A BRINQUEDOTECA E A MAGNITUDE DO BRINCAR

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
A BRINQUEDOTECA E A MAGNITUDE DO BRINCAR
Autores
  • Diandra de Oliveira Santana
  • Maria Damiana da Silva
  • Naire Lígia da Silva Machado
  • Janielle Ingrids da Silva
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/235979-a-brinquedoteca-e-a-magnitude-do-brincar
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
EDUCAÇÃO INFANTIL. BRINQUEDOTECA. LUDICIDADE
Resumo
INTRODUÇÃO Apresentando o uso de jogos e brincadeiras e mostrar importância de uma brinquedoteca escola sempre foi uma trilha mito usada pela pedagogia. Tendo como temática a brinquedoteca e alguns preceitos, conceitos, variantes, objetivos e atividades propostas na sala referida, a pesquisa, além de bibliográfica e documental, se deu no COMPLEXO EDUCACIONAL DE ENSINO INFANTIL PROFESSORA JOANA SAMPAIO MARINHO. O desenvolvimento da pesquisa vai reconhecendo o objetivo social e intelectual da brinquedoteca, enquanto um espaço preparado para receber a criança e reconhecer enquanto local de aplicação de diversas metodologias de ensino e assim fortalecer essa linha de pesquisa para que haja uma melhor compreensão do tema. Como brinquedoteca escolar, poderemos compreender que seja uma sala especifica e adequada, reportando-se aos moldes iniciais do modelo de Los Angeles Toy Loan, que para aquecer as fabricas de brinquedos houve uma campanha de empréstimos para a escolas e outros espaços que dominou o mundo todo, da Europa, Ásia e Américas durante a década de 1934, ano de grande depressão econômica americana até se chegar as várias funções que o setor pode oferecer: a educacional e terapêutica. Os programas estabelecidos tratavam de resgatar as vivencias infantis para melhorar a capacidade de aprender e se desenvolver/curar das crianças. A brinquedoteca prepara o espaço do faz-de-conta para a criança atuar. Os brinquedos, como a brincadeira, servem a propósitos múltiplos aos seres humanos e animais. Oferecem entretenimento ao mesmo tempo cumprindo um papel educativo. Brinquedos aumentam o comportamento cognitivo e estimulam a criatividade. Auxiliam no desenvolvimento das habilidades físicas e mentais que são necessárias mais tarde na vida. Desde a antiguidade que os brinquedos circundam a vida das crianças. O brinquedo como atividade lúdica e impulsionadora do aprendizado infantil apesar de ser tida como uma especificidade do prazer, é de importância vital para o seu processo de desenvolvimento e educação. Através do simbolismo recreativo e estímulos da imaginação, raciocínio e decisões, cria a possibilidade de que neste processo pedagógico qualquer objeto que a criança utilizar para o seu brincar é um brinquedo e pode aprender e se divertir com ele. Para que essas atividades lúdicas e vivência de mundo aconteçam é necessário que a brinquedoteca inclua e possibilite o contato com brinquedos voltados a diversos setores, como: teatro de fantoches, explorando a linguagem oral; fantasias (figurinos, roupas, imagens), expostas diversas fantasias, bolsas, chapéus, jogos educativos, englobando jogos de montar e jogos de tabuleiro, desenvolvendo raciocínio, atenção, cooperação; leitura, este local pede aconchego, por isso além de livros infantis, revistas, precisa de tapetes, almofadas e mobiliário adequado como um sofá infantil, um centro de leitura, para relaxarem enquanto leem; faz de conta - com brinquedos que permitem a reprodução do mundo adulto, como casinhas de boneca, cozinhas, bancadas de ferramentas, carrinhos, bonecas, navios, aviões, entre outros. Passando por estímulos diversos da aceitação, criatividade e prazer. Foi no início da década de 1980 que deu-se início a implantação das brinquedotecas no país. Foi um desejo que nasceu dos que trabalhavam com a criança e o seu desenvolvimento viam no brinquedo um excelente companheiro e auxiliar no trabalho educacional e instrutivo nas brinquedotecas. Seu pioneirismo oportunizava a aplicabilidade das ações pedagógicas, compreendendo que a brinquedoteca é um espaço de aplicação com finalidades e planejamento. É de suma importância que a escola tenha um espaço destinado a atividade lúdica que transmita a sensação de liberdade e também aguce a criatividade e