A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL
Autores
  • Diandra de Oliveira Santana
  • MARIA ANDREZA DE FRANÇA ARAÚJO
  • Maria Damiana da Silva
  • Janielle Ingrids da Silva
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/235978-a-importancia-das-atividades-ludicas-no-processo-educacional-infantil
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
LÚDICO. APRENDIZAGEM. INFÂNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO Os espaços de atividades pedagógicas, tem suas formas diversas dentro da instituição escolar. Neles, há a proposta de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem via a Infante-ludicidade calçada por projetos e/ações pedagógicas relacionadas e Interdisciplinares propostos no planejamento pedagógico da instituição. Essas atividades são movimentos internos podendo ser utilizados de forma espontânea e observada ou, diretamente. A biblioteca, a sala de leitura, a sala de multimídias, brinquedotecas atende públicos diferentes se for uma instituição de ensino fundamental e educação infantil. Sendo uma instituição voltada para o público da educação infantil, sua utilização é toda em linha especifica. Por outro lado, observa-se que ela atua em situações e/ou lugares diferentes, cumprindo vários papéis em escolas, creches, universidades, hospitais, museus, clubes, favelas, presídios, etc. Não há a retenção dos espaços e meios por força da formalidade, os espaços não formais e formais deverão ser e são os mais propícios as resultantes positivas. Ao reconhecer que as atividades lúdicas são fundamentais para o processo educacional e que a escola e seus espaços são as suas propriedades, o educando se auto-afirma na vontade de aprender, e ao buscar aprender, comunga com o universo geral que é a sua vida e reparte com o seu educador em mediação, em seu meio social e na sua escola. É a escola um dos mais importantes elementos de formação e socialização do sujeito. Na escola ocorre a atividade instrucional, educativa, lúdica e social. A escola é um elemento essencial, para a construção da formação e aprendizagem da criança. Segundo Jean Piaget, “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensáveis a prática educativa.” São proposições e atividades aplicadas, diferenciadas, alternativas e com oportunidades de flexibilização. As atividades aplicadas, em forma de jogo ou não, ao se relacionarem com a história e a cultura chegam ao espaço social do educando. É desse espaço social que surge as referências, a partir da vida cultural do sujeito e não partir do jogo. Não há, na opinião de Huizinga, uma espécie de “instinto do jogo.” O brincar da criança não é equivalente ao jogo para o adulto, pois não se trata de uma simples recreação, há uma verdade dentro da irrealidade vivida pela criança. O adulto que brinca/joga, em geral, afasta-se da realidade, e torna-se representativo. Não deixa a emoção do lúdico tomar conta do seu agir, há um controle total. Para a criança, o irreal do brincar é real. Conforme notifica o RECNEI (Brasil, 1998. p.22, vol. II) “Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia”. As maneiras como as crianças se comunicam desde pequenas através de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, propicia o desenvolvimento da sua imaginação. É nas brincadeiras que as crianças geralmente desenvolvem algumas capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. “Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais”. Os elementos utilizados em práticas de jogos, abundantemente debatidos, sistematizados e aplicados, torna-se diretrizes e se constrói em uma relação com o meio social de onde é tirado ou inserido. Neste momento ocorre o desenvolvimento da autonomia, o uso dos materiais e o resultado da mediação. Levando a observar a importância das escolhas e aplicações dos jogos, tal qual propõe em sua obra Homo Ludens (2005), ao reconhecer que o jogo “não é só um momento cultural sem integração a noção de cultura”. O jogo é voluntário, consciente, regrado, sequenciado e sistematizado, neste caso, dentro de uma brinquedoteca em direção a melhor adequação e resultados do ensino e do aprendizado na Educação Infantil, o jogo tem “um fim em si mesmo.”. Conforme notifica Huizing (2005, p. 33) O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da ‘vida quotidiana’” Nesta observação há a situação de alegria, prazer e desenvolvimento cognitivo proporcionado pela aplicação dessas ações pedagógicas, que são pontos importantes para se brincar e aprender da criança em desenvolvimento. A criança não é um adulto em miniatura, pode até se observar em desenvolvimento, portanto, biológica-etaricamente de acordo com os preceitos contemporâneos, até os 12 (dose) anos de idade é uma criança. De acordo com o Parecer 022/1998, que fala das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI, trata que a concepção de criança descortina um novo olhar e nos mostra as especificidades do ser criança ao afirmar que elas “são seres humanos portadores de todas as melhores potencialidades da espécie.”. Capazes de brincar, aprender, jogar e viver em sociedade. Não é por tal insignificante a atuação das crianças na práticas do jogo e do brincar. Estes se distinguem por si só, mesmo em uma relação pedagógica que há em seus objetivos, não há equivalência em muitos sentidos. O “EU” que se trata de simples recreação para um adulto, para a criança é a construção de mundos e relações. As brincadeiras dos adultos são peças de ficção, teatrais e afastadas, conscientemente, da realidade. Quando a criança o brincar/jogar passa fases de realidade e propriedades do meio que a cerca. A criança brinca utilizando sua capacidade de “experimentar, criar situações, modelos e domina na realidade, experimentando e provocando e determinando os acontecimentos”. Elas usam as brincadeiras e os brinquedos que estão disponíveis dentro dos espaços. As brincadeiras e os brinquedos formam um conjunto de ações necessárias e vital que acompanha o universo humano desde primeiros anos de vida. Esse ato vem sendo visto como uma necessidade que toda criança possui de tão essencial quanto à moradia e saúde. O brincar possui um importante papel no desenvolvimento da mesma. O brincar é a ação e o brinquedo o material concreto. A criança ao brincar utiliza sua capacidade de experimentar, criar situações, testar habilidades físicas. E quando a brincadeira é em grupo contribui de forma mais significativa na construção de princípios valores de sociabilidade como a cooperação, competição, obediência das regras sem contar que influi nas manifestações de sentimentos, sendo uma forma da criança se comunicar e aprender através das brincadeiras, não só de se distrair ou entreter. Nas preparações de programas as atividades lúdica sempre devem estar presentas os planos e ações propostos para serem utilizados nas brinquedotecas partindo tanto dos brinquedistas quanto dos docentes em seus roteiros de aula extensivos. A vivencia de interação com o mundo e o contato com os brinquedos, brincadeiras voltados para os diversos setores como: Para que essas atividades lúdicas e vivência de mundo aconteçam é necessário que a brinquedoteca inclua e possibilite o contato com brinquedos voltados a diversos setores, como: teatro de fantoches, explorando a linguagem oral; fantasias (figurinos, roupas, imagens), expostas diversas fantasias, bolsas, chapéus, jogos educativos, englobando jogos de montar e jogos de tabuleiro, desenvolvendo raciocínio, atenção, cooperação; leitura, este local pede aconchego, por isso além de livros infantis, revistas, precisa de tapetes, almofadas e mobiliário adequado como um sofá infantil, um centro de leitura, para relaxarem enquanto leem; faz de conta - com brinquedos que permitem a reprodução do mundo adulto, como casinhas de boneca, cozinhas, bancadas de ferramentas, carrinhos, bonecas, navios, aviões, entre outros. Passando por estímulos diversos da aceitação, criatividade e prazer. Não pode faltar as mesas e as cadeiras infantis e materiais como lápis, giz de cera, tinta, papel; por fim um setor onde se possa aplicar atividades de relações monetárias, exemplo o mercadinho a ferinha, com os seus produtos respectivamente, de mercado, carrinho de compras, frutinhas, legumes, cédulas e moedas modelos, placas de preços variados, para estimular o trabalho com operações matemáticas. Outras ações podem ser executadas no pátio ou mesmo no centro da sala com as cadeiras afastadas, são as brincadeiras infantis, cantigas de rodas e brinquedos populares: amarelinha, pula corda, batata quente, cabo de guerra, pula elástico, bonecas de pano, carrinhos de lata, pião de madeira, bola de gude, pipa, bola de meia. A criança poderá visitar livremente e/ou ser preparada para o espaço que mais lhe interessar e fizer sentido. A opção deve ser livre. A formação lúdica interdisciplinar deve se apresentar numa proposta que valorize a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade e a nutrição da alma. A necessidade de brincar é inerente ao desenvolvimento. No brincar ocorre um processo de troca, partilha, confronto e negociação gerando assim momento de desequilíbrio e equilíbrio. Dentro de toda essa estrutura existe ainda crianças que não tem o prazer de brincar, elas não possuem espaços e nem brinquedos. Outras em casa existe toda uma estrutura, desde da emocional até a afetiva, mesmo assim não estão satisfeitas com os brinquedos que possuem, e sempre pedem e querem mais, por fim, ainda há as que não conhecem e nem possuem brinquedos e tempo para brincar, chegando a pensar como perda de tempo. Na citação abaixo, Vygotsky, afirma que a brincadeira cria para as crianças uma "zona de desenvolvimento proximal" que não é outra coisa senão a “distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver” independentemente um problema, e o “nível de desenvolvimento potencial”, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz. CONSIDERAÇÃO FINAIS O brinquedo educativo tem um propósito na realização da brincadeira com o intuito de extrair a aprendizagem significativa no contexto escolar. A criança por sua vez, cria uma situação imaginário no brinquedo e essas brincadeiras libera a motivação, a criatividade, o Imaginário, o faz de conta, tornando vital para o desenvolvimento do ser humano. Podendo concluir que através da brincadeira a criança constrói seu conhecimento dentro dos aspectos cognitivos, lúdico e afetivo. Os espaços e as temáticas levantadas nos ambientes educacionais formais ou não, estão constantemente em sintonia, seja com exemplificações teóricas, biográficas ou através da realidade virtual das redes sociais ou da imagem real do cotidiano social via as mídias de comunicação. REFERENCIAS BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. HUIZINHA.J – Homo Ludens. Ed. Perspectivas/SA. São Paulo/SP. 2000. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Coord.) Repensando a didática. Campinas, SP: Papirus, 2004.
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Diandra de Oliveira et al.. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/235978-A-IMPORTANCIA-DAS-ATIVIDADES-LUDICAS-NO-PROCESSO-EDUCACIONAL-INFANTIL. Acesso em: 10/07/2025

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