EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: CONSCIÊNCIA FINANCEIRA PROBLEMATIZADA

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: CONSCIÊNCIA FINANCEIRA PROBLEMATIZADA
Autores
  • Iolanda Gonçalves Da Silva Miranda
  • Marileide Gonçalves da Silva Moreira
  • Jozilene Batista de Souza
  • Kleemier de Miranda Luz
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/235693-educacao-financeira-na-escola--consciencia-financeira-problematizada
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
Educação financeira. Matemática. Desenvolvimento da consciência financeira. Problematizar.
Resumo
Resumo: Desde a revolução industrial e a ascensão da burguesia ao poder o mundo mudou e se transformou no qual estamos habituados hoje. É preciso desenvolver mais consciência quanto ao mundo de hoje, pois cada vez mais somos atingidos pela cultura atual de consumismo que tem ligação direta com o modo que levamos a nossa vida. A escola, sobretudo, a educação tem papel importante para tornar possível uma consciência desde cedo nas crianças para que quando se tornarem adultos e passarem a administrar a sua vida financeira de forma adequado e sem abusos e gastos desnecessários. A disciplina de matemática possibilita interpretarmos o mundo de formas diferentes e educar financeiramente as crianças tornou-se atribuição que a matemática poderia fazer como nenhuma outra seria capaz, é preciso responsabilizar e problematizar o consumo e o uso do dinheiro. Este estudo se destina analisar como estão a consciência financeira dos alunos da Escola Municipal Professor Antônio Teodorico. Assim, construímos um ambiente de supermercado e de banco e demos 100 reais fictício para que eles comprassem a merenda da escola em que estudavam. Com isso fora criado outro ambiente de troca e manipulação com o dinheiro para que depois fossem para o mercado, fazendo uma simulação de gastos e recebimento de dinheiro para só depois irem ao supermercado. Ficamos atentos as atitudes e escolhas dos alunos, e sua manipulação do dinheiro e também destacamos as contas que eles tiveram que fazer no memento de escolher os alimentos que deveriam levar. Os alunos da referida escola, de Ensino Fundamental I, da turma do 2º ano, deram significativas contribuições para os nossos estudos, de forma a nos evidenciar que essa prática de educação de recursos é importante na formação do indivíduo que vez ou outra entra em contato com essa realidade paralela, e a escola pode fazer o papel entre o aluno e a sociedade. Ainda assim o professor foi necessário em algumas intervenções em sala para garantir o sucesso da abordagem problematizada do processo proposto. Palavras-chave: Educação financeira. Matemática. Desenvolvimento da consciência financeira. Problematizar. ABSTRACT Since the industrial revolution and the rise of the bourgeoisie to power, the world has changed and become what we are used to today. We need to develop more awareness about today's world, as we are increasingly affected by today's consumer culture that is directly linked to the way we live our lives. School, above all, education plays an important role in making children aware early on so that when they become adults and start managing their financial lives properly and without unnecessary abuse and spending. The discipline of mathematics makes it possible to interpret the world in different ways and financially educate children has become an assignment that mathematics could do like no other would be able to do, we need to make responsible and problematize the consumption and use of money. This study aims to analyze how are the financial awareness of the students of Professor Antonio Teodorico Municipal School. So we built a supermarket and bank environment and gave 100 fictitious reais for them to buy their school lunch. This created another environment of exchange and manipulation with money so that they could then go to the market, simulating spending and receiving money and then going to the supermarket. We are mindful of the students' attitudes and choices, their manipulation of money, and we also highlight the bills they have had to make in choosing the foods they should take. The students of that school, Elementary School I, of the 2nd year class, made significant contributions to our studies, in order to show us that this practice of resource education is important in the formation of the individual who comes into contact with them at some time. with this parallel reality, and the school can play the role between the student and society. Still, the teacher was required in some classroom interventions to ensure the success of the problematized approach to the proposed process. Keywords: Financial Education. Mathematics. Development of financial awareness. Problematize. 