DECISÕES E AÇÕES EM BUSCA DA DISCIPLINA NA SALA DE AULA

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
DECISÕES E AÇÕES EM BUSCA DA DISCIPLINA NA SALA DE AULA
Autores
  • Maria dos Navegantes de Miranda
  • Jaciana Carneiro Pinto Da Silva
  • Jaqueline Tertuliana Da Silva Miranda
  • Aldivânia Audiroftan Nunes dos Santos Câmara
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/236170-decisoes-e-acoes-em-busca-da-disciplina-na-sala-de-aula
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
Escola, Professores, Indisciplina, Ensino-aprendizagem
Resumo
1.INTRODUÇÃO A questão da disciplina e indisciplina tem sido motivo de discussões tanto na escola, como em todos os segmentos da sociedade e com isso emergi um quadro por vez insatisfatório e preocupante. Trazendo insatisfação, desrespeito, ausência de ética, e naturalmente, modificando o relacionamento entre as pessoas. Diante disso, muitos estudiosos no assunto têm se debruçado nas buscas das causas e naturalmente das soluções. O presente trabalho tem como eixo temático Decisões e Ações em Busca da Disciplina na Sala de Aula e como objetivo, apresentar as causas da indisciplina, as consequências e soluções, como também fazer um enfoque sobre as Tendências Pedagógicas e a postura do educador diante destas. Outro ponto relevante apresentado é em relação a contribuição da família na construção de uma disciplina desejável. Mostrando que a família e a escola, são parceiros inseparáveis tanto para construção do conhecimento, como no tocante as atitudes e valores do aluno. Um outro fator importante abordado, diz respeito a disciplina e indisciplina como fatores relevantes na formação de um aluno critico. Essa abordagem mostra a importância de se trabalhar a criança desde os primeiros anos de vida em todos os aspectos, moral, intelectual, sentimental. E logicamente, em relação aprendizagem, em concomitância com a disciplina. Pois, disciplina e aprendizagem, caminham juntas. Destacou-se ainda, a questão da postura do educador diante da indisciplina. Baseado em estudos e pesquisas, alguns especialistas no assunto mostram a importância de uma nova postura, não só do educador, mas de todos que pertencem ao universo escolar. As aulas para atrair a atenção do aluno, precisam ser dinamizadas, interativas e dialógicas, ou seja, com diferenciais. Por fim, não só o professor precisa mudar sua postura, a escola também. As instituições escolares, têm sido alvo de criticas, tanto em relação ao ensino, quanto em se tratando do comportamento do aluno, quando este, fizer por merecer. Portanto, a escola, não é lugar apenas de aprendizagem, o aluno precisa ser preparado em todos os aspectos. E a família entra como parceira nessa busca de uma nova mentalidade. 2.INDISCIPLINA E DISCIPLINA: UM PROCESSO CONCEITUAL A sociedade contemporânea passa por um momento de mudanças rápidas e expressivas. Alterando as relações e gerando incessantes modificações nas organizações e no pensamento humano e consequentemente, no ritmo de vida. E um dos problemas que tem emergido de forma preocupante é a ausência da disciplina, algo de suma importância para um bom convívio social. Para GASPAR, (2005) a principio, uma pessoa indisciplinado é a que apresenta um comportamento desviante de uma norma social. Sendo assim, o que é considerado um comportamento normal em um certo segmento da sociedade, pode ser visto come indisciplina em uma outra situação, isso depende, portanto, das normas explicitas que estejam sendo desrespeitadas. 2.1-Disciplina Escolar O desenvolvimento da ciência, favorecido pela expansão da inteligência humana e estimulado pelas escolas, as quais têm como eixo norteador, informações transformando-se em conhecimentos, enfrenta alguns desafios, na luta pela conquista de suas metas. E uma delas é preparar as novas gerações para exercer o comando da sociedade. Para a autora ESTRELA (2002), a indisciplina é um fenômeno tão antigo quanto à própria escola, e em virtude de múltiplos fatores, tornou-se inevitável. Transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações as complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que tem sido avassaladores e crescentes. Ainda sobre o assunto, TIBA(2006) afirma que disciplina é uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e discente no universo escolar. A escola é também um espaço intermediário de educação entre a família e a sociedade, sendo assim, seus limites comportamentais e disciplina têm de ser mais severas que os familiares, porém, mais suaves que os da sociedade. O autor ainda adverte que mesmo a escola cumpra rigorosamente as determinações da lei, proibindo o uso de fumo nas dependências há alunos que transgredem a lei. Portanto, se faz necessário, uma escola ativa e vigilante ao final: (TIBA 2006, p.125). Disciplina escolar é um conjunto de regras que devem ser obedecidos tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha êxito. Portanto, disciplina é uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e, consequentemente, na escola. Segundo FREIRE, (1996) para amenizar a indisciplina na escola, é necessário considerar na série de questões sociais, como também, rever a postura da escola. Para ele, uma das medidas a ser tomada é a mudanças na postura de todos que fazem a escola. Como também, se faz necessário que haja uma relação dialógica entre escola, pais e alunos. 