imaginação. Como Cunha, (1998. p. 167) Retrata que a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. Sendo assim a brinquedoteca tem esse espaço que avalia a criança através do acompanhamento, da observação diária e da interação com os demais. Diante desse quadro, a escola proporciona a função primordial da brinquedoteca, criando um ambiente estimulador, onde oferece atividades lúdicas que desenvolve o senso crítico, a inteligência e a imaginação da criança, de maneira que o brincar acaba sendo também o aprender. Essa definição da formação da brinquedoteca diante dessas referências de Balthazar (2006), fortalecem a dinâmica das brinquedotecas e suas extensões até a base familiar e social do educando. Notifica-se a sua opinião histórica de que (Ibidem. 2006, p. 126) No Brasil, a montagem dos primeiros espaços para brinquedoteca começou com a ludoteca da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em 1973, que funcionava sob a forma de rodízio de brinquedos entre as crianças. Com o acervo precário, elas levavam por empréstimo o brinquedo para casa por um tempo determinado. Um novo encontro era marcado e os brinquedos eram novamente trocados. EXPOSIÇÃO DA COLETA DE DADOS O sujeito pesquisado, está contido no resultado da junção de duas escolas existentes na cidade de Macau/RN, no bairro Porto São Pedro, onde funcionava duas Creches. A Creche Municipal 25 de Junho e a Creche Municipal Tia Lindalva, atendendo a crianças na faixa etária de 00 a 03. O bairro também contava com uma Pré-Escola denominada Professora Joana Sampaio Marinho, que atendia crianças de 04 a 05 anos de idade. Nesse sentido, a comunidade escolar iniciou um processo de reivindicações no objetivo de que o novo espaço criado deveria permanecer com o nome da Professora Joana Sampaio Marinho pelo histórico da instituição e da homenageada. Diante disso, o Complexo foi denominado com a seguinte razão social: COMPLEXO EDUCACIONAL DE ENSINO INFANTIL PROFESSORA JOANA SAMPAIO MARINHO, sito a Rua São Vicente, SN, Porto de São Pedro, Macau, RN, CEP: 59.500-000 e contemplou também, na placa de identificação em homenagem à professora Lindalva Bezerra, em reconhecimento aos serviços prestados pela mesma a educação do município de Macau, registrando na referida placa o nome CRECHE TIA LINDALVA. AS ALTERNATIVAS DA BRINQUEDOTECA A sala está dividida em três espaços: cantinho da leitura, cantinho da imaginação e o cantinho do teatro. Eles se apresentam como Cantinho de Leitura dentro da sala de aula é utilizado para despertar nos alunos a prática da leitura, nesse espaço os alunos terão acesso às diversas leituras. O cantinho da imaginação é um lugar onde iremos incentivar o lado lúdico da criança, expressando sua imaginação, pensamentos e sentimentos. E por fim o cantinho do teatro é o lugar onde ocorre a dramatização e a caracterização, as crianças reproduziriam com o teatro de fantoches e/ou o teatro com as próprias crianças encenando a história ouvida. Com essas alterações burocráticas, o referido estabelecimento passou por uma reforma física para adaptar-se ao novo convívio das crianças no ambiente escolar adequado para o seu perfeito funcionamento. Sua estrutura ficou bem distribuída, as salas são todas climatizadas, forradas com PVC, equipadas com aparelhos de TV e DVD. Os espaços são compostos por 01(uma) direção, 01(uma) secretaria, 01(uma) cozinha, 02 (dois) depósitos para merenda, 01(uma) brinquedoteca, 08(oito) banheiros, 02 (duas) dispensas, 01(um) dossiê, 01(uma) sala de apoio pedagógico, 04(quatro) fraudários com banhos, 11 (onze) salas de aula, 02 (duas) quadras tipo galpão com cobertura e instalações de peças de parque recreativos. DADOS DA PESQUISA APLICADA Entrevista aberta com professor da brinquedoteca e das turmas regulares. Instrumento aplicado no período de 13 de setembro de 2018 a 25 de setembro de 2018. Foi feito um análise/entrevista com 03 (três) professores que seguiram os seguintes questionamentos: -Como a brinquedoteca contribui no processo de ensino e aprendizado das crianças especificamente à do campo em estudo da educação infantil? O 01 retratou que sabia que o brincar é um dos três pilares da educação infantil. Em sala e no parquinho a criança realiza diversas brincadeiras, porem