1. INTRODUÇÃO Este trabalho objetiva a problematizar a consciência financeira de estudantes da Escola Municipal Professor Antônio Teodorico por meio de uma prática de uso de dinheiro fictício e um ambiente de simulação de um supermercado como forma de orientar por meio de aplicações matemáticas de compra e gasto de alimentos afim de favorecer a consciência de estudantes desde cedo nesta escola. A tecnologia em larga escala é parcialmente responsável pelo alto consumo das pessoas por produtos, alimentos e assessórios, em contrapartida a escola pode fazer o papel de desconstruir essa mentalidade consumista desempenhando por uma boa educação voltada principalmente para formação das pessoas. Com base nesses preceitos da inserção da tecnologia influenciar o consumo a educação, e consequentemente a matemática torna-se uma ferramenta auxiliar em na educação das crianças. Para Laurindo e Souza (2017, p. 17): Dentro do âmbito educacional, ao longo dos anos diversas mudanças ocorreram em virtude da evolução das tecnologias da informação e comunicação e a popularização da internet, dessa forma foi possível inserir dentro e fora da sala de aula inúmeras tecnologias, desde as lâminas projetadas e posteriormente através de slides, quadros interativos, programas de TV educacionais, computadores pessoais, smarthpones e tablets, aplicativos interativos, etc. Nestes últimos 30 o mundo fora atingido pela informação com o advento do computador, e uma nova ordem foi estabelecida, mudando drasticamente o comportamento social das sociedades. O Impacto foi relevante e trouxeram algumas consequências que já são conhecíveis enquanto que demais consequências ainda são desconhecidas em função de o tempo ainda não ser suficiente para estimar os problemas. Porém, é fato que houveram contribuições conforme a natureza de praxe. Este artigo visa contribuir com o processo de formação e o professor atua diretamente visando a aprendizagem dos alunos, assim, o desempenho da turma conforme cada análise dos alunos pelos professores possam ser sobretudo um mecanismo de avaliação mútua dos seus respectivos desempenhos conforme a pratica for se desenvolvendo. Dessa forma corroboramos com os desempenhos obtidos pelos estudantes que servem de suporte para prosseguirmos no caminho do desenvolvimento e assim possibilitaremos um melhor desenvolvimento da consciência frente aos gastos e uso adequado do dinheiro. Segundo Prado (2013, p. 8) diz que: Em um século em que o maior desafio global é o realinhamento dos hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro se consolida como conhecimento vital, indispensável à formação de crianças, jovens e adultos de hoje e de amanhã. É necessário inovar para tornar o ensino mais motivador e este artigo mostra exatamente que é possível, sendo este sustentado em estudos que trabalham nesta mesma perspectiva de consciência e da educação financeira, este estudo relaciona-se com o de outros autores e pesquisadores da área de Educação e Matemática de maneira que englobamos diversos setores para garantir mais desenvolvimento de acordo com o nosso estudo. Para acompanhar o consumo de e escolhas de nossos estudantes, bem como, suas conjecturas matemáticas, desenvolveremos através de ações planejadas o desenvolvimento de desta dinâmica de maneira a proporcionar bons aprendizados. O trabalho em si, foi perpetrado com o intuito de desenvolver nos alunos habilidades de consciência por meio de orientações e práticas de uso do dinheiro em coisas que realmente são necessárias, e que depois da pesquisa e em acordo com a analises dos resultados os professores pudessem melhor conduzir e orientar no sentido coerente de consumo. 2. FUNDAMENTAÇÃO Vivemos em novos tempos depois da revolução da informática e propriamente a da internet, ambas foram marcos para o desenvolvimento das relações em sociedade e ampliação da comunicação em larga escala. Porém trouxeram problemas característicos e hoje em pleno progresso percebemos que a tecnologia e tudo que adveio dela tornou a sociedade mais consumista de forma indiscriminada o que acaba gerando outras consequências pontuais e tantas outras que ainda teremos conhecimento. Fazendo uma ligação coerente com a pedagogia das competências poderíamos trabalhar os efeitos da tecnologia e o consumo em grande que só tem beneficiados as grandes corporações e precisamos fazer algo em benefício da sociedade e só dar certo por meio de uma boa educação, do ensino da matemática financeira nas escolas e melhorar esses processos. É bem verdade que muitos alunos não poderiam também tem comportamentos consumistas, mesmo que não tenham condições ainda de se sustentarem, portam aparelhos celular bem caras em razão da tendência global também portarem, em contrapartida existem situações de vulnerabilidade social que é observada e que por sua vez, é identificada pela desigualdade que ano após ano temos conhecimento. BOSCHETTI (2019). Temos que direcionar nosso foco para realmente possamos desenvolver e garantir qualidade na educação financeira de nossos alunos, e formar bem sente sentido, promover sempre que possível o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, relacional e reflexiva e muitas outras habilidades que podemos auxilia-los a progredir. Precisamos conhecer inicialmente suas limitações, dificuldades e todas as situações que possam interferir na sua formação e assim poder fazer diferença na formação destes. Assim, faz-se necessário a presença de um profissional com