2.2-Causas e Manifestações da Indisciplina Nessa incessante busca pela origem do problema, o autor mostra o fato de haver muitas famílias desestruturadas, desorientadas com hierarquia de valores invertidos, ou seja, não dando o devido valor que a escola tem. E muitas vezes, a família transfere sua responsabilidade para a escola. Nesse sentido constata-se que a família tem uma parcela de culpa por não estabelecer limites nos filhos. E a repercussão é exatamente na escola. Nessa perspectiva, o fator familiar tem sido colocada como principal responsável pela indisciplina escolar, uma vez que no universo familiar a falta de limites por parte dos pais tem produzido condutas indesejáveis, que refletem na sala de aula. Em virtude disso, a autora comenta que muitos professores chegam a rotular os alunos como problemáticos, desajustados e naturalmente jogam toda culpa na família. Nas diversas discussão sobre o tema é bastante delicado e se torna complexo quando a indisciplina passa a ser provocado pelo próprio professor. Ela apresenta algumas causas para a desmotivação do aluno em sala e efetivação de atritos, violência, drogas e evasão, tudo isso, segundo a autora, pode ser reflexos de desenhos animados e filmes com enredos violentos. É nessa ocasião, que se faz necessário um professor com uma postura diferente. Pois o mundo de hoje se apresenta de forma peculiar. Fora da escola, existe uma infinito variedade de atividades sedutores para o aluno. E a escola, muitas vezes, a metodologia da professora, não evoluiu, não apresenta as atrações que o mundo oferece lá fora. Por outro lado, pais, educadores e instituições, tentam transferir a responsabilidade, esquecendo-se de que as relações que deveriam estar mais próximas de crianças e adolescentes, isto é, as relações familiares estão cada vez mais distantes. Diante do quadro exposto, percebe-se nitidamente, que a indisciplina está presente na sala de aula, na escola e na sociedade, independente de classes sociais e etnias. Cabe a todos que fazem parte desse universo e pretendem encontrar soluções para o problema, antes de mais nada, é preciso conhecê-lo, para depois encontrar as soluções cabíveis e em caráter emergencial, pois a questão é seria e a não resolução, implica na aprendizagem e na conduta pessoal. 2.3. Contribuição da Família no Processo Disciplinar A família e a escola são parceiros inseparáveis. Tal afirmação perpassa do senso comum, e chega a ser tema de discussões no universo educacional. Tanto no que se refere ao ensino e aprendizagem, como no tocante ao perfil do aluno, principalmente em relação as atitudes, e valores. Para PAROLIN (2005), a família tem uma enorme parcela de responsabilidade no que se refere à aprendizagem e a disciplina, pois é em meio familiar que a criança constrói seus primeiros vínculos com a aprendizagem e forma o seu estilo de aprender. Para ela, nenhuma criança nasce sabendo discernir o que gosta ou não, a autora ainda enfatiza que uma das incumbências dos pais e também dos professores é favorecer uma consciência moral, que deve ser pautada em uma lógica socialmente aceita, exatamente, para quando a criança tiver que decidir algo, tenha autonomia, ou seja, saiba tomar decisões. Sabe-se que a família é a ponte principal para ajudar no processo educacional em pro da disciplina na escola, até por que é com a família que o aluno passa o maior tempo do seu dia. Os pais é quem mais conhecem seus filhos, muito mais de que ninguém, assim eles são sabedores dos limites, das qualidades, defeitos, do que os agradam e do que os não agradam, também sabem como superar de como superar os anseios dos mesmos. É em função deste conhecimento que os pais tem, devem contribuir com a escola para um melhor desempenho da disciplina dos seus filhos, assim deixando claro que há uma diferença entre regras, limites e autoritarismo. Diante dessa problemática deve-se compreender que se faz necessário que os pais valorizem mais, as escolas e a educação dos filhos. Assim incentivando os mesmos à serem sujeitos pensantes e participantes estimulando suas curiosidades para que possa resolver suas angustias e ansiedades. E nessa consonância, que os pais podem realizar o seu papel principal, de ajudar os filhos, através do acompanhamento nas escolas, procurando interagir com metodologias da sala de aula, sendo um pai presente no dia-a-dia em sala de aula e tratar as questões de conflitos dos seus filhos com afetos e bastante amor, sem deixar de corrigi-los quando errados. 