a brinquedoteca é esse espaço adequado oferecem diferentes jogos, brinquedos educativos, onde as crianças aprendem brincando. O 02 falou que contribui de forma ampla e prazerosa, pois as crianças gostam muito de ir, brincar e se divertem bastante. Juntamente com a professora brinquedista cantam, dançam, brincam e se movimentam bastante. O 03 disse que contribui no desenvolvimento cognitivo, motor, social, afetivo na interação uns com os outros, estimulando assim sua criatividade e o resgate do brincar espontâneo. Observa-se que as respostas estão sempre de acordo com a intensificação dos trabalhos da brinquedoteca, sem esquecer, além do aprendizado e do ensino, a prática da cidadania, a tomada de consciência e a compreensão da realidade. Nesse momento da entrevista, já é possível perceber uma aproximação entre a pesquisa, o seu objeto de estudo que em suas experiências práticas de educação com a alfabetização de crianças, se manifestam. A outra pergunta foi: - Que tipo de relação existe entre os grupos durante as atividades lúdicas? O 01 expos que é uma relação entre eles é amigável de interação, competição e muita brincadeira livre. Na maioria das vezes eles brincam de forma livre, em outros momentos há brincadeiras e jogos direcionados pela professora da brinquedoteca. O 02 mencionou que a relação é envolvimento, interação, amizade, desistência, aprendizado, desinteresse e de compartilharem o que descobrem e aprendem uns com os outros. O 03 declarou que as crianças demostra uma relação de afetividade, cooperação, solidariedade e amizade no grupo. - A seguinte foi: Como se dá o agrupamento dentro desse ambiente? O 01 fala que o agrupamento acontece de forma livre e em outras vezes direcionadas pela professora da brinquedoteca. O 02 por identificação de amizades e pelo brinquedo preferido do grupo ou de alguém em especial. O agrupamento na maioria das vezes é livre. O 03 Quando a brincadeira não é direcionada pela professora, as crianças usam sua imaginação e forma seus próprios grupos. A última pergunta foi: - Por fim quais as brincadeiras lúdicas mais procuradas pelas crianças? A 01 referiu que são as brincadeiras do faz de conta, onde eles se vestem em criam personagens. A 02 pronunciou que as meninas gostam de brincarem de casinha, vestirem se com roupas e adereços e também com as bonecas, já os meninos preferiam o boliche, carrinhos, quebra-cabeça e animais. A 03 pronunciou que eles brincam com todos os brinquedos porém, os mais preferidos são o cantinho do teatro e da imaginação onde eles fantasiam e vivem seu mundo imaginário. CONSIDERAÇÃO FINAIS Deste modo, compreendendo que a prática pedagógica desenvolvida no chão da escola não perpassa totalmente por seus aportes teóricos, muito se tem ainda para fazer e se consolidar a aplicação produtiva dos espaços alternativos da escola, especificamente, as brinquedotecas e suas relações com o desenvolvimento da aprendizagem. Ao tratar dessa temáticas neste trabalho, foram levantados notificações conceituais, históricas, aportes teóricos e relatos de atividades aplicadas. Nesse sentido, pode-se aplicar uma prática pedagógica que alfabetiza enquanto conscientiza, com respeito, reconhecimento, estimulo, reflexão e pensamento logico para as suas ações. O lúdico não só como suporte ou elemento pedagógico, mas como indicador de construção estruturante de vida. Por esta publicação, houve contemplação pela busca e resultado e, se espera que, além de ser uma produção cientifica, seja procuradas por outros pesquisadores e pedagogos da área. REFERENCIAL CUNHA, N. H. da S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A (org.). O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta. 1998. PUGA,E.M.G; SILVA,L.S. A Brinquedoteca na Escola: possibilidade do resgate do lúdico ou recurso da prática pedagógica. Ed. Lisane. São Paulo. 2014 SANTOS, Santa M. Pires dos. (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes,1997.
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Diandra de Oliveira et al.. A BRINQUEDOTECA E A MAGNITUDE DO BRINCAR.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/235979-A-BRINQUEDOTECA-E-A-MAGNITUDE-DO-BRINCAR. Acesso em: 14/06/2025

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