as escolas não se conscientizarem dessa necessidade continuaremos em um mundo cheio de violência, hipocrisia e preconceito. Conforme VYGOTSKY (2003, p-121) diz que. As relações emocionais exercem uma influência essencial e absoluta em todas as formas de nosso comportamento e em todos os momentos do processo educativo. Se quisermos que os alunos recordem melhor ou exercitem mais seu pensamento, devemos fazer com que essas atividades sejam emocionalmente estimuladas. A afetividade conduz as diversas reações humana, por tanto vale ressaltar que o afeto e parte essencial para aquisição do conhecimento e contribuinte no processo de ensinar e aprender respeitando assim suas particularidades emocionais, enfatizando sempre que o amor nos proporciona diversos sentimentos capazes de nos transformar em um ser melhor. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JOSÉ ASSUNÇÃO COSTA ENDEREÇO: Francisco das chagas Fernandes N° s/n BAIRRO: centro DIRETORA: Rosa de Lima Câmara COORDENADORA: Rosimere Gomes paz NÚMERO DE CRIANÇAS ATENDIDAS: 256 crianças FAIXA ETÁRIA: 06 e 12 anos TURMA ONDE FOI DESENVOLVIDO O TRABALHO: 1° ano A do ensino fundamental NUMERO DE ALUNOS: 21 Alunos A Escola Municipal prefeito José Assunção Costa, situada em Jandaíra / RN, Na Avenida Francisco das Chagas Fernandes S/N, foi fundada em 28 de fevereiro de 1994. A instituição de ensino está vinculada a Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer, tem como gestora a professora Rosa de Lima Câmara. Atualmente a escola conta com duzentos e cinquenta e seis (256) alunos matriculados, distribuídos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno atendendo estudantes do 1? ao 5? ano, a mesma atende no turno da noite turmas da EJA (educação de jovens e adultos). A escola dispõe de dezoitos (18) compartimentos assim distribuídos: 01 Diretória, 01- Secretaria, 01- Biblioteca, 01- Sala de professores, 06- Salas de aulas, 01- Cozinha, 01- Despensa, 05- Banheiros, 01- Área aberta. O quadro de servidores e constituídos de quarenta (40) profissionais, obedecendo a seguinte distribuição: 01-Diretora, 01-Vice-diretora, 01- Secretária, 03- Coordenadores pedagógicos, 01-Coordenador administrativo, 05-Auxiliares de secretaria, 15-Professores, 02-Cuidadores, 01-Digitador, 03-Vigias e 07 Auxiliares de Serviços Gerais. O corpo docente da escola é constituído por professores da cidade. Em sua maioria possuem graduação e especialização em sua respectiva área de atuação; os demais estão em processo de graduação. Na medida do possível, os mesmos estão buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras, oficinas entre outros. O atendimento pedagógico é feito nos três turnos. A equipe pedagógica coordenam os planejamentos, projetos de estudos, reuniões e fazem acompanhamento junto com os professores sobre a aprendizagem dos alunos. PROPOSIÇÃO DO CASO Conforme o estudo de caso descreve-se aqui as seguintes informações obtidas durante o processo da anamnese que foi realizada no dia 20 de julho de 2018 as 17: 00hs na residência da própria criança, onde fomos acolhida de forma receptiva, onde a mesma contribui assim para realização deste estudo. O menor L.L de B, de 7 (sete) anos de idade, nascido em 30 junho de 2011, sendo natural do rio de janeiro, filho da senhora P.B. B e do senhor D.S.N, a referida criança estuda na escola municipal prefeito José assunção costa, situada na rua Francisco das chagas Fernandes sem número, composta por 6 salas atendendo a clientela de 7 a 12 anos de idade do ensino fundamental l, totalizando um número de 256 alunos em seus respectivos turnos, sendo que o aluno L.L de B, estudante do 1° ano do ensino fundamental, em uma turma formada por 21 aluno sendo ministrada pela Educadora M.M, a criança conta com o auxilio da cuidadora S.F da S, que nos relatou que a referida criança apresenta inquietação e distração nas realizações das atividades pedagógicas, demonstrando dificuldade em se relacionar com as demais crianças em sala. Segundo a senhora P.B. B Nos relata que L.L de B, foi uma criança desejada, nasceu de parto cesariano não chorou nos primeiros minutos de vida precisando de oxigênio e levado para incubadora. O mesmo pesou 2 kg 978gm, medindo 48 cm, nos seus primeiros meses de vida L.L. B apresentava algumas dificuldades em seu desenvolvimento. A partir de um ano de idade produziu seus primeiros balbucio demonstrando até hoje dificuldade na fala. Então desde ai, parentes percebiam as dificuldades da criança, no seu desenvolvimento, e começaram a aconselhar a senhora P.B.B, a procurar ajuda para L.L de B. Hoje a criança encontra-se diagnosticada com TDAH, (CID-10:F 90.0 pelo Dr. T.A.F.R, médico Neurocirurgião, o mesmo está fazendo tratamento com medicamento (RITALINA), onde também foi solicitado diversos exames entre eles um eletro encefalograma, onde a mãe relata que ainda não