3. A INDISCIPLINA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Ao se deparar com a questão da indisciplina na escola, o professor deve repensar sua prática enquanto educador perante as Tendências Pedagógicas. Porque segundo LIBANEO(1994), toda prática deve ser fundamentada em uma das teorias. Essas são elementos norteadores e relevantes para qualquer prática educativa. Para o autor mencionado acima, as Tendências Pedagógicas têm sido nos últimos tempos, algo de estudo e análise, até mesmo no sentido de encontrar respostas para algumas questões atuais. Sobre essas teorias o autor sintetiza em algumas definições como: a pedagogia tradicional, a prática de ensinar era centrada no professor, o aluno era apenas ouvinte, e os conteúdos não precisariam estar de acordo com a realidade do aluno, bastava que ele decorasse. Já a Pedagogia Renovada, inclui outras correntes como: a progressivista, baseada na teoria de John Dewey, a não-diretiva, que era inspirada em Carl Rogers, e a ativista-espiritualista, essa, de orientação católica, a culturalista, a piagetiana, como também a montessoriana, além de outras. Portanto, conviver com tal problema na escola, é um dos desafios para os educadores. E para enfrentá-los se faz necessário, uma análise da prática ou teoria seguida. Esse pode ser um caminho para se encontrar respostas à algumas questões. 3.1. O professor e as Tendências Pedagógicas: uma questão de mudança O que nos impede de avançar na busca de novas formas de organização, novas formas de transmissão de conhecimentos? Até quando nós, professores, continuaremos temendo a indisciplina, desobrigando-nos com isso de enfrentá-la criativamente? (Laurizete Ferragut Passos) As escolas de modo geral, são classificadas de acordo com a filosofia de educação que seguem. Mas, atualmente, é impossível discernir, pois elas não seguem uma única linha. Geralmente, são ecléticas, quer dizer, utilizam ideias e põem em prática as várias teorias, conforme afirma ZAGURY (2002). Algumas escolas utilizam a pedagogia tradicional, porque acham mais fácil, outros, porque não interessa mudanças, tem medo do novo. No entanto, já se comprovou que existem formas mais ricas e adequadas de ensinar, mais criativas, lúdicas, prazerosas e motivadoras e, o que é mais importante, e mais adequada do as exigências de uma sociedade moderna. Hoje, diante da necessidade dessas mudanças, o professor não é um mero transmissor de conhecimentos, É aquele em que se preocupa com a formação pessoal e profissional, aquele em que encara a indisciplina, não como um problema sem solução, e sim, como um desafio que deve ser vencido. 3.2. A Disciplina e a Indisciplina como Fatores Fundamentais de Formação do Aluno Critico no Mundo Atual A nossa sociedade, atualmente, tem passado por momentos de diversos conflitos e muitas mudanças. Sabe-se que a cada momento tem surgido novas tecnologias que tem influenciado no aceleramento nos desenvolvimento das crianças, alterando a relação de convivência. A evolução da mulher ao engajar-se no mercado de trabalho provocou várias transformações no modelo familiar e, com isso diferentes instituições educacionais assim foi criados para poder atender e sociedade exigente, com isso, O mercado de trabalho sente a necessidade de ser mais ainda exigente para atender a necessidade dos seus clientes e assim se modernizar. A escola está inserida neste mundo de conforme os PCNs (1997, p.79). 4. CAMINHOS PARA AMENIZAR A INDISIPLINA NA ESCOLA Os estudos atuais indicam que a complexidade do mundo moderno está chegando ás escolas e com elas, trazendo certas vantagens e desvantagens. Essa contratação demonstra a necessidade de mundos a escola, no sentido de aproximadamente mais da sociedade, envolvendo mais o aluno no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, percebe-se que uma das questões que possivelmente, interfere nessa aprendizagem, é exatamente a questão indisciplinar Por isso, torna-se necessário, em caráter de urgência, que para melhorar o entendimento referente a indisciplina, se faz necessário, que cada profissional da educação esteja informado do problema e bastante imbuído, para lidar com as dificuldades que irá atravessar seu caminho, onde pode atrapalhas o desenvolvimento do processo educacional. Sabe-se que os mais variados fatores é quem desencadeia e interferindo no desenvolvimento e aceitação do processo escolar, até porque a indisciplina dos nossos alunos devem ser trazida de sua base educacional que é a família, que devem fazer sua parte que é de educar, impondo regrando e limites desde sedo, nos anos iniciais e os disciplinando. Já o da escola é de organizar, intervir nos conhecimentos, trazidos para, estruturando e desenvolvendo todo conhecimento trazido pelo ambiente familiar e social. Portanto sabe-se que para podermos combater a indisciplina, tanto na escola, quanto na sociedade e no meio do convívio do aluno, deve-se vero problema com bastante cautela e flexibilidade, assim fazendo com que não deixe o aluno constrangido, Para fazer este trabalho, o educador de está preparado, tranquilo, sorridente