habilidades que oriente para que se transforme em um bom profissional e que seja crítico para saber interpretar o mundo. Boschetti (2019). Na pedagogia das competências também é possível identificar conflitos acentuados que variam entre as habilidades a serem consideradas em modalidades dessintas. Dessa forma diferentes objetivos podem ser alcançados conforme as correntes metodológicas adotadas que viabilizam uma atenção mais articulada a determinada escolarização que se pretende os profissionais. Boschetti (2019). BOSCHETTI, (2019) por razões políticas o ensino sofreu mudanças em suas estruturas, e acabou havendo uma separação de determinadas disciplinas, e pelo jeito tem correspondido bem, apesar de haver ideias de voltar com esta outra estrutura. A verdade é que a uma busca incessante para melhorar a qualidade da educação e o ensino de matemática, assim como a suas relações integradas a sociedade que se alinha exatamente com o pressuposto desta globalização que tende a cada vez mais se desenvolver com base nas competências que serão empregadas proporcionalmente. Ainda segundo Boschetti (2019), todos temos condições de contribuir de maneira significativa para melhorar a qualidade da educação básica, por meio de campanhas sociais na comunidade incentivando a participação popular e juntos formar os cidadãos, cada pessoa tem algo especifico que ao ser integrado com outras opiniões e argumentos estaremos mais preparados para superar as dificuldades da aprendizagem, com isso, após o desenvolvimento dos agentes educativos e todas as suas contribuições que foram adquiridas em função do seu trabalho e da sua formação que são imprescindíveis para fazer justiça necessária e fundamental socialmente falando. Espera-se dos profissionais da educação que coloquem em prática suas análises e pesquisas no sentido de se aproximar do ideal de acordo com as atividades que forem necessárias para se atingir os pontos cruciais no processo educativo. Boschetti (2019). A participação do professor para auxiliar a construção de concepções é substancial que este detém de técnica para identificar e solucionar os problemas encontrados no ambiente de aula. 3. METODOLOGIA Esse estudo foi dividido em cinco etapas: algumas aulas foram ministradas para fins de orientações aos alunos, pais e responsáveis, depois foi feita uma lista com alimentos que deveriam ser trazidos pelos alunos, mas que depois seriam devolvidos, organização do supermercado de forma similar a um, saque e algumas manipulações envolvendo o dinheiro e compra dos alimentos e por último analise dos gastos e das compras. Nas situações realizadas dinamicamente com a turma do Fundamental o supermercado está montado como é possível notar na figura 1, temos as sextas (em vermelho e amarelo A e B) as carteiras representam as prateleiras (em C). Como é notável os alimentos utilizados são verdadeiros e alguns deles foram postos e depois foram repartidos para os alunos no final da aula, para fechar a simulação e proporcionar um momento de confraternização. Fonte: MMS (2019). Figura 1 – Alimentos organizados nas carteiras, enquanto os alunos estão recebendo orientações. Na figura 2, podemos perceber uma dos professores mediando as movimentações matemáticas dos alunos com o outro aluno no caixa, depois era feito a troca para que todos os alunos pudessem participar das diferentes atividades. Alguns alunos já concluíram foram fazendo algumas comprar e se direcionando a fila enquanto outros ainda estavam fazendo compras. Fonte: MMS (2019). Figura 2 – A direta professora mediado as situações com os alunos que estão organizados em fila, no canto um aluno como operador fazendo o papel de caixa do supermercado. Essas simulações de supermercados foram muito relevantes do ponto de vista propedêutico pois podemos interagir, os alunos se sentiram responsáveis e estudaram matemática de forma interativa. E assim muitos objetivos foram alcançados. É bem verdade que a sala ficou bem organizada e o ambiente de sala ficou transformado em favor da prática, e os alunos aprenderam muito com a dinâmica e alguns conceitos de matemática sobre tudo alguma operação foram realizadas de forma mental e com o uso da calculadora. Assim, o desenvolvimento foi sendo aperfeiçoado e suas habilidades melhoradas. Na realização da dinâmica oportunizada no ambiente de sala fora realizado com 15 alunos (vinte) alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Antônio Teodorico, da cidade de Salina da Cruz/Guamaré-RN, que se fizeram presentes na atividade. 