foi possível realizar por motivo da grande demanda do SUS. AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH Durante toda período de pesquisa percebe-se que afetividade auxilia no processo de desenvolvimento das crianças com TDAH. Então faz se necessário que todos os profissionais da educação tenham consciência da significação que o afeto representa na vida dessas crianças. Afetividade tem sido distinguida como parte essencial do sucesso ou fracasso da aprendizagem. Quando o professor demonstra afetividade âmbito escolar o mesmo terá mais chance de diagnosticar certos tipos de problemas tais como, no comportamento, personalidade e valores que irão ser uteis durante todo o ano letivo, favorecendo uma relação de confiança e respeito, tudo isso ajudará no desenvolvimento dessas crianças. De acordo Ferreira (1999, P.62): A afetividade supõe que é um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza. A maneira como o educador irá conduzir essa relação de afetividade irão fazer toda diferença no desenvolvimento dessas crianças, pois se sabe que a afetividade e parte essencial para processo de aprendizagem, então faz se necessário que o educador esteja preparado para lidar com esse conjunto de sentimentos, tornando o ambiente escolar agradável e seguro. A criança portadora do TDAH, desenvolve se com mais facilidade a partir da interação com o meio que vive. O TDAH por ser uma doença neurobiológica pode provocar vários problemas generalizados dos aspectos da aprendizagem. Dessa forma justifica se que para contribuição do processo de desenvolvimento dessas crianças, é preciso a valorização de uma boa interação do seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas na qual convive e estão inseridas no seu convívio social e Quais suas respectivas ligações afetivas e emocionais. Henri Wallon (1975 p. 198) acreditava na importância do outro para o desenvolvimento humano, e defende que a emoção é o primeiro e mais forte elo entre os indivíduos: As primeiras relações utilitárias da criança não são as suas relações com o meio físico, que, quando aparecem, começam por ser lúdicas; são relações humanas, relações de compreensão, que tem como instrumento necessário meios de expressão, e é por isso que a criança, se não é naturalmente um membro consciente da sociedade, também não é um ser primitivo e totalmente orientado para a sociedade. SALTINI (2002, p. 78). Enfatiza que: O ato amoroso consiste em querer alguém que nos entenda, que nos ouça e nos veja. Não são necessários grandes carinhos, precisamos apenas de alguém que nos veja, observe, perceba que existimos e que estamos aqui - a isso chamo de relação afetiva. Dessa forma percebe-se que o processo de desenvolvimento da criança está totalmente Interligado ao âmbito afetivo. Afetividade é de suma importância para o desenvolvimento das crianças desde cedo, pois é por meio dela que nos seres humanos expressamos nossos desejos e vontades. A afetividade estimula a criança a alcançar seus objetivos e a ter êxito e seu processo de aprendizagem, por isso, deve estar presente em seu cotidiano escolar, pois envolve atenção, carinho, respeito e interesse, logo quando existe uma relação de troca, o processo de ensino e aprendizagem será efetivamente produtivo. CARACTERÍSTICAS DO TDAH Dessa forma, atualmente é reconhecida e proposta a necessidade da abordagem multidisciplinar na avaliação clínica e na criação de modelos adequados de especídiagnóstico e intervenção para estas crianças. Mesmo com pesquisas iniciadas no século XIX somente em 1994, começa a ocorrer um aprofundamento nas mesmas. Silva (2003 p.208) afirma que: No Brasil essa evolução é um tanto desanimadora. Neste exato momento, milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, passam por inúmeros desconfortos pessoais e/ou sociais em função de seus problemas na área de atenção e do controle de seus impulsos e hiperatividade física e/ou mental. Conforme destaca Silva (2003, p.12), o TDAH é caracterizado principalmente por três sintomas: “[...] desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental”. Tal caracterização promove situações nas quais professores sem o conhecimento sobre o transtorno acabam por rotular o aluno como: desatento, mal educado, sem atenção, explosivo, arteiro, entre outros. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística nas Doenças mentais IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM IV)1 o diagnóstico é obtido quando o paciente atende a pelo menos seis dos nove critérios de um ou de ambos os domínios da síndrome (hiperatividade/impulsividade e desatenção) em pelo menos dois locais de avaliação distintos, como por exemplo em casa e na escola. Segundo (ROSSANO, 2010, p. 83 apud OMS, 1993, p. 257). “A atenção comprometida é manifestada por interromper tarefas prematuramente e por deixar atividades inacabadas. As crianças mudam freqüentemente de uma atividade para outra, parecendo perder o interesse em uma tarefa porque se distraem com outras (...). Esses déficits na persistência e na atenção devem ser diagnosticados apenas se forem excessivos para a idade e QI da criança. A hiperatividade implica inquietação excessiva, em especial em situações que requerem calma relativa. Pode, dependendo da situação, envolver correr e pular ou levantar do lugar quando é esperado ficarem sentadas, loquacidade e algazarra excessivas ou inquietação e se remexer. O padrão para julgamento deve ser que a atividade é excessiva no contexto do que é esperado na situação e por comparação com outras crianças da mesma idade e QI. Este aspecto de comportamento é mais evidente em situações estruturadas e organizadas que necessitam de um alto grau de autocontrole de comportamento. Também não podemos desconsiderar que os indivíduos com TDAH também demonstram duas características essenciais para um diagnóstico: a atenção comprometida e hiperatividade, que devem ser evidentes não só na escola, mas em outras situações (casa, clínica). DESATENÇÃO Falha para prestar atenção a detalhes Dificuldades para manter atenção sustentada nas tarefas Frequentemente parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a) Frequentemente não segue instruções ou falha na finalização de tarefas Tem dificuldade para organizar tarefas ou atividades Frequentemente perde coisas necessárias para a realização de tarefas É facilmente distraído por estímulos externos É frequentemente esquecido em atividades diárias HIPERATIVIDADE Mexe os membros com frequência ou se move na cadeira Levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outros locais onde é esperado que permanecesse sentado Corre ou sobe excessivamente nas coisas Tem dificuldades para brincar calmamente “Está frequentemente “a ponto de” e parece " ligado em um motor" Fala excessivamente IMPULSIVIDADE Explode em respostas antes das questões serem completadas Tem dificuldades em esperar a sua vez Frequentemente interrompe os outros CONSIDERAÇÕES FINAIS A afetividade e importantíssima para a contribuição da aprendizagem das crianças portadoras TDAH, considerada uma ponte necessária para o desenvolvimento cognitivo e a interação de qualidade de vida humana, pois a afetividade deve estar presente desde a vida intrauterina, até os últimos dias de vida, se manifestando como uma fonte geradora de potência e aprendizagem e tornando-se o alicerce sobre a qual se constrói o conhecimento. Por isso, a Educação compreende que e um período de grande importância na formação intelectual e emocional do indivíduo, sendo considerada parte integrante da educação básica. Na condição de educadores, precisamos estar atentos o nossos atos, pois enquanto não demonstrarmos afetividade na relação entre educador e educando, corremos o risco de estarmos só trabalhando com a construção do real, e do conhecimento, deixando de lado o trabalho da construção do próprio sujeito – que envolve valores e o próprio caráter necessário para o seu desenvolvimento integral. Portanto, o amor e o afeto tornam-se a solução para uma boa educação, pois acreditamos em uma educação mais humana, que adote uma relação de amor e afetividade, e que tenha a capacidade de influenciar em nossas vidas, família e escolas, favorecendo novos conhecimentos, desafios e conquistas, que permitira uma parceria entre a família e a escola, proporcionando as diversas áreas de conhecimento. A escola precisa compreender que tem que existe uma ligação entre as famílias, e que essas famílias precisaram ser trabalhadas juntas com a formação das crianças que são novos seres pensantes e de uma nova geração e as escolas precisa se aliar a essas famílias, pois quando escola e família mostrarem-se unidas obterão avanços tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento, melhorando assim em todos os aspectos. REFERÊNCIAS AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington (DC); 1994. LIMA, Rossano Cabral. Somos todos desatentos?: O TDA/H e a construção de bioidentidades/ Rossano Cabral Lima. – Rio de Janeiro: Remule Dumará, 2005. SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro DP e A, 2002. VIGOTSKY, L.S. psicologia pedagógica. Porto alegre: Artmed, 2003. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. WALLOW, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições, 1995. WALLON, Henri. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, MARICELIA SALVIANO. ESTUDO DE CASO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS PORTADRAS DE TDAH.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/237929-ESTUDO-DE-CASO--A-IMPORTANCIA-DA-AFETIVIDADE-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-EM-CRIANCAS-PORTADRAS-DE-TDAH. Acesso em: 24/05/2025

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