e acima de tudo bastante humorado, mais conseguir manter a ordem e disciplina em sala, com bastante sutileza. Assim utilizando sua autoridade e se necessário, advertindo-os dos seus erros, sem magoá-los. 4.1 A Postura do Professor Frente a Indisciplina Nos dias atuais, nos bastidores das escolas, o que mais é comentado por parte dos professores, é em relação ao chamado "controle de classe". Algo que segundo eles, está intimamente relacionado á aprendizagem. Para LIBANIO(1994) "a disciplina da classe está literalmente relacionada ao estilo da prática do docente, e não só, à prática docente, mas também a postura ética e moral do professor. Ele acrescenta ainda, que quanto maior a autoridade do professor, mas suas exigência serão valorizadas pelos alunos. O autor apresentar três diferentes definições a respeito do termo "autoridade": a autoridade profissional, se manifesta no domínio do conteúdo ministrado e nos métodos utilizados como também na habilidade de lidar com as diferenças individuais. Já a autoridade moral, resume-se no conjunto de virtudes ligadas à personalidade do professor, ou seja, seu senso de justiça, traços de caráter, dedicação e amor à profissão. E a autoridade técnica, é o conjunto de capacidades, de habilidades, manejo, desenvoltura, na transmissão dos conteúdos. Ou seja, é aquele profissional que não só, está preocupado em repassar o conteúdo, mas também que haja assimilação dos mesmos. Portanto, não importa qual tenha sido as causas da indisciplina. O profissional da educação, não importa sua função, ele também é responsável e precisa encará- la como um desafio que precisa de estratégias para vencê-lo. 4.2. O Traballho da Escola no Processo Educacional Disciplinar do Aluno Atualmente, a escola como instituição de ensino, tem sido alvo primordial de criticas tanto no que diz respeito a aprendizagem como nas questões disciplinares e éticas, com isso tem causado muitas preocupações e transtornos no meio institucional, por ser o local onde o aluno deve obter conhecimento, e adequar-se a realidade social e institucional. Até porque as crianças passam em média, 4 horas por dia na escola durante 10 meses por ano. Mesmo sendo poucas horas em que a criança fica na instituição escolar, é lá, onde acontecem muitos conflitos. Para se realizar um bom trabalho em busca da disciplina, só torna-se possível, se a instituição planejar e organizar os grupos de pessoas que fazem parte da mesma. Mas não somente entre professores, mas toda instituição desde o diretor, professores, coordenadores, secretários, pessoal de apoio, merendeiras, vigias, porteiros cozinheiro e etc. Porque as questões disciplinares, não atingem apenas a um grupo, mas sim, toda instituição. Muitas vezes, todos os problemas de indisciplina, ficam todos na responsabilidade somente dos professores e esses, sozinhos, podem não encontrar as devidas soluções. Por outro lado, as escolas estão amontoadas de funcionários sem serventia alguma. E assim os professores sem ajuda de ninguém, deixam a desejar por estarem assoberbados e não terem condições buscarem soluções os problemas de sua sala de aula. Portanto se faz necessário que a escola conhecedora dos problemas, com responsabilidade, tome uma posição levando em consideração, seu papel como instituição educadora que deve esta preparada para lidar com diversas situações entre elas as de intervenção e construção, estimulando e formando sujeitos pensantes para que eles passam a ser cidadãos ativos compreensivos, respeitadores com uma adequação bastante proveitosa, muito êxito e grande sucesso no aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS O Presente trabalho tem como eixo temático A DISCIPLINA NA ESCOLA. Que tem sido tema discussões entre especialistas da área de educação e está condicionada a vários fatores, exigindo assim, múltiplas ações. O referido documento apresenta uma proposta que pode nortear a prática do professor, porém deixando claro que se trata de uma responsabilidade da escola e da família. A aprendizagem e disciplina exigem todos os requisitos e implica também a constate interação dialógica entre professor e aluno. Exige do professor, uma postura. REFERÊNCIAS AQUINO, Julio Groppa (org.) Indisciplina na sala. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summeus, 1996. DAYAN, Silvia Parrat. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: contexto, 2008. ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e Indisciplina na escola. Porto editora. 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. GASPAR, Priscila de Farias. Indisciplina escolar na atualidade. Disponível em: google.com.Br. Acesso em: 12/04/2005. LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Maria dos Navegantes de et al.. DECISÕES E AÇÕES EM BUSCA DA DISCIPLINA NA SALA DE AULA.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/236170-DECISOES-E-ACOES-EM-BUSCA-DA-DISCIPLINA-NA-SALA-DE-AULA. Acesso em: 29/05/2025

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