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES Os alunos não foram retirados do conforto da sala, porém a mesma foi modificada com a ajuda deles, virou um supermercado e proporcionou momentos de muito aprendizado entre alunos e professores. Outras situações foram oportunizadas em caráter pedagógico ligado a disciplina de matemática, e ainda foi possível ensinar aos meninos sobre coisas importantes sobre o gasto de dinheiro de forma utilitária. Fonte: MMS (2019). Figura 3 – Aluno utilizando conhecimento contábil para passar o troco. O conhecimento atingido foi o mais significativo que poderíamos ter atingido no nosso dia estamos diante de situações que envolvem essa troca, e compra, nossos pais nos mandam comprar pães na padaria ou irmos até a feira para alguma fruta ou ainda nosso lanche da escola. Temos de estar cada vez mais habituados e começar desde cedo a desenvolver essas práticas de comércio, isso conduz as crianças a atingir consciência econômica desde cedo. Nossos alunos gostaram bastante da atividade e a avaliação que fizemos foi satisfatória do ponto de vista educacional e cultural, os estudantes demonstram habilidades e consciência o que era mais importante nesta dinâmica. Na figura 4, vemos em destaque o percentual de alfabetizados financeiramente, destaque maior para regiões do EUA, Canadá, Austrália e alguns países da Europa. Fonte: CRUZ et al (2017p. 5) Figura 4 – porcentagem de adulto que são financeiramente alfabetizados. Os alunos que fizeram muitos questionamentos e fizeram muitas contas durante a dinâmica, e ainda interagiram muito entre si, perguntaram e tiravam duvidas com os próprios alunos favorecendo o interacionismo defendido por diversos autores como Paulo Freire. Os alunos conseguiram fazer ligações entre a dinâmica e o seu cotidiano, achei interessante e resolvi destacar um destes argumentos. - Professor, os alimentos estão caros aqui e na feira real mesmo? Até na brincadeira é caro? Poderia ficar mais barato não? - Poderia sim, mas para que você quer deixar mais barato? - Porque com esse dinheiro não dá para comprar tantos biscoitos recheados. Outras situações foram surgindo dentro do contexto que havíamos idealizado, e assim fomos nos utilizando de outras problemáticas advindas dos estudantes, considerando todas elas na tentativa de aproximar a dinâmica o máximo da realidade mantendo as sínteses de todos os alunos. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÕES Com o desenvolvimento deste estudo podemos estudar e orientar nossos alunos no sentido matemático e conceitual da responsabilidade econômica que devemos ter desde muito cedo. a dinâmica favoreceu bem aos nossos objetivos bem como outras contextos foram identificados que não estavam no planejamento e que foram levados em consideração já que foram pertinentes durante a dinâmica, visto que foram a partir destes estudos que podemos gerar resultados satisfatórios. Nossos estudantes foram felizes desde o início da dinâmica e abraçaram a ideia junto com o pais, que também ficam o nosso agradecimento a todos, confiamos que em práticas como estas e outras na mesma perspectiva podem gerar resultados melhores em nossos alunos, e o papel social e cidadão que a escola normalmente tem foi atingido, respaldado e agora fora apresentado por meio deste estudo. Notamos persistências em concepções alternativas dos alunos frente a experiência e ainda logo após a consecução do conceito de pressão, sobretudo, com a aplicação da outra experiência, que abordava o mesmo conceito, nos evidenciando que algumas dificuldades não foram totalmente superadas, mas que se fosse dado ênfases em outros momentos no mesmo sentido poderiam ser superadas. Problematizar é convidar o aluno a ser parte do experimento, é a forma mais democrática de conceber ideias, desenvolver habilidades e construir conhecimento. Utilizar metodologias adequadas pode fazer toda a diferença no sentido de oportunizar a aprendizagem de forma descentralizada da tradicional em sala de aula, torna-se uma possibilidade e vale a pena tentar ir por um outro caminho. 6. REFERÊNCIAS LAURINDO, A, K, S; SOUZA, P, H, S. Aplicativos educacionais: um estudo de caso no desenvolvimento de um aplicativo na plataforma app inventor2 para auxílio no ensino de produção textual. Monografia. Araranguá-SC, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181874/APLICATIVOS%20EDUCACIONAIS%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO%20NO%20DESENVOLVIMENTO%20DE%20UM%20APLICATIVO%20NA%20PLATAFORMA%20APP%20INVENTOR2%20PARA%20AUX%C3%8DLIO%20NO%20ENSINO%20DE%20PRODU%C3%87%C3%83O%20TEXTUAL%20NAS%20AULAS%20DE%20PORTUGU%C3%8AS.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 12/07/2019 PRADO, R, S. Educação Financeira no Ensino Fundamental I. Monografia. São Gonçalo-RJ, 2013. Disponível em: < http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/rsp.pdf> Acesso em: 12/07/2019 CRUZ, D, B; OLIVEIRA, C; BARVIK, J, S; CARNEIRO, T, M; PEREIRA, T, S. Educação financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Revista Estação Científica, Juiz de Fora, nº17, jan–jun / 2017, Curitiba–PR. BOSCHETTI, L, P, Z. A pedagogia das competências: estudo de caso em um curso de tecnologia da utfpr. Dissertação. Marília-SP, 2014. Disponível em: < https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/Luis_Paulo_Boschetti_Dissertacao.pdf> Acesso em: 12/07/2019
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Iolanda Gonçalves Da Silva et al.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: CONSCIÊNCIA FINANCEIRA PROBLEMATIZADA.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/235693-EDUCACAO-FINANCEIRA-NA-ESCOLA--CONSCIENCIA-FINANCEIRA-PROBLEMATIZADA. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes